Variedades & Tecnologia

Google lança passeio virtual pelo Museu Nacional do Rio de Janeiro

O acervo digital do Museu Nacional pode ser acessado gratuitamente no site do Google Arts & Culture, que exibe 164 peças e uma viagem de 360º pelas salas do prédio.

Museu Nacional

O acervo digital do Museu Nacional pode ser acessado gratuitamente. Foto: Reprodução/Google Arts & Culture

O Museu Nacional/UFRJ é a mais antiga instituição científica do Brasil e o maior museu de história natural e antropológica da América Latina. Criado por D. João VI, em 06 de junho de 1818, serviu para atender aos interesses de promoção do progresso cultural e econômico no país. Depois do incêndio que afetou o Museu Nacional no dia 2 de setembro, o Google Arts & Culture lançou uma plataforma que permite o usuário fazer um passeio virtual dentro do museu. As imagens foram captadas em 2017 , um ano antes do incêndio que destruiu parte das instalações, por uma ferramenta do Google chamada Museum View.

A exposição digital mostra imagens de 171 itens que foram atingidas pela tragédia, como o crânio de Luzia – o esqueleto mais antigo já encontrado nas Américas – e a réplica de Titanossauro. Além de informações das peças, a plataforma disponibiliza uma viagem de 360º pelas salas do prédio com a ajuda de um guia virtual com narração em português, inglês ou espanhol. Também é possível fazer um tour pela área externa do Museu.

A iniciativa conta com o apoio da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Ministério da Educação. O recurso pode ser acessado gratuitamente no site do Google Arts & Culture em artsandculture.google.com/partner/museu-nacional-ufrj. Ou instale o app Google Arts & Culture para explorar tours de realidade virtual do Museu Nacional, disponível para iOS e Android.

Desde 2016 o Museu Nacional tem parceria com o Google Arts & Culture para organizar e catalogar o seu acervo em uma plataforma digital. Outras instituições culturais usam a ferramenta, entre elas o MASP (São Paulo), Museu do Amanhã (Rio de Janeiro), Pinacoteca de São Paulo, MAM-Rio e o Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

 Museu Nacional

O acervo digital do Museu Nacional conta com crânio de Luzia. Foto: Reprodução/Google Arts & Culture

1 Comentário

  1. Pingback: Embarque na Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *