Esporte & Aventura

Lagoa Misteriosa e seus encantos

Se você está de viagem marcada para Bonito, na região sudoeste do Mato Grosso do Sul, não deixe de dar uma esticadinha até Jardim, cidade vizinha, que fica a menos de uma hora de carro.

Lá você vai encontrar lugares encantadores para curtir a natureza. A Lagoa Misteriosa leva destaque. Apesar de muitas pessoas pensarem que ela fica em Bonito, esta joia rara é de Jardim. Pense em uma lagoa de águas azuis com visibilidade superior a 40 metros onde mergulhadores profissionais já desceram a mais de 220 metros de profundidade e não encontraram o fundo.

Lá nesse pedacinho de paraíso você pode escolher entre fazer flutuação ou mergulho, vai depender se você quer fazer algo mas leve flutuando apenas com máscara, snorkel e colete, ou, se prefere ir mais fundo na aventura mergulhando com cilindro de oxigênio.

A Lagoa Misteriosa proporciona uma experiência única durante os meses de outubro a meados de abril. É neste período que ocorre a temporada com algas, fenômeno natural que altera o azul cristalino de suas águas para tons de verde.

Mergulhadores que possuem certificação avançada ultrapassam a camada de algas e, ao atingirem 30 metros de profundidade, se deparam com águas transparentes.

Sua visita à Lagoa Misteriosa deverá ser agendada através de uma agência de turismo. Eles não possuem hospedagem e disponibilizam serviço profissional de fotografia. Para fazer a trilha e flutuação o grupo de até 10 pessoas acompanhado por guia credenciado parte da recepção da Lagoa, de lá, faz-se uma caminhada de 600 metros por trilha até a chegada ao mirante de contemplação e a escadaria de acesso, depois da descida da escadaria, a contemplação da lagoa e flutuação em circuito circular. Depois é hora de subir a escadaria, retornar pela trilha por 500 metros até o receptivo. O passeio dura em torno de 1 hora e 40 minutos.

A idade mínima para a Trilha e Flutuação é 08 anos, crianças até 12 anos devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis. Idade mínima para o Mergulho com cilindro: 10 anos, menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis. Já a idade máxima tanto para o mergulho, como para a flutuação, é de 65 anos, contudo a mesma é flexível, dependendo da forma física e estado de saúde do visitante, já que para realizar o passeio na Lagoa Misteriosa é necessário descer e subir uma escadaria grande.

A Lagoa Misteriosa, assim como os passeios Recanto Ecológico Rio da Prata e a Estância Mimosa Ecoturismo, todos pertencentes ao Grupo Rio da Prata.

*O colunista viajou para Jardim-MS à convite do Ministério do Turismo e do Departamento de Turismo e Cultura da Prefeitura Municipal de Jardim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *