Hospedagem

The House of Sandeman Hostel & Suites: Retrô, elegante e descolado

A cidade do Porto é uma daquelas mais apaixonantes em Portugal, isso não é mistério, mas o que muita gente não faz ideia é que coladinha a ela fica a cidade de Vila Nova de Gaia, tendo apenas a Ponte D. Luís as separando e é justamente de lá que se observa o cartão postal mais famoso da cidade do Porto: a Ribeira do Douro.

The House of Sandeman Hostel

Um passeio pela Ribeira de Gaia é extremamente necessário na sua visita ao Porto. Um lugar efervescente e cheio de vida. Por lá a noite facilmente se estende, especialmente no verão. Quando você vai se dar conta, já está quase na hora do nascer do sol.

Lugar onde estão concentradas as Caves das maiores marcas de vinhos do Porto, badalados restaurantes, lojinhas e alguns hotéis. Mas agora, eu vou falar sobre um lugar, que assim que soube de sua existência, fiz questão de incluir na minha seleta lista de hospedagens por Portugal: o The House of Sandeman Hostel & Suites.

The House of Sandeman Hostel

Vamos começar esquecendo totalmente os padrões de hostels que vemos comumente espalhados pelo mundo. Este se trata de um Hostel com um conceito totalmente exclusivo e que ainda assim consegue manter tarifas extremamente atrativas para um público mais descolado.

O The House of Sandeman Hostel & Suites, que é administrado pela bandeira The Independente Collective, fica nos andares superiores do edifício que sedia as Caves Sandeman, uma das mais icônicas do Porto, fundada em 1790. Estamos falando aqui de um hostel de luxo, porém nada assustador nas tarifas praticadas.

O ambiente é muito bem distribuído e se divide basicamente entre quatro camaratas (femininas, masculinas e mistas) com banheiros compartilhados, uma grande sala de convivência, onde também fica a recepção e uma grande mesa coletiva para refeições. No andar superior ficam as doze suítes que se dividem entre quarto superior com vista rio (o que eu fiquei hospedada), quarto duplo com vista rio, quarto duplo e quarto pequeno. Todos com banheiro privativo e toca discos. Isso mesmo, você leu certo, cada quarto tem um toca discos com seleção de alguns títulos em vinil. Aliás, esse foi o elemento surpresa para mim, sou apaixonada por música e quando cheguei no meu quarto e me deparei com o vinil da trilha sonora de “Flash Dance”, larguei tudo no chão e fui correndo colocar pra tocar. Sentei-me de frente para observar o Rio Douro, no fim de tarde, ouvindo “What A Feeling”. Não há lembrança mais gostosa do que essa…

Fiquei hospedada no “Rumo 13”, um quarto superior com vista para o rio e a zona ribeirinha que era extremamente espaçoso e que me cativou com a decoração despojada com elementos decorativos ligados à marca Sandeman e, claro, ao Porto. Outro destaque, além daquele toca discos que me emocionou profundamente, fica por conta das plantas que davam ainda mais vida ao ambiente. A composição dos móveis, plantas e quadros ficou incrivelmente perfeita e virou modelo para copiar no próximo quarto que eu for montar, assim que me mudar. Inspiração pura!

No quarto havia também uma belíssima cama de casal com lençóis e travesseiros muito macios, televisão, frigobar, cofre, cabideiro, aquecedor e ar condicionado. Um confortável banheiro com uma ducha potente e amenidades de banho da marca portuguesa Castelbel complementavam o ambiente.

O hostel conta também com quatro camaratas, com um total de 43 camas. Os beliches foram criados exclusivamente para este espaço e são maiores do que o que encontramos habitualmente por aí. Para ser mais específica, têm 1,20 metros de largura e dois metros de comprimento. As camas foram  inspiradas em barris de vinho (montadas dentro de armações cilíndricas), o que torna o lugar ainda mais especial e com uma vibe única. Afinal, não é todo dia que pode-se dormir numa cama inspirada nas pipas de vinho do Porto, não é mesmo?

Como se o visual para a composição e decoração dos ambientes internos já não chamassem a atenção com os tetos altos e trabalhados, ainda encontrei uma mistura de retrô-chic com clássico, rústico com estilo industrial, e tudo harmonizando de uma forma que o hostel mais parece um hotel boutique.

The House of Sandeman Hostel

No amplo lounge, que na verdade é uma sala de convivência, onde todos são convidados a tomar um chá por volta das cinco da tarde, fica uma mesa gigante para que todos possam se sentar e compartilhar as refeições e porque não, as suas experiências de viagens. Segundo dizem, é nestes momentos que belíssimas amizades e surpresas costumam aparecer.

O café da manhã está incluído no valor da diária e é servido neste ambiente que fica junto a recepção. Dependendo do tipo de acomodação escolhida (suítes ou camaratas), o hóspede recebe uma bandeja com alguns ítens diferenciados, mas ainda encontra um pequeno buffet (com pães, bolos e bebidas) para se servir à vontade. No meu caso, por estar hospedada em uma suíte, recebi uma bandeja que incluía pães, frios (incluíndo queijos e fiambre) e iogurte com granola.

Se você gosta de ler, esse também é o lugar para escolher um livro, sentar-se e passar o tempo por lá.

The House of Sandeman HostelThe George Restaurant & Terrace

Em outro prédio que também faz parte do “complexo Sandeman” por assim dizer, fica o restaurante The George Restaurant & Terrace.

No andar térreo encontramos um bar e cafeteria com drinks maravilhosos, perfeito para aquela pausa antes do jantar ou apenas para sentar e passar algum tempo a aproveitar a vibe especial do lugar.

The House of Sandeman Hostel

O restaurante, que conta com produtos de origem local, fica no segundo andar e é nesse lugar que eu pude apreciar pratos de uma combinação perfeita entre simplicidade e sabor. Em todos os pratos que experimentei, que fazem parte do menu renovado do restaurante, eu me deparei com muita harmonia e equilíbrio perfeito entre aromas, sabores e apresentação. Os pratos são da cozinha tradicional portuguesa com toques especiais e criativos.

O nome do restaurantes é uma homenagem a George Sandeman, fundador da marca Sandeman e por lá, além de um lugar aconchegante, com pratos criativos, você vai encontrar uma bela vista da região ribeirinha de Gaia, do Douro e do Porto.

Fotos: Naira Amorelli / Divulgação


Naira Amorelli viajou para Portugal em press trip organizada pelo Portal de Portugal e Embarque na Viagem. Esta ação conta com o patrocínio do Cidadania Já – empresa de consultoria que busca ajudar os descendentes de portugueses a adquirirem a dupla cidadania portuguesa. E apoio do Mysimtravel – chip internacional que te deixa conectado durante a viagem com toda a segurança e economia que você precisa – e Assist Trip, assistência de seguro viagem assegurada pela Zurich e mais nova marca a integrar o portfólio da Seguros Promo.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *