Variedades & Tecnologia

Literatura e empoderamento: biblioteca carioca recebe o Salão do Livro

A 2ª edição da LER – Salão Carioca do Livro, o maior festival do Leitor, está marcado para acontecer entre os dias 17 e 20 de maio na Biblioteca Parque Estadual.

Este ano, o evento se posiciona como “O festival do leitor”, e quem passar pela LER terá bate-papo com grandes nomes do mercado literário, peças de teatro com clássicos literários, mesas com grandes autores, espaços interativos,  oficinas de escrita, contação de histórias, Sarau, espaço jovem com gibis e RPG, apresentação do Coral Cênico indígena e muito mais.

Com a mediação de Julio Silveira, Guiomar de Grammont e Matheus Leitão falam das marcas da Guerrilha do Araguaia e de outros enfrentamentos violentos na Ditadura, contadas do ponto de vista dos parentes que sobreviveram.

Os escritores Marcelo Ferroni e Julia Wähmann, que também são profissionais do livro, falam sobre os bastidores do mercado editorial, tema dos seus mais recentes livros “Fogo na floresta” e “Manual da demissão”.

Nei Lopes e Simas, coautores do premiado “Dicionário da história social do samba”, falam sobre raízes e ramificações da mais ampla expressão da identidade carioca. Nelson Sargento, Martinho da Villa e Luiz Antônio Simas estarão no evento para contar a importância social e a poética do samba, Elisa Lucinda fará palestra sobre literatura e empoderamento, Ruy Castro falará sobre a arte e atécnica de escrever biografias e em tempos de fake news, Daniela Arbex e Roberto Kaz – dois craques do jornalismo – mostram como transformam notícias em grandes histórias.

Miriam Leitão, Fernanda Young, Paulo Betti, Andrea Beltrão, Luana Piovani, Gregório Duvivier, Isabela Freitas, Anderson França, João Pedro Doederlein, Thalita Rebouças, Luiza Trigo, Nana Pauvolih, Sue Hecker, Daniel Berlinsky, Jessé Andarilho, Márcia Tiburi, Carlos Eduardo Pereira, Godofredo de Oliveira Neto, Felipe Franco Munhoz, Kiusam de Oliveira, Marcelo D’Salete, Eliana Alves Cruz, Fernando Grostein Andrade, Raphael Montes, Ilana Casoy, Andrea Rangel, Amir Haddad, Armando Babaioff, Cristóvão Tezza, Antonio Xerxenesky, Daniel Berlinsky, Ailton Krenak, Regina Zappa, Ernesto Souto e Fabrício Carpinejar são alguns dos nomes confirmados.

Em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura, a LER – lersalaocarioca.com.br – vai ajudar a recuperar e devolver aos leitores do Rio de Janeiro esse espaço incrível que é a Biblioteca Parque Estadual, um verdadeiro oásis de cultura e lazer. Se você gosta de livros, arte e ideias e se você quer a Biblioteca Parque aberta e funcionando, seu lugar é na Avenida Presidente Vargas, 1261 – Centro do Rio de Janeiro.

A entrada é gratuita, mas limitada, por isso faça sua inscrição antecipada (clique aqui). Todos os eventos são gratuitos, mas as vagas são limitadas, por isso é importante você reservar seu ingresso e garantir o seu lugar. Monte sua programação escolhendo as mesas, oficinas, apresentações clicando AQUI.

A Biblioteca Parque Estadual fica no ponto mais conectado do Rio, com metrô, VLT e até trem na porta. Segundo estimativa da organização do evento, é esperado um público de 100 mil leitores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *