Variedades & Tecnologia

Gastronomia e arte no Instituto Moreira Salles

O Instituto Moreira Salles apresenta exposições, filmes, shows, além de abrigar acervos de fotografia, música e literatura. A casa, localizada no bairro da Gávea, onde viveram Walther Moreira Salles e sua família teve como responsável pelo paisagismo: Roberto Burle Marx. A própria casa, marco da arquitetura moderna dos anos 1950, é um atrativo para os visitantes.

O Instituto Moreira Salles funciona de terça a domingo e feriados, das 11 da manhã às oito da noite, possui audioguia gratuito disponível na recepção e está localizada na Rua Marquês de São Vicente, 476 na Gávea.

Para conferir a programação clique aqui.

Empório Jardim. Foto: Tomas Rangel

Empório Jardim. Foto: Tomas Rangel

NOVIDADE!!!

A convite do Instituto Moreira Salles, o Empório Jardim – charmosa padaria, bistrô e delicatessen do Jardim Botânico – passa a funcionar também no espaço cultural, sediado na bela casa modernista projetada por Olavo Redig de Campos, na Gávea.

No cardápio de sucessos, elaborado pelas chefs Paula Prandini e Iona Rothstein, permanecem quase todos os hits da casa – como o premiado café da manhã múltipla escolha, servido a qualquer hora do dia. Para a refeição, o cliente pode escolher entre os mais de 80 itens como: pães, sanduíches, frios, frutas, ovos e até drinques. Já os apaixonados pela pâtisserie francesa – criada e elaborada pela chef Paula Prandini – podem ficar sossegados: ela promete reproduzir na Gávea as famosas éclairs, tortas, tartelettes, macarons, entre outras delícias feitas com o tradicional método francês.

Na padaria de pães artesanais e de fermentação natural, a chef Iona Rothstein – que usa farinha orgânica francesa em todas as suas criações – fará além das fornadas regulares de mais de 10 pães, uma fornada do dia.  Entre as opções estão a baguetinha, focaccia, “pão do jardim”, “100% integral” e o espelta, feito de um cereal conhecido pelos europeus desde a época da Antiguidade.

Com ares de bistrô, o novo Empório Jardim também oferece ótimas receitas para almoço. Desde pratos quentes, como penne ao molho funghi e picadinho de mignon ao molho de vinho com ovo caipira, até refeições mais leves, como omeletes, quiches e saladas. Os sanduíches preparados nos pães artesanais também são boas sugestões como o de salmão defumado, cream cheese cítrico, picles, tomate cereja e rúcula. Há ainda um saboroso hambúrguer, o “Peperoni Black Burger”, e até uma opção vegana, de abobrinha e berinjela grelhadas, pimentões agridoce e pasta de grão de bico.

Empório Jardim. Foto: Tomas Rangel

Empório Jardim. Foto: Tomas Rangel

O novo ambiente é um charme à parte. O projeto conta com uma área externa próxima ao lago de carpas – que tem, ao fundo, um painel de azulejos de Burle Marx, de 1949. Com uma atmosfera bucólica e um amplo espaço com capacidade para 33 pessoas na área interna e 24 pessoas na área externa, a nova casa oferece tranquilidade em um dos lugares mais gostosos da cidade.

As sessões de cinema no IMS vão ficar ainda mais especiais, já que os cinéfilos podem passar antes no Empório Jardim para buscar uma porção do famoso pão de queijo de gruyère (um dos mais vendidos na casa do Jardim Botânico), cookies ou brownies. Outro ótimo programa para o final de semana no Rio é assistir uma das muitas exposições do IMS e depois saborear um chá da casa, de hibisco e maçã desidratada, que pode ser servido quente ou gelado, acompanhando as mudanças de temperatura de nossa cidade.

Empório Jardim Instituto Moreira Salles

  • www.emporiojardimrio.com.br
  • Telefone: (21) 3284-7424.
  • Capacidade: 57 lugares.
  • Horário de funcionamento: De terça a domingo, de 11h às 20h.
Empório Jardim. Foto: Tomas Rangel

Empório Jardim. Foto: Tomas Rangel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *