Variedades & Tecnologia

Rio de Janeiro ganha novos espaços culturais

A Cidade Olímpica do Rio de Janeiro ganhou novos espaços culturais e projetos exclusivos de reurbanização e recuperação de diversas áreas espalhadas na cidade. O projeto de recuperação do entorno do Estádio Olímpico, no Engenho de Dentro, incluiu a criação da Praça do Trem, a reurbanização de 36 ruas do entorno, a construção de uma ciclovia com 2 km, e reformas em calçadas, garantindo a acessibilidade para pessoas com deficiência. Com 35 mil metros quadrados, a Praça do Trem, inaugurada em maio, é a maior área de lazer do Grande Méier e um dos maiores legados dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 para os moradores da região.

Praça-do-Trem-e-Nave-Cidade-Olímpica-_-Renato-Sette-Camara2

Para valorizar a memória ferroviária local, foram restaurados dois antigos galpões e um prédio administrativo das Oficinas de Locomoção do Engenho de Dentro, que abriga a Nave do Conhecimento e Museu Cidade Olímpica, entregue em julho. O projeto teve como objetivo principal a restauração do conjunto de edificações das oficinas, tombadas na esfera municipal de proteção ao patrimônio histórico e cultural da cidade do Rio de Janeiro. A Praça do Trem teve os galpões restaurados e recebeu nova iluminação, paisagismo, reparos na rede de drenagem e nova pavimentação.

A nova área de lazer será o principal acesso ao Estádio Olímpico, com uma enorme área pública arborizada. Cerca de 90 árvores foram plantadas, respeitando a visibilidade dos galpões. A iluminação utiliza lâmpadas de LED e 15 km de dutovias para uma maior eficiência energética e valorização dos bens tombados, permitindo o uso do local durante a noite.

As soluções de uso e aproveitamento adotadas para a Praça do Trem visam à requalificação e o fortalecimento da conectividade entre os espaços públicos, e à integração com os equipamentos públicos existentes em seu entorno, onde localizam-se o Estádio Olímpico, a Escola Municipal Bolívar, a Estação Ferroviária do Engenho de Dentro e o Museu do Trem. O desenho de piso vai orientar o fluxo de pessoas às entradas do estádio e indicará a circulação através das estruturas históricas. A localização estratégica da Praça do Trem garante fácil acessibilidade ao estádio a partir de diversos pontos da cidade.

Praça-do-Trem-e-Nave-Cidade-Olímpica_-Renato-Sette-Camara-3

Fotos: Divulgação

Embarque na Viagem, o melhor do Turismo, Hospedagem, Lazer, Entretenimento e cultura | Olimpíadas Rio 2016, Cidade Olímpica, Rio 2016

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *