Variedades & Tecnologia

Fotos: 05 dicas para melhorar as suas fotografias durante suas viagens

Confira cinco formas de melhorar suas composições fotográficas

fotos

Hoje em dia, seja com uma câmera profissional ou um smartphone, é possível fazer fotografias espetaculares e compartilhar para que o mundo todo possa ver. O hábito de compartilhar fotos nas redes sociais tem feito com que muitas pessoas se interessem cada vez mais em aprender as técnicas apropriadas.

O enquadramento, por exemplo, é um dos itens principais em uma boa fotografia. A partir de algumas recomendações, você consegue uma imagem mais equilibrada, criando uma harmonia entre todos o elementos que compõem aquela fotografia.

Reunimos aqui algumas dicas para que você faça as melhores fotos em qualquer situação!

Iluminação

Imagem é luz, e na fotografia isso é um fator determinante para conseguir o melhor clique. Por isso, a não ser que o seu objetivo seja fotografar silhuetas, evita fazer fotos contra a luz. Mesmo no modo automático de câmeras e celulares, esses aparelhos medem a luz pelo fundo, o que torna as imagens em primeiro plano mais escuras, dando destaque às silhuetas.

Por isso que em ensaios fotográficos a iluminação está sempre ao lado ou atrás do fotógrafo, criando as condições mais adequadas para fazer a melhor imagem.

Regra dos terços

Uma outra maneira de compor a sua fotografia é de acordo com a regra dos terços. Essa técnica visa deixar a composição mais agradável e é utilizada por muitos fotógrafos amadores e profissionais.

Ela é bastante prática: a sua tela, do celular ou da câmera, deve ser dividida mentalmente em duas linhas horizontais e duas linhas verticais, como se formassem um jogo da velha. Nas intersecções dessas linhas, devem estar os objetos da sua imagem, ou seja, o tema principal. Esses pontos são conhecidos como “pontos de ouro”.

Escolha um elemento para ser o principal

Em algumas fotos de paisagem, pode parecer tentador pegar o máximo de elementos possível. No entanto, isso nem sempre fará uma imagem interessante. Para evitar isso, tente dar mais importância a um deles.

Por exemplo: se você planeja fotografar um cenário de praia, não tente “dividir a imagem” em proporções iguais entre areia e mar. Privilegie um desses elementos e sua fotografia ficará muito mais agradável de ser contemplada.

Molduras naturais

Diversos aplicativos oferecem edição de imagem com uma moldura. No entanto, no momento de fotografar, você também pode escolher algum elemento do cenário para ser a moldura que você deseja.

Para fazer uma moldura natural, busque um elemento para ser o primeiro plano que encaixe o objeto que será o seu foco. Árvores com galhos retorcidos são excelentes molduras para fotos de paisagens.

Fique abaixado

Quando for fotografar uma criança, um animal de estimação ou qualquer outro objeto que esteja mais baixo que você, procure se manter no mesmo nível. Isso dará uma outra dimensão à foto, capturando muito mais os detalhes e mantendo a proporcionalidade dos elementos.

fotos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *