Variedades & Tecnologia

Casas temáticas dos países durante a Paralimpíada

O clima festivo das casas temáticas já está deixando saudades em muitos cariocas, que durante o período da Olimpíada do Rio puderam conhecer e se apaixonar por novas culturas. A maior parte destas casas, infelizmente, não ficará na cidade para o período das Paralimpíadas do Rio (de 7 a 18 de setembro) e essa sensação se tornar um órfão pode ser amenizada um pouquinho pelas “hospitality houses” que permanecerão na cidade. Listamos aquelas que nos permitirão conhecer um pouquinho mais de sua cultura para quem ainda não teve tempo de ir visitar.

festa

TOKYO METROPOLITAN GOVERNMENT – Até 07 de setembro

Este é um programa desenvolvido por artistas japoneses com base no tema “Culture & Tokyo in Rio” e fica até 07 de setembro no Centro do Rio.

“Turn”, um projeto dirigido por Katsuhiko Hibino, um artista de destaque do Japão, é uma mostra de obras e workshops de artistas talentosos japoneses e brasileiros desenvolvidos a partir de sua atuação em instituições de assistência social no Brasil. “Tokyo Caravan”, um projeto dirigido por Hideki Noda, dramaturgo, diretor e ator, foi desenvolvido em conjunto entre artistas japoneses e brasileiros, a partir do workshop de “fluxo misto” cultural. E no mesmo local, será realizada uma mostra com o tema “Turismo em Tokyo”, para mostrar ainda mais amplamente os encantos da cidade.

Quando: Até 07 de setembro, das 12h às 19h. Fechado às segundas
Onde: Paço Imperial – Praça Quinze de Novembro, 48 – Centro
Quanto: Entrada gratuita

Casa México – até 15 de setembro

A Casa México vai apresentar três exposições: ‘A Magia do Sorriso’, uma amostra arqueológica que é uma alegoria para a felicidade; ‘Frida e Eu’, uma mostra interativa para crianças sobre a renomada pintora Frida Kahlo; e uma homenagem à história do desenho gráfico latino-americano dos Jogos Olímpicos em “América Latina, Jogos Olímpicos: México 68 – Rio 2016 ‘. Haverá também um espaço para explorar as possibilidades de turismo no México.

Casa do México

Quando: até 15 de setembro de 2016, terça a sexta de 10h às 17h30 e sábado e domingo de 14h às 18h.
Onde: Museu Histórico Nacional – Praça Marechal  Ancora, s/n – Centro.
Quanto: Entrada gratuita para os espaços de convivência e R$ 8 para entrada nas exposições. Aos domingos, entrada gratuita.

Baixo Suíça – Até 18 de setembro

Foto: Eduardo Madeira

Foto: Eduardo Madeira

As atividades são para todas as idades e incluem uma pista de patinação de gelo sintético ao ar livre de 200 metros quadrados, uma pista de corrida com o sistema de cronometragem e típicas atrações turísticas suíças, como uma gôndola giratória, um trem suíço e um globo de neve gigante. O local também terá uma área de alimentação com especialidades do país, como o “Feuerring” – churrasco suíço -, além de, claro, os famosos chocolates e queijos suíços. Os visitantes poderão fazer piqueniques em um dos gramados do local e assistir aos jogos em uma tela gigante. Programação musical com shows e apresentações de DJ’s, artistas de rua, cinema e oficinas complementam o programa. Como legado, a Suíça promete reformar o campo da Lagoa de acordo com as normas da Confederação Brasileira de Baseball.

“Feuerring” – churrasco suíço. Foto: Eduardo Madeira

“Feuerring” – churrasco suíço. Foto: Eduardo Madeira

Quando: até 18 de setembro de 2016, diariamente de 11h às 23h.
Onde: Campo de beisebol na Lagoa Rodrigo de Freitas, próximo ao corte do Cantagalo. A estação General Osório do Metrô tem uma saída para a Avenida Epitâcio Pessoa que te deixa bem pertinho da Casa da Suíça.
Quanto: Entrada gratuita (Sujeito à lotação).
Mais informações: swissando.com.br

Casa da Suíça (2)

Foto: Eduardo Madeira

OLIALE – Alemanha na praia – Até 18 de setembro

A Alemanha expõe seu lado aberto, comunicativo, moderno, festivo e multicultural no pavilhão OliAle com arte, cultura, tecnologia, música, gastronomia típica, exposições, atividades esportivas e lúdicas e transmissão ao vivo das competições esportivas. A programação inclui atividades para crianças, jovens e adultos. Haverá torneios, prêmios especiais e até workshop de cerveja artesanal.

Quando: Haverá um intervalo nos dias 26, 27 e 28 de agosto, e durante as Paralimpíadas o funcionamento será de quinta a domingo, das 14h30 às 21h30.
Onde: Praia do Leblon (Em frente ao número 12 da Av. Delfim Moreira, ao lado do Canal do Jardim de Alah)
Quanto: Entrada franca 

Confira a programação antes de sair de casa em www.facebook.com/ConsuladoGeralAlemaoNoRio.

Casa da Alemanha

Casa Brasil – Até 18 de setembro

Espaço de promoção do Brasil e referência do Governo Federal, tem o objetivo de fortalecer a imagem do país em todo o seu potencial turístico, cultural, esportivo e de negócios. Turistas estrangeiros terão a chance de entender a cultura local, com oficina de preparação de café e degustações de chocolate, cachaça e vinho. A Casa Brasil vai ter também simuladores de realidade virtual e esportes para crianças. O país tem uma das maiores casas temáticas dos Jogos, em dois armazéns de 1.750 metros quadrados e 3.500 metros quadrados no Pier Mauá, na renovada Zona Portuária.

Exposições:

ARMAZÉN 1

Esporte & energia by William Kass
A exposição reproduz esportes e pontos turísticos do Rio. Obras feitas com miniaturas, biscoitos, massas, pães e bolos industrializados com o objetivo de destacar a importância dos alimentos, fontes de energia para a prática de esportes.

Espaço tecnologia assistiva da saúde
Showroom de produtos de Tecnologias Assistivas voltados à funcionalidade e bem-estar da pessoa com deficiência. O público vai utilizar o espaço para a prática esportiva, reabilitação e para oficinas ensinando alguns destes esportes, com a participação de atletas paraolímpicos e para-atletas de esportes radicais.

Espaço arte do café
Espaço para apresentação de cafés especiais brasileiros das diversas regiões produtoras, assim como a história deste produto. Serão realizadas apresentações a cada hora de exposição, seguida de degustação de café preparado por baristas.

Galeria MinC
Exposição de artistas brasileiros contemporâneos.

O Brasil no mundo
A exposição convida o visitante a conhecer os produtos brasileiros exportados e os investimentos estrangeiros realizados no país por meio de experiências sensoriais.

Casa Brasil

ARMAZÉN 2

Patrimônio histórico e cultural brasileiro
Roteiro turístico dos 12 sítios declarados “Patrimônio Mundial” pela UNESCO.

Patrimônio imaterial brasileiro
A exposição apresenta um recorte das 38 manifestações culturais declaradas pelo IPHAN como Patrimônio cultural Brasileiro, sendo cinco delas declarados Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.

Exposição mais médicos
A exposição reúne imagens capturadas em 19 Estados e registram consultas e visitas domiciliares de 18 mil profissionais do Programa Mais Médicos em pontos extremos do país.

Brasil Junino
De todas as festas que povoam esses Brasis, o São João é a primogênita, filha dos arraiais, fumaça de fogueira, risada escancarada, campo, cidade, colheita e abastança.

Um tour pelo Brasil
A exposição mostra os diferentes pontos por onde a chama olímpica passou levando a emoção dos jogos e seu principal valor: a união entre os povos. A tocha conectou as mais distantes localidades do Brasil, assim como os Correios fazem todos os dias.

Foz do Brasil Experience
Foz do Iguaçu convida você a viver uma experiência interativa, mostrando todos os encantos de um dos destinos mais icônicos do mundo. Uma sensação única onde você passará por dentro das Cataratas do Iguaçu – Uma das sete maravilhas da natureza.

Linha do tempo – O brasil e os Jogos Olímpicos
A exposição visa expor a participação dos atletas brasileiros ao longo da história das Olimpíadas, destacando os personagens mais impactantes e resgatando a memória do esporte olímpico brasileiro.

Casa da Torcida Brasil
Imersão na história do esporte com o Banco do Brasil, ao mesmo tempo que apresenta atividade interativas para o público, com diversas modalidades esportivas sendo apresentadas.

Arena eSports Rio 2016
Espaço destinado a fortalecer a presença do Brasil e dos desportistas eletrônicos e promover a integração do esporte eletrônico nacional no âmbito institucional, educacional, profissional e de inclusão.

Maria Lenk
A exposição conta a história da primeira nadadora olímpica brasileira e visa resgatar e valorizar a memória da natação e projetar a imagem do Brasil no exterior, via excelência esportiva.

Experimentando diferenças
Vivencie emoções semelhantes àquelas sentidas pelos atletas paralímpicos em algumas modalidades: futebol com olhos vendados, bocha, atletismo, basquete em cadeira de rodas, tênis de mesa e games.

Quando: de 19 de agosto a 6 de setembro, de 14h às 20h; de 7 a 18 de setembro, de 10h às 20h. A casa funciona todos os dias da semana.
Onde: Avenida Rodrigues Alves, 10 (Pier Mauá) – Zona Portuária (Centro).
Quanto: Entrada gratuita.
Mais informações: www.brasil2016.gov.br

Tokyo 2020 Japan House – Até 18 de setembro

A casa japonesa irá receber os atletas e seus familiares e todos os visitantes que quiserem conhecer um pouco mais sobre os jogos Paraolímpicos 2020, que será realizado em Tóquio.
Quando: de 7 a 18 de setembro de 2016. Diariamente de 12h às 20h. Em virtude de um evento para convidados, o pavilhão estará fechado ao público geral no dia 17 de setembro.
Onde: Cidade das Artes – Av. das Américas, 5300 – Barra da Tijuca.
Quanto: Entrada gratuita.
Mais informações: https://tokyo2020.jp

Tokyo house

Pyeong Chang – Até 18 de setembro

Sede dos Jogos de Inverno 2018, o condado sul-coreano traz um pouco desta experiência às areias cariocas. O visitante pode experimentar esportes de neve por meio de óculos de realidade virtual e um palco de frente para a praia terá degustação de comida coreana e performances de k-pop, taekwondo, música clássica e break-dancing.

Quando: de 7 a 18 de setembro (horário a confirmar)
Onde: Quiosques QL03/ QL04  (Avenida Atlântica, praia do Leme)
Quanto: Entrada gratuita.

Casa da Itália – Até 17 de setembro

Durante os Paralímpicos, os italianos vão para o Recreio, a poucos quilômetros do Parque Olímpico. A casa instalada numa paróquia é uma parceria entre o Comitê Olímpico Italiano, o Vaticano e a Dioecese do Rio. A comida será preparada por Gabriele Rubini, mais conhecido por Chef Rubio, um ex-jogador de rugby italiano.

Quando: de 6 a 17 de setembro (horário a confirmar)
Onde: Paróquia Imaculada Conceição (Rua Humberto Cozzo, 41, Recreio)
Quanto: (a confirmar)

British House – Até 18 de setembro

A residência britânica oficial no Rio celebra as vitórias e apresenta o melhor do Reino Unido. Haverá programa cultural, festas e encontros de negócios.

Quando: de 7 a 18 de setembro, das 9h às 22h
Onde: Shopping Metropolitano (Av. Embaixador Abelardo Bueno, 1300, Barra da Tijuca)
Quanto: Para visitar, é necessário fazer registro no site oficial e receber um convite, já que a entrada será limitada.

Casa Colômbia – Até 18 de setembro

O país organiza sua primeira casa temática em Jogos Olímpicos com degustação de café colombiano e também deixa como legado reformas no Centro Cultural do Ministério da Saúde, incluindo uma plataforma elevatória para acessibilidade.

Quando: de 5 a 18 de setembro, das 10h às 20h
Onde: Centro Cultural do Ministério da Saúde (Praça Marechal Âncora 95, Praça XV, Centro)
Quanto: Entrada gratuita.

Acompanhe também nossas dicas no instagram @EmbarquenaViagem e use a hashtag #EmbarquenaViagem para marcar suas fotos de viagem, lazer, hospedagem, entretenimento, cultura, sobre a Rio 2016, seu selfie na Cidade Olímpica e Jogos Olímpicos e Paralímpicos.

16 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *