Variedades & Tecnologia

Inglaterra reverencia Jane Austen

Nascida em Steventon, na Inglaterra, Jane Austen (1775-1817) – um marco na literatura britânica – é autora de clássicos como Razão e Sensibilidade (1811), Mansfield Park (1814), Emma (1815), A Abadia de Northanger e Persuasão (ambos de 1818). Austen faleceu em 1817, e no ano que completa os 200 anos de sua morte, a Inglaterra, preparou algumas atrações especiais para homenagear a escritora inglesa.

Primeiro o Bank of England, o banco central do Reino Unido, lançou no dia 18 de julho (data da morte da escritora britânica) uma nota de 10 libras com o retrato Jane Austen, e a 1h30 de trem da capital inglesa e Patrimônio da Unesco, a cidade de Bath fez um baile para celebrar o livro Abadia de Northanger e a obra da autora, e reforçou que haverá uma programação especial durante o festival Jane Austen, com mais de 70 atividades.

Festival Jane Austen em Bath

Todos os anos em setembro, centenas de pessoas vão até a charmosa cidade de Bath, onde a autora morou e de onde tirou muitas de suas inspirações. É o Festival de Jane Austen, que traz uma série de eventos teatrais, musicais e até mesmo gastronômicos, com degustação de delícias de época. Mas o principal é a moda: um verdadeiro desfile de trajes, dos vestidos clássicos dos períodos de Regência até bailes de máscaras. O evento já entrou até para o livro dos recordes, como “o maior número de pessoas vestidas com roupas estilo Regência ao mesmo tempo”. O festival acontece este ano de 8 a 17 de setembro.

Bath ganhou esse nome graças às suas águas termais, descobertas pelos romanos na Antiguidade. A fonte ainda é preservada, embora sem uso para banho – o local é hoje um museu (mais informações no site oficial do turismo local, visitbath.co.uk). Para um banho de verdade, vá ao Thermae Bath Spa.

Salão de Chá Regency, parte do imperdível Jane Austen Centre, é o lugar perfeito para provar um chá da tarde como faziam Jane e seus heroínas.

Peça o popular “Chá com Mr Darcy”. Ele inclui mini-sanduíches, bolinhos quentinhos com creme coalhado de Dorset, geleia e um bule de chá. E mantenha os olhos abertos – você pode ver o próprio cavalheiro passando por ali. Você pode entrar no salão de chá gratuitamente, mas vale a pena comprar o ingresso para visitar todo o centro. Além de uma estátua de cera em tamanho natural de Jane, feita por um artista forense, você também vai encontrar uma coleção de roupas em estilo Regência para experimentar.

Para um lembrancinha local antes de pegar o trem, compre um pãozinho doce de Bath, o Bath Bun, da Sally Lunn’s. Dizem que era um dos doces favoritos da escritora.

E que tal visitar o lar onde Jane Austen passou os últimos dias da vida, em 1817?

Em seus últimos 8 anos de vida Jane Austen viveu em Chawton, um vilarejo de Hampshire (que fica a 1h15 de trem de Londres), situado entre Winchester e Londres. Foi nesta casa que a escritora revisou três manuscritos e escreveu outros quatro, dentre os quais estão “Persuasão” e “Emma.” Hoje a residência do século 17 virou um museu público, que proporciona um olhar mais detalhado sobre a vida e a carreira literária de Jane Austen. Em homenagem ao aniversário da morte da escritora a Casa Museu de Jane Austen preparou uma exposição especial até dezembro: “Jane Austen em 41 Objetos”.

Baixe gratuitamente 8 obras (em inglês) de Jane Austen:
01. Sense and Sensibility | 02. Pride and Prejudice | 03. Persuasion | 04. Northanger Abbey
05. Emma | 06. Lady Susan | 07. Love and Freindship (sic) | 08. Mansfield Park

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *