Variedades & Tecnologia

Fotos do Instagram: Como ver os número de curtidas? Entenda a mudança

As curtidas das fotos do Instagram vão sumir? Não necessariamente. O Instagram vai ocultar número de curtidas, mas elas continuarão a existir, só não serão mais públicas

fotos do Instagram
Fotos do Instagram: veremos pessoas printando o número de curtidas nos stories?

O Instagram iniciou hoje um teste para ocultar da timeline o número total de “likes” nas fotos e visualizações nos vídeos publicados na rede social aqui no Brasil. Na prática, isso significa que os usuários só terão acesso às estatísticas de suas próprias contas. 

O usuário consegue ver os likes dos próprios posts, caso entre em cada post individualmente. Entretanto, se torna muito difícil ver quantas curtidas uma foto de outro perfil tem. O Instagram passa a mostrar que um amigo curtiu a postagem, mas não mostra os números.

A ação é uma extensão do teste iniciado, em maio, no Canadá, e tem como objetivo fazer com que os usuários passem a se concentrar mais no conteúdo, ou seja, na fotos e vídeos, e menos nos números. A ideia é acabar com a “métrica de vaidade” e fazer com que as pessoas não vivam esse espírito de competição dentro da plataforma. 

Não é possível saber também por quanto tempo o teste acontecerá ou se a mudança será parte permanente do aplicativo. Já o número de seguidores das contas continuará visível a todos. 

A novidade vai trazer um impacto direto para quem utiliza a rede social como ferramenta para atrair clientes, vender e com produção de conteúdo, por isso, é hora de focar mais no conteúdo e menos nos números.

Nesta era da influência digital, é o nosso conteúdo o verdadeiro influenciador. E os veículos que trabalhamos sempre continuarão oferecendo um conteúdo útil para quem vai viajar.

A função das nossas principais redes sociais (Facebook, Instagram e twitter) é lembrar nossos seguidores do conteúdo que a gente tem e informar novidades que são publicadas. Assim como nosso Youtube existe, sobretudo, para deixar nossas matérias mais completas. 

Ser relevante, isso é o que realmente faz diferença aqui no Embarque na Viagem, no Portal de Portugal e no Boletim de turismo da rádio JBFM. 

O que muda a partir de agora e como se manter comercialmente relevante?

Como as empresas irão analisar um conteúdo sem saber a curtidas? Como elas poderão interpretar isso? Será que as empresas continuarão dando importância para a rede?

Redes sociais são uma vitrine, e fazer quem admira essa vitrine entrar na loja e comprar a mercadoria é o desafio. O mesmo vale para o site. Além disso, métricas internas não serão desativadas do Instagram, de forma que os influenciadores ainda poderão gerar relatórios para as empresas.

O algoritmo do Instagram usa as curtidas para determinar quais conteúdos vão aparecer no feed das pessoas. Isso não mudou, e quem trabalha com isso de forma profissional vai continuar vendo os próprios likes e tentando entender o que fez um post dar certo ou não.

Os gestores das empresas e marcas terão que ser menos preguiçosos e olhar para o conteúdo, a originalidade, a comunidade na qual o influenciador está inserido.

Existe como visualizar os dados de perfis do Instagram que não administro?

A única possibilidade nesse sentido é o perfil que administra a conta ceder os dados via o aplicativo do Instagram ou usando um ferramenta de análise de dados do Instagram. Se conta no Instagram for comercial as empresas continuarão a ter acesso automaticamente através das ferramentas de análise de dados, por isso muito que compram seguidores e curtidas mantém suas contas como pessoais, para fugir dessa análise.

Caso essa medida seja efetivada, o Instagram não precisará mais combater aplicativos que criam “fazendas” de curtidas. São esses aplicativos que permitem que influenciadores aumentem o número de curtidas para chamar a atenção de agências de publicidade e conquistar acordos comerciais. Buscando evitar um burnout ocasionado pelo uso demasiado de apps, diversas empresas de tecnologia, como Facebook e Google, tentam encontrar formas de melhorar suas plataformas e tornar suas notificações mais inteligentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *