Variedades & Tecnologia

Vai começar a Semana de Cultura do Japão em Petrópolis

No dia 08 de setembro, terá início a “Semana da Cultura do Japão”, que será realizada pelo quinto ano consecutivo na Casa de Cláudio de Souza, subunidade do Museu Imperial. O evento, que integra o Bunka-Sai – Festival de Cultura Japonesa de Petrópolis, é organizado pela Associação Nikkei de Petrópolis. Os interessados em participar poderão desfrutar gratuitamente de uma programação extensa e diversificada. Ainda durante o evento, o público poderá conferir uma charmosa exposição que contará um pouco da tradição japonesa.

As atividades começarão no dia 08 de setembro, às 14h30, onde os participantes aprenderão a fazer bonecas de papel na oficina ministrada pela professora Rieko. Em seguida, às 15h30, haverá uma oficina de Kirigami, ministrada pelos professores Joe e Vera Amorelli, onde serão desenvolvidos trabalhos decorativos através de dobras e cortes de papel, em diversas formas, utilizando figuras de pessoas, animais, paisagens dentre outros.

Já no dia 09, às 15h, o público poderá participar de uma oficina de Mangá, coordenada pelo professor Luiz Henrique Raia Vila Nova, e aprender a desenhar personagens de história em quadrinhos no estilo japonês.

Cultura Japão

No dia 10, às 15h, será oferecida uma oficina de origami, que além de criar figuras incríveis através de dobraduras, ainda estimula a concentração, a memória e a coordenação motora. Posteriormente, às 18h, será a vez do Coral de Cant’Vox, regido pelo maestro Raphael Macedo, se apresentar. Finalizando a programação, às 19h, haverá o lançamento do primeiro livro de Haicai, composição poética típica japonesa, e a premiação do IV concurso de Haicai de Petrópolis, que será feita por Ataualpa Pereira Filho e Catarina Maul.

SOBRE O IV FESTIVAL DE HAICAI DE PETRÓPOLIS

Com a premiação agendada para o dia 10 de setembro, às 19h, na Casa Claudio de Souza, o festival integra a Festa da Cultura Japonesa que é mais uma realização da Associação Nikkei de Petrópolis. O evento conta com o apoio da Academia Petropolitana de Educação, Academia Brasileira de Poesia – Casa de Raul de Leoni e parceria na realização da Fundação de Cultura e Turismo.

Neste ano, além da entrega dos troféus simbólicos aos vencedores das três categorias (juvenil, poetas de Petrópolis e poetas de outras cidades), a Associação Nikkei publicará uma antologia com a participação de 108 poetas. A edição está sendo organizada pela Bem Cultural Editora, sob coordenação de Catarina Maul, tendo no conselho editorial a mesma e o professor Ataualpa Pereira Filho. Os escritores são presidentes, respectivamente, da Academia Brasileira de Poesia – Casa de Raul de Leoni e Academia Petropolitana de Educação.

A festa receberá muitos poetas participantes,como por exemplo, a haicaista Yassu Noguchi, carioca, mezzo italiana, ha-fu japonesa, produtora cultural, poeta, contista e palindromista. Ao todo, o Festival recebeu 324 haicais, muitos poetas renomados na área e constantemente premiados no âmbito nacional. Além dos haicais, o livro conterá a história da amizade entre o povo brasileiro e japonês, a relação da cidade de Petrópolis com o Japão, além de material de apoio para aqueles que desejem aprender ou se aprimorar na arte de escrever haicais. A obra poderá ser adquirida no local.

SERVIÇO

Casa de Cláudio de Souza/Museu Imperial

Endereço: Praça da Liberdade, 247, Centro – Petrópolis, RJ

Além dos eventos que recebe e organiza o espaço, que é unidade do Museu Imperial, está aberto para visitação gratuita de terça a sexta-feira, das 11h às 18h.

Contatos: (24) 2231-5156 / (24) 2231-4722 / www.museuimperial.gov.br/casa-claudio-de-souza

Acompanhe também nossas dicas no instagram @EmbarquenaViagem e use a hashtag #EmbarquenaViagem para marcar suas fotos de viagem, dicas de lazer, hospedagem, entretenimento e cultura.

Embarque na Viagem, o melhor do Turismo, Hospedagem, Lazer, Entretenimento e cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *