Variedades & Tecnologia

Como a inteligência artificial pode revolucionar a indústria de viagens

Inteligência artificial já faz parte do dia a dia de empresas de turismo ao redor do mundo

inteligência artificial

A inteligência artificial deixou de ser um assunto de filmes e histórias de ficção científica para fazer parte do dia a dia do ser humano. Atualmente, é possível estar em contato com alguma forma de inteligência artificial em diversas atividades — desde fazer uma compra online até entrar em contato com o seu banco para tirar uma dúvida ou resolver um problema.

Seja através de um chatbot ou de outros recursos que oferecem uma experiência mais ágil e personalizada aos consumidores, a inteligência artificial tem modificado a maneira como as empresas têm cuidado do relacionamento com os clientes.

O setor de turismo é um dos mais afetados pela evolução tecnológica e também pode se beneficiar muito ao empregar a inteligência artificial para oferecer os melhores serviços aos seus consumidores. De acordo com a pesquisa mais recente do Euromonitor International, estima-se que as vendas online de passagens, hospedagens e experiências representarão a maior fatia dos faturamentos até 2024 — e que as vendas feitas via smartphones ou tablets serão equivalentes a um quarto do total. 

Inteligência artificial

Maior autonomia

O uso da inteligência artificial permite que os colaboradores tenham mais autonomia para desempenhar suas funções dentro das regras das empresas. Afinal, um sistema inteligente pode propor soluções inovadoras, além de avaliar riscos e possíveis problemas, diminuindo as chances de erros que possam prejudicar a empresa e os consumidores.

Rastreamento e diminuição de gastos

A partir do rastreamento de gastos, é possível tomar decisões mais assertivas a respeito do que precisa ser cortado e onde é necessário fazer mais investimentos. Isso é essencial para a saúde financeira de um empreendimento, principalmente em momentos que precisam de maior economia.

Agilidade no atendimento

Os chatbots são bons exemplos de como a inteligência artificial pode tornar o contato mais ágil e eficiente.  De acordo com uma projeção presente no estudo State of Service, da Sales Force, o uso da tecnologia na indústria de viagens deve dobrar durante a próxima década, impulsionado pelos avanços das técnicas de machine learning. 

Portanto, ao proporcionar um atendimento mais rápido e conseguir solucionar os problemas e as dúvidas dos clientes, a empresa que utilizar o recurso estará proporcionando um serviço de maior qualidade que pode gerar ainda mais conversões.

Experiência personalizada

O uso da inteligência artificial para reconhecer os gostos dos clientes pode permitir, por exemplo, que a empresa sugira destinos, opções de hospedagem ou até mesmo atrações que estão dentro do perfil de cada pessoa. A experiência personalizada torna ainda mais fácil vender um produto, pois há maiores chances de entregar algo que a pessoa deseja, mesmo que ela ainda não tenha isso muito claro.

Antecipar demandas

O reconhecimento do mercado também é um serviço inovador e prático feito pela inteligência artificial. Ao reconhecer o comportamento dos clientes, os sistemas podem antecipar demandas, mantendo as empresas à frente de seu tempo. Ou seja, se há uma previsão de aumento de interesse por um destino específico, a inteligência artificial pode identificar essa tendência e propor soluções.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *