Variedades & Tecnologia

Sagres, o Navio-Escola português pode voltar ao Rio nas comemorações dos 200 anos de independência

O belo veleiro Sagres que passou o fim de semana aberto à visitação pode voltar dentro de quatro anos para as comemorações dos 200 anos da Independência do Brasil.

Este é o desejo do presidente do Conselho Nacional de Praticagem (CONAPRA), Gustavo Martins, que já está em campanha para tornar a nova visita realidade. O navio-escola é a principal embarcação de treinamento de cadetes da Marinha Portuguesa. Em cinco dias recebeu centenas de visitantes.

Ele já se chamou Guanabara quando pertenceu ao Brasil, entre 1948 e 1961. A partir de então, adquirido pelos portugueses, recebeu o nome de Sagres – um navio-escola com muita História. O imponente veleiro esteve novamente no Rio de Janeiro entre quinta-feira, 8/6, permanecendo até segunda-feira, 12/6. A presença foi parte da Festa dos Santos Populares Portugueses, que ocupou o Armazém da Utopia, na Zona Portuária carioca.

Navio-Escola Sagres no porto do Rio de Janeiro | Foto: Naira Amorelli

Além da positiva parceria do Conapra com a Academia Brasileira de Vela Educativa (ABRAVELA), o presidente do Conselho Nacional de Praticagem, Gustavo Martins, destaca a relação de amizade entre Brasil e Portugal para festejar a passagem do Sagres: “Como nações amigas que somos, só temos que comemorar a presença do navio-escola novamente no Rio de Janeiro. Mais ainda, nós desejamos já a volta do Sagres. Nossa campanha é pela vinda da embarcação para os 200 anos da Independência do Brasil, em 2022. Seria uma grande honra”, diz Martins.

O presidente do Conapra ressaltou também a importância desse tipo de embarcação para os marinheiros: “Treinamentos em veleiros são elementares para que se conheça a real força da natureza, como tempestades em mares revoltos. É uma oportunidade para aprender sob alto desafio”, afirma ele.

Capitão-de-Mar-e-Guerra da reserva da Marinha, o comodoro da Abravela, Sergio Esteves, visitou o navio-escola Sagres no Rio. Recebido pelo comandante da embarcação, o capitão-de-fragata Antônio Manuel Gonçalves, Esteves reforçou a torcida pela volta do veleiro português em 2022.

“A cada quatro anos, desde 2010, um evento chamado Velas Latinoamérica recebe dezenas de veleiros de várias partes do mundo, que partem do Rio em direção a outras nações da América Latina. Torço bastante para que o Sagres participe da edição 2022, quando celebraremos os 200 anos de nossa Independência”.

O Sagres, principal embarcação de treinamento de cadetes da Marinha Portuguesa, ficou atracado na Baía de Guanabara e foi visitado, tal como ocorreu durante as Olimpíadas de 2016. O navio-escola foi construído em 1937 pelos nazistas em Hamburgo e tem 89,5 metros de comprimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *