Variedades & Tecnologia

Agenda cultural do Rio de Janeiro nas férias de julho

As férias estão chegando e uma boa oportunidade de viajar sem sair de sua cidade é visitar museus, centros culturais e claro, pontos turísticos menos óbvios também. Pensando nisso, estamos fazendo esta seleção de programas bem legais para fazer na cidade do Rio de Janeiro durante o mês de julho. Tem de tudo um pouco, festival de arte, gastronomia, museus… A ideia é atualizar sempre que alguma novidade for descoberta por nossa equipe e assim, inserir programas bacanas pra você curtir no Rio durante as férias de julho. Vamos lá?

Museu do Amanhã

Começamos com o Museu do Amanhã que já divulgou sua programação especial de férias:

04 e 18.07 (terça-feira) | 14h e 16h| “Como vai a Terra? ”| Observatório do Amanhã

O Observatório do Amanhã funciona como um radar do Museu do Amanhã. A equipe trabalha recebendo e repercutindo informações de centros produtores de conhecimento em ciência, cultura e tecnologia do Brasil e do mundo. Nestas datas, pesquisadores do Observatório batem um papo com os visitantes sobre tendências e fatos diários, bem como sobre assuntos abordados na Exposição Principal. Inscrições na bilheteria do Museu do Amanhã, 30 min antes do início da atividade.

11 a 29.07 (terça a sábado) | 14h-16h | ”Praticáveis de Férias” | Exposição Principal

O público que visitar o Museu poderá encontrar atividades surpresas em pontos diversos da Exposição Principal. Entre as atividades oferecidas, um espaço dedicado à construção de bonecas de nós, chamadas Abayomis, descoberta de livros incríveis da biblioteca aberta do curador, ou ainda conhecer algumas palavras da exposição em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

15.07 até 26.11 (sábado) | 14h-18h | Lançamento “Horta do Amanhã”| Observatório do Amanhã e Jardins do Museu do Amanhã

Por meio de oficinas mensais gratuitas para formação em horta urbana, a “Horta do Amanhã” discute de forma prática a sustentabilidade e a convivência. Uma parceria entre o NOZ, o Projeto Altitude (constituído pelo Clube Orgânico e pela Carpe) e a Equipe de Educação do Museu do Amanhã. Ao longo do projeto a Horta do Amanhã que acontecerá todo último sábado e será lançada no dia 15 este mês.

15.07 (sábado) | 10h-18H | Aniversário do NOZ – Amigos do Amanhã | Observatório do Amanhã e Jardins do Museu do Amanhã

O Museu celebrará o primeiro aniversário do NOZ – Programa de Amigos do Museu do Amanhã. Para isso, elaborou uma programação especial com uma série de oficinas: Oficina do Suco Vivo, Clube de Leitura, Workshop “A Transformação do Pallet”, Oficina de Compostagem e Oficina de lançamento da Horta do Amanhã.

A partir de 15.07 (todo terceiro sábado do mês) | 10h30-12h30 | Clube de Leitura | Terreiro de Curiosidades

O Clube de Leitura tem o objetivo de trocar ideias e desenvolver atividades educativas a partir de livros, cujo tema esteja relacionado aos pilares da programação do Museu do Amanhã: sustentabilidade, conhecimento, convivência e inovação. Uma parceria entre o NOZ, a Livraria da Travessa e a Equipe de Educação do Museu do Amanhã.

Terças e sábados | 10h30 e 14h30 | Trilhar os Amanhãs em Libras | Exposição Principal ou Exposição Temporária “Inovanças – Criações à Brasileira”

 Visitas mediadas em Libras por educadores e educadoras do Museu do Amanhã e destinadas ao público surdo.

Terça a sexta-feira | 15h | Aos sábados 13h, 14h e 15h |Trilhar os Amanhãs | Exposição Principal

Visitas mediadas por educadores do Museu do Amanhã destinadas aos visitantes e Amigos do Museu do Amanhã. Durante as visitas são apresentados os conceitos do Museu e os cinco grandes módulos da Exposição Principal – Cosmos, Terra, Antropoceno, Amanhãs e Nós.

Exposições Temporárias

Até 22.10 | 10h-18h | “Inovanças – Criações à Brasileira” | Espaço Exposição Temporária

“Inovanças” apresenta cerca de 40 inovações – do high ao low tech, destacando as tecnologias sociais – que transformam e beneficiam indivíduos e grupos em todas as regiões do Brasil e até no exterior. As invenções são apresentadas em vídeos, com declarações de seus criadores e, presencialmente, com a exposição de objetos.

Até 10.09 | 10h-18h | Vidas Deslocadas

Por meio de cenografia, textos e fotos, Vidas Deslocadas apresentará algumas das causas do refúgio ambiental e o drama de quem já viveu essas situações em diversas partes do mundo.

 Acesse programação completa neste link

MAR – Museu de Arte do Rio

O Museu de Arte do Rio está com uma oportunidade excelente para turistas e cariocas visitarem suas exposições. Em todos os fins de semana do mês de julho, o MAR terá entrada gratuita. Ou seja, você vai poder se abastecer de arte, curtir aquele visual maravilhoso da Baía de Guanabara, aproveitar para almoçar ou fazer um lanchinho por lá mesmo, no Restaurante Mauá ou no Café do MAR. Um dia perfeito para curtir no centro da cidade que foi revitalizado naquela região. Aproveite para fazer um passeio por lá no fim da tarde. Imperdível!
Para mais informações sobre a programação acesse este link.

Arte de Portas Abertas

O mês de julho chega em Santa Teresa com um evento  de arte super democrático, onde artistas e artesãos locais abrem suas portas para expor suas obras para o grande publico. Assim é o Arte de Portas Abertas de Santa Teresa que vai rolar nos dias 15 e 16 de julho.

O Arte de Portas Abertas foi criado em 1996 por iniciativa da ONG Viva Santa que abraçou a ideia dos moradores que estavam interessados em melhorar a autoestima do bairro tão desprezado pelos representantes do poder público e pelos moradores da cidade.

A partir de sua primeira edição, o Arte de Portas Abertas permitiu que milhares de cariocas tomassem o bonde pela primeira vez e fossem conhecer Santa Teresa. Com o olhar voltado para a apreciação de várias modalidades de artes visuais, o Rio de Janeiro redescobriu sua joia com toda sua vocação. Santa Teresa é uma cidade de interior dentro do centro geodésico da megalópole; um bairro histórico, com a arquitetura preservada e características que lhe conferem um grande potencial cultural.

Se hoje o bairro readquiriu seu charme, se seus imóveis se valorizaram, se hoje há muitos empreendimentos hoteleiros e gastronômicos é porque alguns moradores confrontaram uma realidade, fazendo aquilo que seria a última coisa que se recomendaria: abrir suas portas para quem quisesse entrar.  O bairro mostra aos milhares de visitantes sua alma, sua tradição que acolhe a arte desde o início do século passado como uma vocação especial que se renova.

Mama Beer Festival

E já que você vai estar por Santa Teresa neste fim de semana pra lá de especial, que tal aproveitar para apreciar boas cervejas artesanais? O Mama Beer Festival é um evento de entrada gratuita que vai rolar em paralelo ao Arte de Portas Abertas no Hotel Mama Shelter.

Em sua primeira edição do Mama Beer Festival, 10 rótulos locais estarão participando do evento. São eles: Hocus Pocus, 2 Cabeças, Allegra, BeerHappy, Capa Preta, Cerveja Docente, Krug, Lhama Loca, Lupulosa, Motim, Mohave e Octopus.

As cervejarias ocuparão os decks dos casarões do Mama com suas chopeiras e a gastronomia ficará a cargo do chef Fernando Pavan, que comanda a cozinha do restaurante e do bar do hotel.

No mesmo final de semana, o mezanino do Mama receberá exposição com peças de Jac Carrara, sendo um dos pontos com exposição do Arte de Portas Abertas. A artista, que possui ateliê em Santa Teresa, prioriza o reaproveitamento de materiais na concepção e desenvolvimento de projetos e objetos artísticos sustentáveis. As Lumituras (luminárias autorais), as Joias Contemporâneas (Cariocas da Joia,) entre outras peças, nasceram a partir de pesquisas e coletas nas ruas de São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro e outras localidades.

Village BBQ no Shopping Village Mall

Cruzando a cidade e tomando rumo para a Barra da Tijuca, de 14 a 16 de julho (Sexta e Sábado das 16h às 22h30 e domingo das 16h às 21h) o Shopping VillageMall recebe um evento inédito em seu charmoso deck: o Village BBQ Fest. Por lá estarão reunidos renomados mestres churrasqueiros de várias partes do país, que irão preparar suas especialidades na hora, em um grande ritual gastronômico a céu aberto. Serão oito estações de churrasco que contarão com picanha, costela, steaks, linguiças e diferentes formas de preparo, como o varal de aves e carneiro e cordeiro preparados no fogo de chão.

O evento vai receber também o food truck Delfina, o bar de vinhos Grand Cru e programação musical com shows das bandas Blues Etílicos e apresentações do Village Bossa Jazz. A oportunidade perfeita para quem é fã de gastronomia aproveitar um festival de sabores e produtos de alta qualidade, em um evento descontraído e cheio de charme.

“Arraiá no Morro”

Se você ainda não foi pro arrasta pé mais alto da cidade, ainda dá tempo de curtir a festa que rola no Morro da Urca nos dias 15 e 16 de julho com uma programação intensa e aberta aos visitantes do Morro da Urca, das 11h às 18h.

Além da tradicional quadrilha, o Morro da Urca ganhou uma decoração especial, barraquinhas de comidas típicas, show de trio nordestino de forró pé de serra e muita brincadeira para a garotada. Somado ao clima mais ameno da cidade nessa época do ano e à descontração dos visitantes, o Morro da Urca oferece as vistas mais deslumbrantes da cidade.

Já na entrada do Morro da Urca os visitantes serão surpreendidos por atrações de boas-vindas. Às 14h, 16h e 17h o show será comandado por trio nordestino de forró pé de serra, tocando forró, baião e músicas típicas de São João. A programação contempla ainda apresentação de “casamento na roça”, quadrilha com participação do público e painel temático para fotografias. Então meu povo, vamos colocar a fantasia e subir o Morro com toda a família. Afinal, não é sempre que se dança quadrilha a 220 metros de altura!

Confira valores promocionais e onde comprar neste link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *