Hospedagem

Roteiro pet friendly: Região Serrana do Rio de Janeiro

Localizada a aproximadamente 463 km da cidade de São Paulo, mas bem pertinho da cidade do Rio de Janeiro (a cerca de 66 km) e de algumas cidades de Minas Gerais, Petrópolis é um dos principais destinos da região serrana do estado do Rio de Janeiro.

Também conhecida como “Cidade Imperial”, já foi capital do estado e oferece atrações muitíssimo valiosas para a história do nosso país. Ali, nasceu o sonho do Imperador D. Pedro I. Lugar onde D. Pedro II construiu seu Palácio, vivendo os melhores momentos de sua vida. E muitos outros pontos importantes que contam a descoberta e o desenvolvimento do nosso Brasil.

Em uma viagem curta como seria a nossa, seria impossível conhecer e desfrutar de lugares como a Catedral de São Pedro de Alcântara, o Palácio de Cristal, o Museu Imperial, a Casa de Santos Dumont, a Cervejaria Bohemia, o Palácio Quintandinha e, claro, as atrações naturais da Serra dos Órgãos. Pelo menos não como eles merecem.

Por isso, deixamos para explorar Petrópolis numa próxima visita e focamos em nosso objetivo que era conhecer e certificar a POUSADA 3 VALES com o Selo Pet Friendly da TURISMO 4 PATAS.

Cercada pelas belezas naturais da Mata Atlântica, a Pousada 3 Vales está localizada entre os municípios de Petrópolis e São José do Rio Preto. Seus chalés são aconchegantes e muito espaçosos, podendo receber cães de todos os portes, sem restrição. Os pets podem circular em todas as áreas da pousada – até mesmo na piscina e restaurante (sim, eles podem te acompanhar nas refeições!), porém, nestes locais devem ser mantidos nas guias. Área verde é o que não falta para correr a vontade e um lago está disponível para quem quiser nadar com seu peludo ou praticar o Stand Up Paddle. Dezenas de atividades para relaxamento e diversão ao ar livre estão disponíveis. A única coisa que é restrita ali é o acesso à internet. Eis aí a grande chance de se desligar e se conectar somente com a natureza. Ainda dentro da propriedade, pode-se fazer caminhadas e chegar facilmente até as quedas d’água da Cachoeira das Nuvens e a da Usina, que deslumbram os visitantes. Além da hospedagem, a pousada recebe também seus visitantes para o Day Use. Merecidamente, recebeu o nosso Selo Pet Friendly categoria PREMIUM.

Se sobrar tempinho extra para um bate e volta rápido, vale a pena dar um pulo em Itaipava, um bairro de Petrópolis que fica a cer a de 30 km da pousada. Conhecido como refúgio de inverno de diversas celebridades e da alta sociedade carioca, seu centrinho está cheio de restaurantes, feirinhas e lojas de artesanatos locais.

Faça uma caminhada pelo Parque Municipal de Petrópolis, espaço público, bem cuidado e espaçoso, com diversas opções de lazer para toda a família – incluindo o pet. Tem pista asfaltada para bike, parquinho para as crianças e muita área gramada para os cães. Permite cachorros de todos os portes, desde que sejam mantidos nas guias.

Se a fome surgir, uma boa opção é almoçar no restaurante Pastarella, cuja atração principal é o rodizio de fondue, mas também oferece pizzas e outras opções. Um lugar bem agradável, com mesas ao ar livre, onde os pets são bem-vindos.

Depois do almoço, última voltinha pela vila pode levar à Feirinha de Itaipava, onde encontra-se muitos stands de roupas, artesanatos, acessórios, sapatos e até mesmo produtos pets.

Larissa Rios, fundadora da empresa e portal Turismo 4 Patas, é Turismóloga, especialista em Hospitalidade animal e roteiros de viagem e eventos pet friendly.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *