Variedades & Tecnologia

Linha do tempo Marvel – são 21 filmes antes de Vingadores: Ultimato

Falta pouco para a estreia do filme Vingadores: Ultimato, e já são 21 filmes, que juntos formam a linha do tempo Marvel que mostra a origem dos Vingadores e a entrada de novos personagens até o desafio final com Thanos. Eu tinha 3 anos quando o Homem de Ferro foi lançado em 2008, comecei a assistir os filmes aos 5 anos e hoje sou um grande fã, principalmente das cenas extras (fico no cinema até o final). Abaixo, a linha do tempo dos filmes que vieram antes do “Vingadores: Ultimato”. Observação: Eu segui uma ordem diferente da data dos filmes lançados.

Capitão América: O Primeiro Vingador (2011)

Durante a 2ª Guerra Mundial, Steve Rogers aceita ser voluntário em uma série de experiências que visam criar o super soldado. Visto como valioso demais, ele é usado como celebridade do exército. Só que um plano da Hidra (uma organização subversiva internacional dedicada à conquista do mundo) faz com que Steve Rogers assuma o nome de Capitão América, usando seus dons para combatê-los em plenas trincheiras da guerra. É também a primeira aparição do Tesseract, a Joia do Espaço.

Capitã Marvel (2019)

Por mais que Capitã Marvel tenha estreiado em 2019, a história do filme acontece na década de 1990. O filme conta a origem dessa heroína e da SHIELD. Tem a presença de Nick Fury, ainda com seus dois olhos, e Ronan, o Acusador, vilão de Guardiões da Galáxia.

Homem de Ferro (2008)

Tony Stark é um industrial bilionário e um brilhante inventor. Ao ser sequestrado ele é obrigado por terroristas a construir uma arma devastadora, mas, ao invés disto, constrói uma armadura de alta tecnologia que permite que fuja de seu cativeiro. A partir de então ele aperfeiçoa seu traje e parte para combater o crime, sob o alter-ego do Homem de Ferro.

Homem de Ferro 2 (2010)

Tony Stark passa a ser alvo do governo dos Estados Unidos, que deseja que ele entregue seu poderoso traje. Com a negativa, o governo passa a desenvolver um novo traje com uma empresa concorrente. Além dele, Ivan Vanko cria o alter-ego de Whiplash para se vingar dos atos da família Stark no passado. Para combater Whiplash e a perseguição do governo, Stark conta com o apoio de sua nova assistente, Natasha Romanoff, e de Nick Fury, o diretor da S.H.I.E.L.D.

O Incrível Hulk (2008)

Vivendo escondido, o cientista Bruce Banner busca um meio de retirar a radiação gama que está em seu sangue. Ao mesmo tempo ele precisa fugir da perseguição do general Ross e da máquina militar que tenta capturá-lo, na intenção de explorar o poder que faz com que Banner se transforme no Hulk.

Thor (2011)

Thor estava prestes a receber o comando de Asgard das mãos de seu pai Odin quando forças inimigas quebraram um acordo de paz. Disposto a se vingar do ocorrido, ele quase dá início a uma nova guerra entre os reinos. Enfurecido com a atitude do filho e herdeiro, Odin retira seus poderes e o expulsa para a Terra. Lá, Thor precisa recuperar seu poderoso martelo, enquanto seu irmão Loki elabora um plano para assumir o poder.

Os Vingadores (2012)

Loki retorna à Terra enviado pelos chitauri, uma raça alienígena que pretende dominar os humanos. Com a promessa de que será o soberano do planeta, ele rouba o cubo cósmico dentro de instalações da S.H.I.E.L.D. e adquire grandes poderes. Para tentar contê-los, Nick Fury convoca Homem de Ferro, Gavião Arqueiro, Capitão América, Thor, Hulk e Viúva Negra.

Homem de Ferro 3 (2013)

Desde o ataque a Nova York, Tony Stark teme não conseguir proteger sua namorada Pepper Potts dos vários inimigos que passou a ter após vestir a armadura do Homem de Ferro. Um deles, o Mandarim, decide atacá-lo, destruindo sua mansão e colocando a vida de Pepper em risco. Para enfrentá-lo Stark precisará ressurgir e superar seu maior medo: o de fracassar.

Thor: O Mundo Sombrio (2013)

Enquanto Thor liderava as últimas batalhas para conquistar a paz entre os Nove Reinos, o elfo negro Malekith acordava de um longo sono, sedento de vingança e louco para levar todos para a escuridão eterna. O herói precisa contar com a ajuda dos companheiros Volstagg, Sif, entre outros, e até de seu irmão Loki, em um plano para salvar o universo do grande mal.

Capitão América: O Soldado Invernal (2014)

Dois anos após os acontecimentos em Nova York, Steve Rogers continua seu trabalho com a S.H.I.E.L.D. e também tentando se acostumar com o fato de que foi descongelado e acordou décadas depois de seu tempo. Em parceria com a Viúva Negra, ele é obrigado a enfrentar um poderoso inimigo chamado de Soldado Invernal.

Guardiões da Galáxia (2014)

Peter Quill foi abduzido da Terra quando ainda era criança. Adulto, fez carreira como saqueador e ganhou o nome de Senhor das Estrelas. Quando rouba uma esfera, na qual o poderoso vilão Ronan está interessado, passa a ser procurado por vários caçadores de recompensas. Para escapar do perigo, Quill une forças com quatro personagens fora do sistema: Groot, uma árvore humanoide, Gamora, o guaxinim Rocket Racoon e o vingativo Drax, o Destruidor. Mas o Senhor das Estrelas descobre que a esfera roubada possui um poder capaz de mudar os rumos do universo, e logo o grupo deverá proteger o objeto para salvar o futuro da galáxia.

Guardiões da Galáxia Vol. 2 (2017)

Apesar da sequência de Guardiões da Galáxia ter estreado apenas três anos mais tarde, a história do Vol. 2 se passa apenas alguns meses após os eventos do primeiro filme. Cronologicamente, o filme acontece antes mesmo de Vingadores: Era de Ultron.

Os Vingadores: Era de Ultron (2015)

Tentando proteger o planeta de ameaças como as vistas anteriormente, Tony Stark busca construir um sistema de inteligência artificial que cuidaria da paz mundial. O projeto acaba dando errado e gera o nascimento do Ultron. Capitão América, Homem de Ferro, Thor, Hulk, Viúva Negra e Gavião Arqueiro terão que se unir para mais uma vez salvar o mundo.

Homem-Formiga (2015)

Dr. Hank Pym, o inventor da fórmula/traje que permite o encolhimento, anos depois da descoberta, precisa impedir que seu ex-pupilo Darren Cross, consiga replicar o feito e vender a tecnologia para uma organização do mal. Depois de sair da cadeia, Scott Lang está disposto a reconquistar o respeito da ex-mulher, Maggie e da filha. Com dificuldades de arrumar um emprego honesto, ele aceita praticar um último golpe. O que ele não sabia era que estava sendo escolhido para vestir o traje do Homem-Formiga.

Capitão América: Guerra Civil (2016)

Steve Rogers é o atual líder dos Vingadores. O ataque de Ultron fez com que os políticos buscassem algum meio de controlar os super-heróis, já que seus atos afetam toda a humanidade. A decisão coloca o Capitão América contra o Homem de Ferro e divide os Vingadores.

Homem-Aranha: De Volta ao Lar (2017)

Depois de atuar ao lado dos Vingadores, chegou a hora do jovem Peter Parker voltar para casa e para a sua vida, já não mais tão normal. Lutando diariamente contra pequenos crimes nas redondezas, ele pensa ter encontrado a missão de sua vida quando o terrível vilão Abutre surge amedrontando a cidade.

Doutor Estranho (2016)

Stephen Strange é um neurocirurgião que tem sua vida mudada quando sofre um acidente de carro e fica com as mãos debilitadas. Ele parte para Kamar-Taj, localizado em Katmandu, em busca de cura e esperança. Lá descobre que o local não é apenas um centro medicinal, mas também a linha de frente contra forças malignas místicas que desejam destruir nossa realidade. Ele passa a treinar e adquire poderes mágicos, mas precisa decidir se vai voltar para sua vida comum ou defender o mundo.

Pantera Negra (2018)

Após a morte do rei T’Chaka, o príncipe T’Challa retorna a Wakanda para a cerimônia de coroação. Nela são reunidas as cinco tribos que compõem o reino, sendo que uma delas, os Jabari, não apoia o atual governo. T’Challa logo recebe o apoio de Okoye, a chefe da guarda de Wakanda, da irmã Shuri, que coordena a área tecnológica do reino, e também de Nakia, a grande paixão do atual Pantera Negra, que não quer se tornar rainha. Juntos, eles estão à procura de Ulysses Klaue, que roubou de Wakanda um punhado de vibranium, alguns anos atrás.

Thor: Ragnarok (2017)

Thor está preso do outro lado do universo. Ele precisa correr contra o tempo para voltar a Asgard e parar Ragnarok, a destruição de seu mundo, que está nas mãos da poderosa vilã Hela.

Vingadores: Guerra Infinita (2018)

Thanos finalmente se revelou totalmente como o grande vilão e chega à Terra, disposto a reunir as Joias do Infinito. Para enfrentá-lo, os Vingadores precisam unir forças com os Guardiões da Galáxia, ao mesmo tempo em que lidam com desavenças entre alguns de seus integrantes.

Homem-Formiga e a Vespa (2018)

Antes do lançamento desse filme, muito se especulava do lugar de Homem-Formiga e a Vespa na linha do tempo da Marvel. Isso aconteceu porque o filme estreou nos cinemas após Guerra Infinita. Agora sabemos que a história principal acontece antes de Guerra Infinita, ou seja, em 2017. Apenas as cenas pós-créditos é que acontecem ao mesmo tempo que o terceiro filme dos Vingadores.

E agora…

Vingadores: Ultimato (2019)

Devido a gravidade do que aconteceu no fim de Guerra Infinita, tudo leva a crer que os eventos de Ultimato acontecerão imediatamente após o término da primeira parte. No entanto, existe a teoria de que a trama do filme envolve viagens no tempo, ou seja, a EndGame (título original) pode acontecer ao longo de vários pontos diferentes da linha temporal do Universo Cinematográfico.

Vingadores: Ultimato estreia nos cinemas dia 25 de abril de 2019.

Linha do tempo Marvel

Com informações dos sites Adoro Cinema, Aficionados e Omelete.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *