Variedades & Tecnologia

Museu de Arte do Rio tem programação especial em seu 7º aniversário

O Museu de Arte do Rio – MAR, completou 7 anos no dia 1º de março, junto com a cidade do Rio de Janeiro. As comemorações acontecem ao longo do mês e as atividades têm entrada gratuita.

Museu de Arte do Rio

“Em apenas 7 anos o MAR abrigou 64 exposições, recebeu mais de 3 milhões de visitantes e ofereceu cerca de mil atividades educativas inteiramente gratuitas. Para marcar mais um aniversário preparamos uma programação diversificada e inclusiva, que vai além das exposições e tem a cara do museu” conta Marcelo Campos, curador chefe do MAR.

A festa começa no próximo sábado, dia 7, com entrada gratuita nas exposições e lançamento da nova bandeira do MAR. A obra “Vai passar?”, de Marcos Chaves, dará lugar a um trabalho do gaúcho Xadalu. O artista explora questões ligadas aos povos originários desde o início de sua trajetória profissional e tem obras espalhadas pelas ruas do Brasil e ao redor do mundo representando ícones étnico-culturais.

Na sexta-feira, dia 13, acontece o MAR de Música Especial 7 anos do MAR, com show gratuito de Siba.  O músico pernambucano apresenta pela primeira vez no Rio o show de seu último álbum, “Coruja Muda”, e a DJ TataOgan anima o público com um set focado na mistura de linguagens ancestrais, contemporâneas e futuristas.

No dia 21, sábado, as exposições estarão novamente com entrada gratuita e o Museu de Arte do Rio inaugura a individual “Aline Motta: viagem, memória e água”. Na mostra, inédita no Rio de Janeiro, a artista niteroiense apresenta três vídeo-instalações de forma sequencial e imersiva. Os trabalhos são desdobramentos de uma exploração da artista pelas raízes de sua família, que a levou a lugares do Brasil, Serra Leoa, Nigéria e Portugal.

Outra novidade são as ações do Núcleo de Tecnologias Assistivas do MAR, criado em 2019 com apoio financeiro do BNDES, que se propõe a produzir vivências inovadoras e estimulantes no campo das tecnologias de acessibilidade. Integrado por pesquisadores, artistas, educadores e curadores, o grupo desenvolveu novas maquetes táteis do museu, ferramentas de audiodescrição de exposições e um videoguia na Língua Brasileira de Sinais – Libras. As maquetes estão expostas no 5º andar do prédio administrativo do museu e visitas mediadas por uma ferramenta que traduz para Libras o conteúdo das exposições acontecerão a partir do dia 13.

Fechando o mês de aniversário, o Museu de Arte do Rio oferece em 28 de março mais um dia extra de visitação gratuita às exposições e recebe uma série de atividades do evento Março Delas, promovido pelo Sesc.

Programação completa:

07/03 | Sábado – Inauguração da nova bandeira do MAR, criada por Xadalu + Entrada gratuita nas exposições.

13/03 | Sexta-feira – MAR de Música gratuito com Siba + DJ TataOgan

13/03 | Sábado – Visitas mediadas à exposição “O Rio dos Navegantes” com o aplicativo Lungo, que traduz o conteúdo da mostra para a Língua Brasileira de Sinais – Libras.

21/03 | Sábado – Abertura da exposição “Aline Motta” + Roda de samba Awurê + Entrada gratuita nas exposições.

28/03 | Sábado – Entrada gratuita nas exposições + atividades do evento Março Delas, do Sesc.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *