Descubra Portugal

Um passeio pela Sé Catedral de Lisboa

Lisboa possui incontáveis lugares lindos para visitar em uma viagem e minha missão é dura: escolher apenas algumas atrações para te indicar a incluir no seu roteiro. Se você é como eu e adora conhecer a história da cidade/país, visitar museus realmente relevantes e igrejas históricas, então, vai gostar desta minha dica de hoje.

Com uma história que se confunde com a da cidade, a Sé de Lisboa é um dos edifícios religiosos mais importantes de Portugal e um dos mais antigos monumentos de Lisboa.

A Sé Catedral de Lisboa nem sempre foi conhecida por este nome sendo noutros tempos apelidada de Igreja de Santa Maria Maior. A sua construção foi da responsabilidade de D. Afonso Henriques e o seu início remonta ao ano de 1150, após três anos da conquista da cidade aos mouros. A Sé ainda conserva o seu carácter de fortaleza medieval.

Sua arquitetura tem traços românticos, góticos, barrocos e neo-manuelina. Durante o tempo a catedral sofreu vários restauros. Há quem diga que foi construída sobre uma antiga mesquita muçulmana.

Ao longo do tempo, a Sé foi decorada com diversos monumentos e diferentes altares. A capela-mor abrigava o túmulo e as relíquias de São Vicente. Porém, em 1755, o terremoto de Lisboa afetou a estrutura da Sé, destruindo a Capela do Santíssimo, a torre sul e toda a decoração da capela-mor. Desde então, a sé passou por várias restaurações, até que em 1785 foi finalmente reconstruída a Capela do Santíssimo. Suas naves foram revestidas com madeira e com aberturas que possibilitassem a entrada de luz. Na nave lateral encontra-se a sacristia, construída por volta de 1649 com detalhes de mármore. A Sé de Lisboa conta ainda com três órgãos pertencentes a diferentes períodos da história da sua existência.

Na torre sul você poderá encontrar o “Museu do Tesouro da Catedral” que abriga uma vasta coleção de pratas, vestimentas, estátuas e manuscritos em suas quatro salas com  relíquias de diferentes épocas, além das relíquias de São Vicente.

Claustro e ruínas

O claustro da Sé de Lisboa tem um estilo similar ao do Mosteiro dos Jerônimos, embora sua dimensão seja reduzida. No interior do claustro podemos ver restos romanos, árabes e medievais que foram escavados nos últimos anos.

Para fazer a visitação ao claustro é cobrada uma entrada, porém esta é uma forma de complementar todo o conhecimento adquirido durante a visitação.

Horário de funcionamento

Diariamente: Catedral 9h/19h; claustros 10h/17h (até 18h30 no verão); Museu do Tesouro 2ª/sáb 10h/17h

Como chegar à Sé de Lisboa

A Sé de Lisboa está localizada no Largo da Sé, 1.100. A região é perfeita para fazer um belo passeio á bordo do Elétrico 28, que passa bem em frente a Catedral. Se optar ir de ônibus, basta pegar a linha 37 que você chegará facilmente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *