Variedades & Tecnologia

10 empresas que ajudam você a viver experiências turísticas by INTRIP

Aqui no Portal Embarque na Viagem nós sempre estamos atentos aos pedidos de nossos leitores e como recebemos neste mês muitas mensagens querendo mais informações sobre turismo de experiência, fomos lá no INTRIP, blog do querido parceiro de sempre Fábio Lima e pinçamos uma postagem dele com  10 indicações super especiais para viver experiências turísticas. Confira abaixo:

10 empresas que ajudam você

a viver experiências turísticas

Se você é nosso leitor sabe que em nosso DNA está o turismo de experiência, sempre postamos dicas para que, em sua viagem, você possa fazer algo diferente do turismo de massa vendidos em pacotes fechados e que normalmente não mostram a realidade local do destino. Mas como fazer então para descobrir aquele cantinho especial no destino de sua viagem? Como ter uma experiência direta com a cultura e os costumes locais e fazer atividades bem diferentes do tradicional?

Bom, nós do INTRIP vamos dar algumas dicas de empresas que se especializaram em vender algumas dessas atividades diferenciadas, cada uma com um estilo diferente. Aproveite as dicas e boa trip!

1 – SABIAR

O site Sabiar é uma uma plataforma consolidadora de experiências, aulas e cursos de diversos temas no mundo, que envolvem lazer, aprendizado e desenvolvimento pessoal, como por exemplo fazer uma aula de Flamenco em Sevilha, na Espanha. O objetivo deles é oferecer uma forma de unir educação e turismo, fazendo com que em sua viagem você aprenda alguma coisa de forma divertida e interativa. O site foi lançado em 2015 pelas sócias Adriana LimaFernanda Bolguese. Adriana também é blogueira de viagem e conhece com muita propriedade o que os viajantes procuram. Arte, culinária, música, bebidas e aventuras são apenas alguns dos temas que o site oferece para os viajantes, sem contar que ainda é possível oferecer as experiências de presente ou montar de forma personalizada para grupos.

2 – MAIS ASAS

O site Mais Asas é um site feito por cariocas para quem quer curtir a Cidade Maravilhosa, muito além do Cristo Redentor e do Pão de Açúcar. Criado em meados de 2013, o objetivo era poder vender atividades que mostrassem o estilo de vida do carioca. Um pouco antes do seu lançamento, por ter uma sinergia muito grande com a proposta do projeto INTRIP, terminei conhecendo uma das sócias e fundadora do Mais Asas, a Isabella Cunha. Tivemos alguns papos bem legais e na época, ainda no planejamento, ela me contou que a ideia era ser uma ferramenta para ajudar os hotéis, fazendo a curadoria e possibilitando a venda antecipada e instantânea de experiências locais de alto nível para turistas do Brasil e do exterior. Atualmente o posicionamento deles mudou um pouco (na minha opinião ficou bem mais legal!) e se intitulam um “AirBnb de experiências locais”. É possível comprar experiências, criar grupos para experiências personalizadas ou ser um “anfitrião de experiências“. Basta entrar em contato com eles e dizer qual sua ideia e como mostrar o Rio de uma maneira diferente!

3 – FAVELA SCENE

Favela Scene é uma agência de experiência bem legal, especializada em tour de experiência que mistura as belezas do Rio e a cultura local de quem vive na comunidade do Santa Marta, no bairro de Botafogo no Rio. Sou suspeito para falar, pois acompanho a história deles desde o início, quando seu fundador, Gilson da Silva, mais conhecido como Gilson Fumaça, nascido e criado na favela e que tem uma história incrível de vida, superação e de evolução no empreendedorismo. Em 2012 o tour no Santa Marta foi a primeira experiência de um antigo marketplace de experiências turísticas que o INTRIP manteve até início de 2014 e desde então, a agência do Fumaça é parceira e ele um amigo que ganhamos!

A história da Favela Scene começou quando o Fumaça resolveu mudar sua vida estudando turismo e entrou no projeto governamental Rio Top Tour, lançado em 2010 na comunidade, e que qualificou o Santa Marta como destino turístico. Depois de 2 anos ele saiu do projeto, se formou como guia de turismo, se credenciou na Embratur e abriu a Favela Scene. Atualmente é possível fazer um tour pela favela, com experiências que podem envolver um churrasco na laje, conhecer a noitada na comunidade e até oficinas de samba. Além disso a agência também possui um hostel, com o mesmo nome, dentro da comunidade. Mas o melhor é poder ver tudo de um ponto de vista de quem é morador e sair de lá com boas experiências vividas e com novos amigos.

4 – ALO AVENTURAS & EXPEDIÇÕES

 A Alo Aventuras & Expedições é uma empresa especializada em tours OFF-Road. Com sede em Tiradentes-MG, eles visam oferecer roteiros com foco nos caminhos da Estrada Real em Minas, mas oferecem transfers de Minas, Rio e São Paulo. Os tours são feitos personalizados e para grupos pequenos, o que torna a experiência totalmente única. Eles podem programar seu roteiro para fazer a Estrada Real saindo do Rio ou de Minas, com passagens por cidades históricas como Outro Preto e Diamantina, além de outros pontos de interesse no caminho que são menos conhecidos, mas com muita riqueza cultural. Além disso é possível optar por outras rotas, como a Rota SUL Tiradentes x Paraty- Ouro Preto – Tiradentes x Diamantina (a partir de 3 dias), a Rota Abrigo das Águas – Serra da Mantiqueira, Chapadas Diamantina (BA),Veadeiros (GO) e Jalapão (TO). Isso tudo com muita aventura e curtindo belas paisagens que só um tour off-Road pode proporcionar.

5 – MORGADO EXPEDIÇÕES

Quem me conhece sabe o quanto gosto de trilhas e de trekkings, um dos meus sonhos é um dia poder fazer um trekking até o Base Camp do Everest. Por isso ao pesquisar algumas empresas que oferecem ajuda para realizar isso, encontrei a Morgado Expedições, uma empresa especializada em turismo de aventura, que além de trekkings, oferece apoio para roteiros de escaladas e até uma expedição de cerca de 10 dias de remada em caiaque oceânico por uma região extremamente remota na Indonésia. O interessante é que além de ajudar seus clientes a atingirem desafios nas montanhas pelo mundo, eles ajudam a entrar em contato com as culturas que habitam essas regiões, promovendo conversas sobre hinduismo, budismo, costumes locais e maneiras diferentes de ver a vida.

6 – GRADE6

Na mesma pesquisa para entender quem poderia me ajudar a chegar no Base Camp do Everest encontrei a Grade6, uma agência de viagens que ajuda alpinistas alcançar os cumes das principais montanhas do mundo. Mas existem roteiros para quem não é alpinista, como os roteiros culturais no Nepal ou uma experiência de Yoga em Chamonix, o esqui resort mais antigo da França nos arredores de Mont Blanc, a maior montanha da Europa ocidental. Além disso, para quem quer se tonar um alpinista, existem cursos para aprender a escalar em rocha ou em gelo.

7 – WELCOME SURF TRIPS

A Welcome Surf trips é bacana para aquela galera que curte pegar boas ondas, mas precisa de uma ajuda para encontra-las por ai ao redor do mundo. A equipe é formada por agentes de viagens, fotógrafos, vídeomakers e atletas, unidos pela paixão no surf, que pensam em tudo que envolve uma surf trip. A agência já organizou viagens para gente top do surf, como Adriano de Sousa, o “Mineirinho”, brasileiro campeão mundial de surf de 2015. Através da agência é possível encontrar hotéis, comprar passagens ou reservar pacotes completos para diversos destinos no mundo onde existem grandes locais para o surf, como Costa Rica, Porto Rico, Hawaii, África do Sul, Marrocos, Cabo Verde e muitos outros picos de surf.

8 – TERRA MUNDI

A Terra Mundi é uma empresa que te ajuda a viver experiência e a criar a sua viagem perfeita de acordo com o seu perfil, pois eles entendem seu estilo de viagem e o destino que você deseja ir para então montar o roteiro que atenda (ou supere) suas expectativas. Uma coisa interessante que encontrei no site deles são as sugestões de roteiros prontos, mas em destinos nada comuns, como Tanzania, Laos, Vietnã, Zãmbia, entre outros. Entre esses roteiros, tem formatos diferentes como “Grupo fotográfico na Africa do Sul“, “Mianmar: Para viajar até aonde o turismo ainda não chegou” ou um Safari na Tanzania. Além disso o site dá uma dica muito bacana, pois tem uma área onde você informa quando vai e eles exibem várias sugestões de roteiros ao redor do mundo de acordo com a época escolhida. Se você escolher viajar em junho por exemplo, existem roteiros para ver Baleias na Patagônia, uma road trip pela Islândia ou um roteiro para conhecer os vulcões equatorianos e as Ilhas Galápagos. Estas são apenas algumas das boas sugestões de roteiros.

9 – VOLUNTEER VACATIONS

Já falamos aqui no blog sobre o Volunteer Vacations, uma agência de turismo especializada para quem quer viajar e ao mesmo tempo participar de alguma experiência de voluntariado. Eles ajudam o viajante a ter uma experiência de viagem que inclui o trabalho voluntário, voltado para ajudar alguma causa significativa. É o turismo consciente! A ideia é juntar o passeio em um destino que você queira ir, com a atividade de alguma ONG local. Com isso, é possível encontrar roteiros como salvar vidas de animais e ao mesmo tempo curtir as praias de Bali, aproveitar as belezas e a gastronomia da Índia enquanto ajuda adultos, idosos e crianças de rua de Delhi ou ainda poder optar por ações no Brasil mesmo, como trabalhar na ONGADAPTSURF, ajudando deficientes físicos em divertidas e encorajadoras aulas de surfe nas belas praias da Cidade Maravilhosa.

O projeto foi idealizado pelas amigas Mariana Serra e Alice Ratton, que já praticam o voluntariado ao redor do mundo faz tempo e por isso resolveram criar uma forma para ajudar as pessoas a viverem as mesmas experiências que elas. Foi então que resolveram chamar André Fran para completar o time, pois o André tem uma produtora e está acostumado a viajar pelo mundo para gravar programas e documentários sempre com algum tipo de engajamento político-social, como os programas “Não Conta Lá em Casa” (Multishow) e “Que mundo é esse?(GloboNews). É claro que essa ideia tinha que dar certo com tanta gente boa reunida!

10 – AURORA BOREAL (Marco Brotto)

Nossa última dica na verdade não é uma empresa, mas sim um fotógrafo que se especializou em encontrar o fenômeno que deu nome ao seu blog, o Aurora Boreal blog. Ver a aurora boreal acontecendo é uma das minhas metas de viagem e fazendo algumas pesquisas não descobri muitas empresas brasileiras especializadas em criar roteiros para isso. Mas foi então que encontrei o blog do Marco Brotto e pesquisei um pouco de sua trajetória. Ele passou a organizar expedições desde que se arriscou numa viagem num cruzeiro para o Alasca por 10 dias e não conseguiu ver nem um risco verde no céu. Então, depois de voltar frustrado, resolveu estudar pesquisar bastante sobre o assunto, se tornando um dos maiores “Caçadores” de aurora boreal do Brasil (quiça do Mundo) e possui um dos maiores acervos de fotos profissionais do fenômeno. Desde 2008, Brotto organiza roteiros em grupos para vários países onde é possível ver a aurora, mas se você não pode (ou não quer) ir em uma de suas expedições, sem problemas, você pode contar apenas com a ajuda dele em seu planejamento e na logística de sua aventura, pois ele pode auxiliar definindo as melhores rotas, com a pesquisa de condições do tempo (e probabilidade do fenômeno aparecer nas condições meteorológicas do período) e até com contatos locais para ajudar no momento de sua viagem. As expedições guiadas por Brotto para encontrar a Aurora Boreal, sejam na tríplice fronteira entre a Suécia, Finlândia e Noruega ou no Alaska são realizadas muitas vezes por ano.

Seja qual for seu destino ou seu estilo de viagem, o importante é sempre buscar novas experiências, conhecer um pouco da cultura local e praticar o turismo de experiência, mas de maneira sustentável. Existem muitas outras empresas que podem te ajudar de maneira local para viver novas experiências, mas espero que nossa lista ajude!

IMPORTANTE: Quero deixar claro que nenhuma dessas empresas me pagou para falar delas aqui (mas se alguma quiser pagar, ainda tá em tempo hein! rs). A lista é apenas o fruto de pesquisa sobre o segmento e do nosso conhecimento de empresas que já utilizamos. Se você tiver mais dicas de empresas que ajudem nossos amigos viajantes a viverem boas experiências, conta pra gente e deixe no seu comentário.


Boas Viagens e lembrem-se….Seu destino é você quem faz! 
VIVA EXPERIÊNCIAS intrip.com.br
CURTA facebook.com/intripBR
SIGAtwitter.com/intripBR
VEJA instagram.com/intripBR
Confira aqui a publicação original no blog INTRIP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *