Variedades & Tecnologia

Exposição coloca capas de discos de vinil em destaque no Rio de Janeiro

Apreciar um determinado cenário ou contexto musical a partir de capas de discos é a premissa do projeto “Arte na Capa”, desenvolvido em Resende, no Rio de Janeiro.

Durante todo o mês de março, o projeto exibe capas de 17 álbuns da coleção pessoal do DJ Fernando Kuraiem. Entre as obras, é possível encontrar nomes importantes da música brasileira, como Chico Buarque e Titãs, e clássicos internacionais, como Queen e Ray Charles.

A mostra, que já teve outras edições, leva consigo o lema “Hoje é dia de rock”, exibindo somente capas de discos do gênero.

A exposição, que ocorre no Museu da Imagem e do Som (MIS), dentro da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, no Centro Histórico, pode ser vista de segunda a sexta, das 12h às 18h. O agendamento pode ser feito pelo telefone (24) 3354-7530, e a entrada é gratuita.

Com a popularização dos formatos digitais para músicas e o amplo acesso a esses arquivos, chegou-se a acreditar que as mídias físicas, como os discos de vinil, estavam com os dias contados. No entanto, o sentimento de saudosismo e de apego aos formatos convencionais fizeram com que muitas pessoas voltassem a procurar pelos antigos modelos e resgatar os vinis.

vinyl-records

O sucesso foi tamanho que a prática de comprar e guardar os discos deixou de ser só de colecionadores. A popularização dos “bolachões”, como também são conhecidos, fez com que as vitrolas e os toca-discos também voltassem à ativa, resgatando os antigos modelos e criando opções modernas.

O ar inegavelmente vintage desses aparelhos decora e personaliza ambientes, expressando ainda a personalidade da casa por meio da coleção de discos.

A RIAA (Recording Industry Association of America), que cuida dos interesses da indústria da música norte-americana, divulgou um relatório apontando um crescimento de 52,1% no faturamento relativo às vendas de vinis no primeiro semestre de 2015 em relação ao mesmo período do ano anterior.

record-

A possibilidade de adquirir edições limitadas ou raras de discos específicos – como os de cantores menos conhecidos ou álbuns muito populares – atrai consumidores de todo o país, caracterizando esse segmento pela exigência de seus consumidores e pela paixão em relação aos discos.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *