Variedades & Tecnologia

Tema da Projeção na fachada do Copacabana Palace é a “5ª estação de Vivaldi”

O Soneto “A Primavera” da obra As Quatro Estações de Antonio Vivaldi (1678-1741) é o tema da projeção que está revestindo todos os dias a fachada do Belmond Copacabana Palace, mas um alerta: “É 10% Vivaldi e 90% Max Richter”.

A projeção começa com uma nuvem de borboletas, estampadas com as bandeiras de diversos países participantes dos Jogos Olímpicos. O clássico de Vivalvi começa de forma despretensiosa, quase irreconhecível e evolui para uma nova música, uma espécie de quinta estação, que traz a essência de todas as outras juntas. Essa é a obra Recomposed (releitura da obra de Vivaldi), do compositor alemão Max Richter, interpretada pelo violinista britânico Daniel Hope que acompanha a Orquestra de Música de Câmara de Berlim, conduzida por André de Ridder.

Às 19h em ponto, a projeção, criada pela artista islandesa Kristjana S. Williams, cobre a fachada do “Copa”. O movimento Allegro – do Soneto “A Primavera” – foi escolhido por ser a primavera sinônimo de alegria, vida, cor e de Borboletas.

Uma torre de 14 metros de altura foi erguida diante do hotel para abrigar os seis equipamentos responsáveis pela projeção – feita pela empresa On Projeções em parceria com All Business -, que dura aproximadamente dez minutos. As projeções acontecem até o dia 21 de agosto.

Video Mapping Hotel Belmont Copacabana Palace. Foto: Miguel Sá

Video Mapping Hotel Belmont Copacabana Palace. Foto: Miguel Sá

Essa não é a primeira vez que a peça de Vivaldi é readaptada. Desde a sua criação, em 1723, os quatro concertos para violino e orquestra de Vivaldi foram temas de releituras. Já naquela época, Johann Sebastian Bach (1685-1750) transformou a peça para ser tocada em cravo. A releitura de Richter e Hope pode ser considerada uma homenagem, resultado da admiração, tal qual a adaptação de Bach, no século XVIII.

Belmond Copacabana Palace – www.belmond.com/copacabana-palace-rio-de-janeiro
Av. Atlântica, 1702 – Copacabana

Localizado na famosa Praia de Copacabana, o Belmond Copacabana Palace é reconhecidamente o mais luxuoso hotel do Brasil. Símbolo de sofisticação e requinte, hotel oferece um serviço impecável, excelente gastronomia e luxuosas acomodações, confirmando a sua tradição de local ideal para se hospedar no Rio de Janeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *