Descubra Portugal

As estradas mais bonitas de Portugal para viajar de carro

E lá vamos nós falar das belezas portuguesas que tanto amamos. Hoje  a dica é especial para aqueles que amam dirigir em suas viagens, saiba que as estradas mais bonitas de Portugal são floridas, serpenteantes, beiram montanhas, são ribeirinhas, ficam à beira mar… Em Portugal, você vai encontrar estradas para todos os gostos e tipos de carros.

Independentemente se você prefere campo ou praia para relaxar, ou umas belas estradas de montanha para fazer subir sua adrenalina e encontrar paisagens de sonho, existem várias estradas em Portugal que merecem uma boa viagem de carro. Vamos a elas!!

EN247 – entre a serra e o mar

O traçado dessa bela estrada liga Peniche a Cascais, mas basta percorrer um pequeno trecho para perceber a beleza que a envolve. Inicie seu percurso em Colares no sentido Norte-Sul.

as estradas mais bonitas de Portugal

Primeiro, a viagem é marcada pelas curvas, impecavelmente desenhadas, mas também pelo ar fresco que emana da serra de Sintra e por uma certa mística que a envolve. Depois, mesmo no topo da serra, abre-se o mundo, ao sermos brindados com a vista do oceano.

E é justamente o oceano que nos acompanha o resto da viagem até Cascais, num trajeto que se pauta mais pelas retas e pelas curvas suaves do que pelo serpentear da serra.

EN2 – estrada patrimônio

São 737 quilômetros, entre Chaves e Faro, de uma estrada que não só está entre as mais extensas do mundo. O trecho entre Almodôvar e São Brás de Alportel é absolutamente imperdível.

as estradas mais bonitas de Portugal

Mas, ao longo dos seus mais de setecentos quilômetros, e à medida que rasga o país no meio, há de tudo: curvas sinuosas, retas infindáveis, túneis verdejantes e pitorescas vilas.

EN246-1 – quando o Alentejo se eleva

O visual do Alentejo nos remete muitas vezes para planícies a perder de vista. Mas é onde a região se eleva que se esconde uma pequena estrada (são apenas dez quilômetros) que vale a pena desbravar.

as estradas mais bonitas de Portugal

A variante EN266-1 liga Castelo de Vide a Marvão, subindo ao topo da serra homônima, e pelo caminho você vai encontrar paisagens de cortar a respiração.

EN112 – a altaneira

Um percurso que une a Portela do Vento a Castelo Branco, num traçado de 94 quilômetros que arranca bem no alto da serra do Açor, encaixada entre as formações montanhosas da Lousã e da Estrela.

A estrada é conhecida por muitas curvas e contracurvas, mas oferece uma pista muito boa e de largura apropriada.

as estradas mais bonitas de Portugal

A paisagem é a perder de vista e pelo caminho há muito a descobrir: Se puder sair um pouco do trajeto e desviar até Fajão, seguindo pela EM547,vai encontrar vistas panorâmicas impressionantes e vários pontos onde é possível parar e apreciar a paisagem.

EN230 – a serrana

Uma estrada que liga as cidades de Aveiro e Covilhã, percorrendo parte do Parque Natural da Serra da Estrela, surpreende no trecho que se inicia perto de Teixeira até Pedras Lavradas.

Ao mesmo tempo que persegue o curso das águas do rio Alvoco, o caminho surpreende-nos com imagens dignas de filmes épicos.

as estradas mais bonitas de Portugal

Aproveite para desfrutar a hospitalidade da serra: cumpra as velocidades máximas e não se esqueça de acenar respeitosamente a quem cruza no seu caminho.

EN267 – a rural

De São Marcos da Serra, concelho de Silves, a Monchique, a proposta é para serpentear a serra, passando por aldeias típicas, algumas das quais são paradas obrigatórias: caso de Alferce, povoação cuja história remonta a antes do séc XIII, refletindo uma localidade de origem árabe.

as estradas mais bonitas de Portugal

Já em Monchique aproveite para subir ao cume, em Fóia, e aproveite a paisagem que põe o mar a descoberto.

EN222 – a ribeirinha

A serpentear entre o Peso da Régua e o Pinhão está a EN222, que já recebeu honras de estar entre as melhores do mundo, após um estudo da Avis rent-a-car, que levou em conta o raio das curvas e o comprimento das retas da estrada.

as estradas mais bonitas de Portugal

Porém, o mais sedutor deste percurso, que acompanha o curso do Douro, dos socalcos de vinhas a perder de vista e das enormes quintas, é sem dúvida alguma a paisagem que vai te deixar boquiaberto.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *