Variedades & Tecnologia

Bienal de Veneza: Brasileiros expõem na Time Space Existence

A 7ª Exposição Internacional de Arquitetura da Bienal de Veneza é um dos eventos de Arquitetura mais prestigiados da Itália. E esse ano terá como tema “Como vamos viver juntos?”, e como parte do evento acontece a exposição Time Space Existence, com o apoio do Centro Cultural Europeu, que contará com a participação de expositores brasileiros.

“TIME SPACE EXISTENCE” deve ser vista como uma plataforma para arquitetos de todo o mundo apresentar visualmente seus pensamentos e criações pessoais sobre e dentro da arquitetura, buscando alcançar um planeta sustentável, e o reequilíbrio dos objetivos ambientais, sociais e culturais em relação aos financeiros e econômicos. E com esse pensamento, os curadores, Alcinda Saphira e Louis Ventura, da Saphira & Ventura Gallery, apresentaram uma prévia do que será exposto no Palazzo Mora durante a mostra da European Cultural Centre que irá acontecer durante a Bienal de Veneza de Arquitetura, em maio, na Itália. A galeria de arte, design e arquitetura contemporânea, sediada em Nova York – que representa profissionais consagrados – promove novos artistas e desenvolve projetos em colaboração com designers e arquitetos para espaços públicos, hotéis e empresas privadas no mercado internacional.

A quinta edição da exposição de arquitetura “TIME SPACE EXISTENCE” apresenta uma ampla seleção de obras de arquitetos, fotógrafos, escultores e universidades de todo o mundo. Além de projetos realizados em cooperação com instituições e museus.

Os arquitetos e artistas participantes vêm de diversas origens culturais e diferentes estágios de carreira, ou seja, arquitetos estabelecidos ao lado de profissionais cujas obras podem ser menos conhecidas. O que eles têm em comum é a dedicação à arquitetura no sentido mais amplo de sua profissão. A exposição mostra um vasto espectro de apresentações (modelos, conceitos, resultados de pesquisas, pensamentos, sonhos e idéias), colocando instalações arquitetônicas clássicas em diálogo com elementos artísticos surpreendentes.

OS EXPOSITORES BRASILEIROS

Graziele De Souza – Promovendo espaços compartilhados que estimulam trocas, o projeto Compartilhando a Mesa, de Graziele De Souza, enfoca o momento em que vivemos, despertando a importância de estar presente na vida das pessoas. Como a mesa é preenchida com cadeiras, cada ser humano se sente completo quando compartilha. Graziele foi capaz de responder à Existência do Tempo e Espaço reunindo pessoas ao redor da mesa, sem distinções, enfatizando o que compartilhamos, o que temos e quem somos.

Anna Persia – Com base no pensamento sobre o espaço para as relações humanas, a instalação da arquiteta Anna Persia, Como Vivemos Juntos, fornece uma conexão emocional entre o indivíduo e o meio ambiente. Baseia-se em uma instalação efêmera, criando uma atmosfera de contemplação e descoberta de sensações através do espaço. Este espaço sensível tem como objetivo aguçar os sentidos dos visitantes e criar conexões emocionais para caminhar, relaxar, meditar, conversar e contemplar, buscando o verdadeiro contato consigo mesmo e com outros seres humanos que estão lá.

Cristina Cortes – A arquiteta urbana Cristina Cortes, acompanhada por Danielle Garcia e Rayra Lira, desenvolveu uma solução inovadora que reúne conceitos-chave como religação natural, biofilia, sustentabilidade, bem-estar humano e coexistência harmoniosa de uma sociedade, explorando a relação entre arquitetura e nossa meio ambiente. O conceito de “Re-conexão do abrigo de ônibus” consiste em criar um corredor de espaços verdes de qualidade nas estações de ônibus.

Galeria Garden – Da arquiteta Adriana Mavignier esclarecerá o projeto Quando A Arquitetura Encontra a Arte, com seu jardim temático e seu desejo de criar um espaço onde a natureza se misture com a arte. As esculturas refletem a beleza das árvores e plantas circundantes, criando uma harmonia inspiradora com elas. Esta galeria de jardins é um jardim temático, imbuído de significados e símbolos mais profundos, um caminho dentro da mente e da consciência.

Tufi Mousse – O arquiteto apresenta uma escola especial em que o apelo arquitetônico e estético é fundamental para gerar o ambiente sensorial e elevar o senso intuitivo de crianças com necessidades especiais, como o Autismo.

Juca Maximo – O artista e designer criou uma instalação que pendura as pinturas de tal maneira que as paredes e as pinturas se tornem uma.

Bienal de Veneza
No domingo de Carnaval, no Fairmont Hotel, em Copacabana – Zona Sul do Rio de Janeiro, os galeristas Alcinda Saphira e Louis Ventura e arquitetos brasileiros e estrangeiros falaram sobre a Bienal de Veneza de Arquitetura. Foto: Eduardo Madeira

No segundo dia de desfiles na Marquês de Sapucaí, Alcinda Saphira e Louis Ventura receberam convidados VIPs no Camarote + Brasil 2020, do empresário francês Alexis de Vaulx, para o lançamento dos artistas e arquitetos brasileiros e americanos que foram selecionados para a mostra do ECC na Bienal. Lá, com a presença de alguns desses profissionais, aconteceu a projeção dos projetos inovadores e colaborativos que eles levarão para Veneza.

A European Cultural Centre (ECC) é um centro dedicado a intercâmbios culturais, reuniões, projetos artísticos e laboratórios, e tem como objetivo valorizar as diferenças e fortalecer o patrimônio cultural. Embora muitas conexões venham através da Internet atualmente, um espaço físico real na cidade de Veneza, oferece a todos um local de encontro único na Europa para explorar, experimentar, documentar e apresentar união cultural.

Bienal de Veneza e exposição Time Space Existence

A Exposição bienal “TIME SPACE EXISTENCE” acontece entre os dias 23 de maio e 29 de novembro de 2020 no Palazzo Bembo, Palazzo Mora e Giardini Marinaressa em Veneza, na Itália. A parte brasileira estará concentrada no Palazzo Mora. Já a 17ª Exposição Internacional de Arquitetura da Bienal de Veneza – www.labiennale.org/it/architettura/2020 – ocorrerá no mesmo período (com pré-abertura em 21 e 22 de maio).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *