Variedades & Tecnologia

Exposição em Paris promove imersão nas obras de Van Gogh

A exposição “Imagine Van Gogh” propõe uma imersão no universo do artista. São gigantescas telas montadas dentro da Grande Halle de La Villette, um amplo espaço no antigo mercado de ferro de Paris. Eles reproduzem, em alta definição, mais de 200 obras do período entre 1888 e 1890, os últimos anos de vida do artista, que ele passou nas cidades francesas de Arles, Saint Rémy de Provence e Auvers-sur-Oise, onde se suicidou com um tiro no peito em julho de 1890.

Os telões mostram simultaneamente diferentes detalhes dos quadros, que muitas vezes passam despercebidos na obra em seu tamanho original. Um charuto sobre a cadeira, um livro em uma mesa de bar e até mesmo as pinceladas grossas e frenéticas ganham grandes dimensões. A música é um elemento fundamental durante as projeções de 30 minutos, que seguem em loop das 10h às 19h (22h no sábado), com trechos de peças de Mozart, Bach, Delibes, Erik Satie e Saint-Saëns.

Subindo as escadas nas laterais do espaço, há painéis com informações sobre o período das obras e a biografia do artista, além de detalhes do projeto. De cima, a vista é ampla sobre todo o espaço, e o mezzanino dispõe de sofás circulares para que as pessoas possam embarcar na viagem confortavelmente. Entre as obras apresentadas estão clássicos como “Os Girassóis”, “O Retrato do Dr. Gachet”, “O Jardim de Daubigny”, “A Igreja de Notre-Dame de Auvers” e “Campo de Trigo com Corvos”.

O projeto idealizado pelos curadores franceses Julien Baron e Annabelle Mauger fica em exposição até 10 de setembro na Grande Halle de La Villette – Paris. Informações em www.imagine-vangogh.com e compras de ingressos em billetterie.hubber.fr/imaginevangogh.

1 Comentário

  1. Pingback: Embarque na Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *