Variedades & Tecnologia

Hebraica Rio fará transmissão de Harkadá

No sábado, dia 21 de março, às 12 horas, a Hebraica Rio vai realizar a transmissão da Harkadá, dança folclórica judaica, via Fanpage da Dança Israeli Hebraica Rio, comandado pelo coreógrafo André Schor.

Harkadá é a dança folclórica judaica, dançada da mesma forma nas comunidades do mundo inteiro. Hoje um judeu de uma determinada comunidade judaica, ao aprender uma coreografia de harkadá, pode tranquilamente dançá-la em qualquer harkadá de qualquer parte do mundo (por exemplo, um judeu do Rio de Janeiro poderia participar sem problemas de uma harkadá em São Paulo, ou Nova York, Londres, Tel Aviv etc.).

A dança israelita, neste processo de solidificação como expressão cultural de Israel, passou a ter um significante crescimento do número de adeptos. Sua popularização e divulgação se deram em muito através da harkadá, comumente conhecida como eventos de danças circulares israelitas (muitas pessoas entendem harkadá como bailes de danças circulares israelitas. Porém, há também em uma harkadá a presença de danças executadas em fileiras).

É importante salientar que a efervescência da dança israelita em Israel e em várias comunidades judaicas do mundo culminou, não só no crescimento e desenvolvimento da cultura de harkadá, mas, também, na cultura de lehakat (grupos estruturados que têm como propósito apresentarem cenicamente coreografias de dança israelita).

Embora a dança seja uma tradição para as comunidades judaicas ao redor do mundo, não existe nenhum festival de dança israelita tão antigo e continuo quanto o da Hebraica Rio. Para participar, basta acessar o link facebook.com/LehakotHebraicario a partir do meio dia.

Harkadá

Se quiser clique aqui para ouvir uma playlist com músicas de ritmos diferentes que possuem coreografias de Harkadá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *