Descubra Portugal

Mercado da Ribeira de Lisboa – o encontro da modernidade, sabor e história portuguesa

Lisboa abriga incontáveis atrações para turistas e moradores se deliciarem a cada visita. Em uma de minhas passagens pela capital portuguesa, fui conhecer o Mercado da Ribeira pouco depois de sua inauguração em 2014. Hoje, alguns anos passados, o local continua a surpreender com sua proposta criativa e acessível. Acessível especialmente aos bolsos. Por lá, come-se muito bem. Por uma média 10 a 20 euros, você pode optar por pratos mais elaborados ou, pode escolher um dos combos, por exemplo,  onde desembolsará mais ou menos 15 euros e poderá  experimentar um delicioso “prato do dia” + bebida + sobremesa.  Visita obrigatória a cada viagem que faço para Portugal, sempre dou um jeitinho de chegar até Lisboa, claro.

Ao todo são 24 restaurantes, 8 bares, mais de uma dezena de espaços comerciais e uma sala de espetáculos, tudo com o melhor de Lisboa (o melhor bife, o melhor hambúrguer, o melhor sushi ou os melhores espetáculos, entre outros), de um lado; acompanhados por alguns dos vendedores de carne, peixe, fruta e flores mais conhecidos (e antigos) da cidade, do outro.

Vale destacar que o Mercado da Ribeira hoje, pode se gabar de ter transformado o edifício, a zona e até o bairro inteiro do Cais do Sodré num fenômeno de visitantes, de dia e de noite.

10 motivos imperdíveis para visitar Lisboa e se apaixonar

No andar térreo, onde fica o belo espaço de alimentação, você vai encontrar mais de 500 lugares sentados em grande mesas comunitárias. Os restaurantes e bares oferecem todo tipo de comida, desde os tradicionais pratos portugueses, passando pelas comidas orgânicas, os saborosos hambúrgueres gourmets, a cozinha contemporânea, tem de tudo um pouco, a escolha é dura.

O Mercado da Ribeira é um espaço super democrático onde você encontrará grandes chefs portugueses lado a lado com novatos na gastronomia e ilustres desconhecidos. Todos em consonância na missão de exaltar os autênticos sabores, especialmente os portugueses.

O prédio que hoje abriga o Mercado da Ribeira, em frente ao Cais do Sodré, em Lisboa, data do fim dos anos 1800. Inicialmente, ele era apenas um mercado de venda de verduras, frutas e flores, porém, quando o Mercado Abastecedor da Região de Lisboa, o MARL, abriu no ano 2000, esse belo prédio acabou deixando de ter importância e ficou, digamos assim, abandonado. Em maio de 2014, porém, um projeto de revitalização transformou parte do espaço numa atração imperdível para quem está de passagem pela cidade.

A proposta da prefeitura de Lisboa foi muito criativa. Foi realizado um concurso para a remodelação do mercado. A revista Time Out foi a grande vencedora deste concurso e em maio de 2014 abriu esse novo espaço destacando o Mercado da Ribeira no mapa de atrações de Lisboa, sendo muito frequentado por turistas e locais. Não estranhe se ao chegar por lá em pleno horário de almoço, você encontrar o lugar bem cheio, com poucas opções para sentar-se. Sabendo disso, se tiver disponibilidade, deixe para ir nos horários mais alternativos, mas jamais pense na possibilidade de não ir.

Lisboa a pé

As 7 colinas de Lisboa

Visite Lisboa com descontos


Serviço:

Avenida 24 de Julho

De domingo a quarta das 10h – 00h | de quinta – sábado das 10h – 02h

Como chegar: de metrô seguir até a estação Cais do Sodré. A pé desde a Praça do Comércio, Baixa ou Rossio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *