Cultura & Entretenimento

I Encontro Celebrando a África Comendo Cultura na UFRJ

Alunos e professores da Universidade Federal do Rio de Janeiro realizam, no dia 24 de maio (quarta-feira), das 12h às 20h, o I Encontro Celebrando a África Comendo Cultura. O evento é uma promoção do Instituto de Nutrição Josué de Castro (INJC) em comemoração pelo Dia da África e vai acontecer no Centro de Ciências da Saúde (CCS), na Avenida Carlos Chagas Filho, número 373, na Cidade Universitária. O encontro é destinado a estudantes, professores e profissionais interessados pela temática e vai contar com os recursos de audiodescrição e LIBRAS. A inscrição é gratuita e deve ser feita previamente, até o dia 21 de maio. Não serão aceitas inscrições no dia do evento.

Com o objetivo de elucidar e difundir a cultura alimentar africana, o encontro foi idealizado e proposto ao INJC por Ernani Lima Morais, africano de Cabo Verde, aluno do Curso de Bacharelado em Gastronomia da UFRJ, e inaugura parceria de realização conjunta entre alunos e professores da Gastronomia, colaboradores do Sistema de Alimentação, além de contar com o apoio da Cibus Empresa Júnior dos Cursos de Gastronomia e Nutrição da UFRJ. Na realização do I ECACC também estão envolvidos africanos do continente e das diásporas que hoje são estudantes da UFRJ. São eles os convidados para dar a conhecer aos participantes do evento as singularidades da cultura alimentar de cada um dos nove países por eles representados: Angola, Benin, Cabo Verde, Guiné Bissau, Haiti, Jamaica; Nigéria, República Democrática do Congo e São Tomé e Príncipe.

A identidade visual do evento ficou a cargo dos estudantes africanos: o logotipo foi elaborado pelo colega do Congo, Elisée Kalonji, em parceria com o também estudante da UFRJ, do Curso de Educação Artística, Thiago Iglesias. As peças promocionais foram criadas e desenvolvidas pelos colegas da Gastronomia, Mauricio Campi e Guilherme Santana.

A programação do I ECACC tem inicio com Almoço de Boas Vindas, servido nos três Restaurantes Universitários do Fundão (Central, Letras e Centro Tecnológico). Em seguida, no Auditório Prof. Rodolpho Paulo Rocco (mais conhecido como Quinhentão), localizado no subsolo do Bloco K do CCS, os participantes vão assistir a apresentações orais feitas pelos colegas africanos. A Tarde de Conversa tem início com uma abordagem histórica quanto aos aspectos relativos à alimentação na África, prossegue com depoimentos dos estudantes africanos sobre as especificidades de cada um dos nove países por eles representados e termina com um momento em que os africanos vão responder às perguntas feitas, antecipadamente, pelos participantes na ficha de inscrição do evento. O evento encerra-se com Jantar de Confraternização servido nos mesmos locais do almoço. No Restaurante Central, os participantes poderão compartilhar mais este momento junto com os colegas africanos. O cardápio das refeições será diferenciado, entretanto, ambos vão contemplar a comida de Cabo Verde, devido à presença do colega Ernani, cabo-verdiano, no Curso de Gastronomia. O cardápio completo em português e em criolo cabo-verdiano pode ser conhecido na aba de Programação completa do evento neste site. Almoço e jantar serão servidos pelos mesmos valores cobrados atualmente nos R.Us da UFRJ: R$ 2,00 (dois reais) para estudantes da Universidade e R$ 6,00 (seis reais) para nãoestudantes da UFRJ.

Contatos: diadaafricaufrj@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *