Carnaval: Dicas e prevenções para você curtir com mais saúde

A cada ano que passa mais blocos de carnaval de rua se proliferam e, consequentemente, mais foliões curtindo o carnaval. Para os próximos dias, a folia e a diversão vai ser total e mais intensa e com os foliões sob altíssimas temperaturas com o forte calor que vem acontecendo por todo o Brasil este ano.

Pensando em orientar os foliões que estão chegando pela primeira vez nos bloquinhos, ou mesmo os veteranos da folia, o Dr. Alexandre Colombini, dá algumas dicas de como curtir este carnaval sem prejudicar a saúde.

Manter o corpo hidratado

Procure sempre estar com uma garrafa de água para manter o organismo hidratado e as vias orais sempre umedecidas. Ressecadas, podem causar algum tipo de irritação e desconforto.

Cuidado com as bebidas super geladas

Procure evitar bebidas super geladas nos momentos de calor intenso e corpo super aquecido. Sinusite, resfriados, faringites e amigdalites podem ser a consequência e te tirar de cena antes da quarta de cinzas. Sempre ingira bebidas geladas em pequenos goles e devagar, isso ajuda o organismo a equilibrar a temperatura.

Álcool

Neste caso, independente de idade, é sempre bom beber com moderação. Procure ingerir bebidas mais leves e refrescantes e evitar as bebidas de maior graduação alcoólica. O álcool retém água do seu corpo. A sensação de matar a sede, leva à eliminação de mais água e não resolve o problema. Isso sem falar nos outros problemas de saúde que pode acarretar. Uma maneira de aliviar um pouco esse transtorno é sempre estar ingerindo muita água entre uma bebida e outra, isso não vai diminuir a quantidade de álcool no seu organismo, mas vai aliviar alguns sintomas desagradáveis. Lembre-se se beber não dirija!!

> > CONFIRA AQUI UMA AGENDA SUPER COMPLETA PARA VOCÊ CURTIR  O CARNAVAL EM TODO BRASIL < <

Protetor Solar

Proteger a pele dos raios UVA e UVB é fundamental.

Doenças Transmissíveis

Nesses dias de carnaval, é comum os jovens se beijarem sem se conhecer realmente. A boca traz inúmeras bactérias. A higiene é fundamental, mas é bastante comum a presença da mononucleose e de outras doenças transmissíveis pela boca. Seja no carnaval, seja em qualquer outra data, um singelo beijo na boca pode transmitir uma infecção bem chata. Estamos falando da mononucleose, a popular doença do beijo.

Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST)

Infelizmente estamos novamente vivendo um surto de DST’S com aumento nos casos de sífilis, herpes genital, HPV e gonorreia… Utilizando o preservativo todas as doenças podem ser evitadas.  Algumas DST podem não apresentar sintomas iniciais, tanto no homem quanto na mulher. E isso requer que, se fizerem sexo sem camisinha, procurem o serviço de saúde para consultas com um profissional de saúde periodicamente. Essas doenças quando não diagnosticadas e tratadas a tempo, podem evoluir para complicações graves, como infertilidades, câncer e até a morte. Usar preservativos em todas as relações sexuais (oral, anal e vaginal) é o método mais eficaz para a redução do risco de transmissão das DST, em especial do vírus da Aids, o HIV.

Campanha do Ministério: com o slogan “Pare, pense e use camisinha”, o Ministério da Saúde deu a largada para a Campanha de Carnaval. Entre outras coisas, serão distribuídos 12 milhões de preservativos masculinos com uma identidade visual repaginada, que mira principalmente os homens de 15 a 39 anos (e que almeja frear a disseminação da aids).

Poluição Sonora

Evite ficar muito perto das caixas de sons, do trio elétrico, para não ter uma exposição muito prolongada a estes ruídos, pois os níveis de decibéis podem chegar até 115, daí para mais. Níveis de ruídos tão altos como estes os nossos ouvidos só aguentam em média 7 minutos, antes de começar a ter algum tipo de lesão. Por isso, procure ficar sempre mais afastado das fontes de emissão sonora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *