Variedades & Tecnologia

Boulevard Olímpico terá transmissões esportivas além de atrações culturais gratuitas

A partir de 5 de agosto, quando começa oficialmente os Jogos Olímpicos Rio 2016, estará aberto ao público o maior Live Site da história das Olimpíadas. Dividido em três espaços montados nas zonas Norte e Oeste e na Região Portuária, o Boulevard vai oferecer atrações culturais gratuitas e transmitir ao vivo as principais competições esportivas. O maior deles, com quase 3km de extensão, ficará na área do Porto Maravilha; outro ficará no Parque Madureira e o terceiro no Centro Esportivo Miécimo da Silva, em Campo Grande. A proposta do projeto é integrar a cidade com os Jogos, para que todos, tendo ou não ingressos, possam curtir o clima olímpico.

–  Durante a Copa do Mundo de 2014, a arena do Fan Fest montada em Copacabana foi o coração do evento na cidade. Como o local será palco de competições em 2016, estudamos outras opções e também a ampliação do número de espaços. O objetivo é funcionar como um verdadeiro ponto de encontro entre o espírito carioca e o espírito olímpico, numa grande confraternização – explicou o secretário municipal de Turismo, Antonio Pedro Figueira de Mello.

A Pira Olímpica, a maior atração do Live Site, ficará pela primeira vez instalada fora de um estádio olímpico. Localizada em frente à Igreja da Candelária, no Centro, proporcionará ao público a chance de estar perto e fotografar o maior símbolo dos Jogos.

Porto Maravilha (das 9h a 00h)

Na Região Portuária, o evento acontecerá no trecho da Orla Conde entre a Gamboa e a Praça XV. Cerca de 50 Food Trucks e 16 bares estarão espalhados ao longo dos 3km de evento. Ao longo de todo o perímetro do Boulevard serão realizadas diariamente performances de artistas de rua, entre malabaristas, atores, mímicos, dançarinos e músicos, num total de 238 performances.

Cidade Olímpica | Foto Naira Amorelli

Cidade Olímpica | Foto Naira Amorelli

A área terá também atrações como o Balão Panorâmico Skol, que vai subir a 150 metros de altura; um bungee jump da Nissan; uma maquete do Rio de Janeiro feita de blocos de montar da LEGO; uma pop up store Nike; o showroom Samsung Galaxy Studio; a Parada Coca-Cola; e o Museu Itinerante “Se Prepara Brasil” da Bradesco Seguros.

O palco principal, batizado de “Encontros”, ficará na Praça Mauá, próximo ao Museu do Amanhã. A construção terá um telão para a transmissão das competições e uma programação de 30 shows ao longo dos Jogos Olímpicos. A agenda prevê duas apresentações por dia e vai proporcionar aos visitantes encontros de nomes como Johnny Hooker e Elza Soares, Suricato e Erasmo Carlos e Paralamas do Sucesso e Nação Zumbi. Todos os dias, às 22h, haverá uma queima de fogos de artifício atrás do Museu do Amanhã.

Na altura da Praça XV ficará o “Palco Tendências”, que também terá um telão para transmissão oficial dos jogos e shows diários, e será o ponto do “Encontro de Carnavais”, projeto que vai reunir a tradição das escolas de samba e a diversidade dos blocos. O calendário inclui os encontros de Mangueira e Monobloco, São Clemente e Suvaco de Cristo, Portela e Cordão do Bola Preta, e Beija Flor e Simpatia é Quase Amor.

Na Rua Barão de Teffé, próximo ao acesso pela Gamboa, ficará o “Palco Amanhã”, onde o público poderá conferir a apresentação de novos nomes da música, como Banda Strobo, Mãeana, Barbara Ohana e Matheus VK. Nas tardes de domingo, acontecerão algumas das festas mais tradicionais da cidade: Festa Selvagem, Festa Noturna – comandada pelo DJ Rodrigo Penna -, e o Baile do Viaduto de Madureira.

Neste trecho ficará exposto ao público o maior grafite do mundo. O painel, de 2.500 metros quadrados, é assinado pelo muralista Eduardo Kobra, que tem trabalhos em mais de 20 países. A arte, chamada“Etnias”, foi inspirada nos aros olímpicos que representam os cinco continentes. Ainda na Orla Conde haverá uma intervenção colaborativa do artista francês JR, intitulada Inside Out: o público é convidado a participar através de fotos instantâneas impressas em formato de lambe-lambe, que serão coladas no chão formando um grande mosaico.

mapa-atracoes2

Parque Madureira (das 9h às 22h)

Entre as atrações programadas para o espaço estão as etapas eliminatórias do Passinho de Ouro e apresentações de Gabrielzinho do Irajá, Jayme Neto e o Baile do Sany Pitbull. Aproveitando as férias escolares, crianças e adolescentes poderão participar de um torneio com esportes que reunirá diversos esportes, como badminton, capoeira, futevôlei, skate e tênis de mesa. O local também receberá a exposição olímpica “Se Prepara Brasil”, promovida pela Bradesco Seguros, que conta a história dos jogos por meio de peças de acervos do Comitê Olímpico Brasileiro, do Comitê Olímpico Internacional e de atletas de várias gerações;  bonecos infláveis gigantes das mascotes Tom e Vinícius; e um espaço da Samsung Galaxy Studio, com experiências e produtos da marca.

Campo Grande (das 10h às 22h)

O Boulevard Olímpico do Centro Esportivo Miécimo da Silva aproveitará as estruturas e instalações locais (ginásio, piscina e nove quadras) para oferecer oficinas de 21 modalidades esportivas para crianças e adolescentes. Entre as opções estão badminton, ginástica rítmica, tênis de mesa, polo aquático, natação, vôlei, futebol e karatê. Também estão previstos uma área de alimentação com bares e food trucks e shows.

Embarque na Viagem, o melhor do Turismo, Hospedagem, Lazer, Entretenimento e cultura | Olimpíadas Rio 2016, Cidade Olímpica, Rio 2016

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *