Variedades & Tecnologia

Petrópolis recebe sua primeira Feira Literária

Hoje em coletiva de imprensa no auditório José de Alencar, na Academia Brasileira de Letras (ABL) foi apresentado pelo Instituto Oldemburg de Desenvolvimento, em parceria com o Museu Imperial, a primeira edição da FLISI – Festa Literária da Serra Imperial que acontecerá em Petrópolis entre os dias 15 e 17 de abril. Na ocasião também foi lançado o site oficial do evento, inaugurando assim nova etapa no calendário literário nacional.

Pedro Vasquez, Guiomar de Grammont, Claudio Gomide, Cristina Oldemburg e Maurício Vicente Ferreira Jr.

Pedro Vasquez, Guiomar de Grammont, Claudio Gomide, Cristina Oldemburg e Maurício Vicente Ferreira Jr.

O Museu Imperial, unidade do Instituto Brasileiro de Museus do Ministério da Cultura, sediará a primeira Festa Literária da Serra Imperial – FLISI com a presença de autores reconhecidos nacionalmente. Idealizado por Cristina Oldemburg, presidente do Instituto Oldemburg de Desenvolvimento, em parceria com o Museu Imperial, a FLISI terá como tema “A Memória”. A curadoria das mesas é da escritora Guiomar de Grammont, coordenadora do Fórum das Letras de Ouro Preto e professora da Universidade Federal de Ouro Preto.

A curadoria reuniu um time de peso, autores como a imortal Nélida Piñon, e os escritores e pesquisadores Nei Lopes, Mary Del Priore, Isabel Lustosa, entre outros, que celebrarão o universo da literatura, história, memória e das artes, durante os três dias da festa.

Para Cristina Oldemburg, a realização da Festa Literária da Serra Imperial irá se configurar como instrumento vivo de mobilização cultural em prol do livro e da literatura nacional na Região Serrana do Estado do Rio. “A FLISI, além de incentivar o participante a conhecer novos escritores, estimulará o pensamento crítico, por meio de palestras, debates, exposições, encontro com artistas e lançamentos literários, valorizando a comunidade cultural da região e impulsionando a cultura e a economia criativa do entorno de Petrópolis. A primeira edição da FLISI com certeza entrará para o calendário nacional literário, não só pela qualidade dos convidados, mas pela importância da cidade no contexto histórico e cultural do país”.

De acordo com Maurício Vicente Ferreira Jr., Diretor do Museu Imperial, a “Primeira Edição da Festa Literária da Serra Imperial é um convite à reflexão sobre as dimensões da História e da Memória a partir da relação do indivíduo com a literatura. Assim, o Museu Imperial amplia seu público, bem como a oferta de oportunidades para a fruição do acervo histórico e artístico sob sua responsabilidade.”

Vale ressaltar que a organização do evento não está utilizando nenhum recurso público e não está se beneficiando de nenhuma lei de incentivo a cultura para a realização da FLISI, provando que, com iniciativa, organização, coragem e profissionalismo o fomento a cultura e a produção de eventos que propagem a literatura nacional pode sim ter investimentos privados, sem renúncia fiscal. A Festa Literária da Serra Imperial tem parceria cultural do Museu Imperial, apoio da Intertv Serra Mar (afiliada da Rede Globo), Jornal Tribuna de Petrópolis, Grand Hotel Petrópolis, Cerveja Therezópolis, Sucos Greenday, Cattacini Vinhos nacionais, Grupo Editorial Record e apoio de mídia do Portal Embarque na Viagem.

Cristina Oldemburg e Maurício Vicente Ferreira Jr.

Cristina Oldemburg e Maurício Vicente Ferreira Jr.

No primeiro dia, a programação tem início às 19h com a Cerimônia de Abertura, seguida da palestra “Literatura e Memória: O Livro das Horas”, com a escritora Nélida Piñon, fechando o primeiro dia do evento.

No segundo dia, quem abre a festa Mary Del Priore e Isabel Lustosa, às 10h, no Cine Teatro do Museu Imperial, com a mesa “Reinado e Império em um tempo de transformação e contradições”. Em seguida, às 14h, os autores Luiz Antônio Simas e Nei Lopes, comandam a mesa “Música, Memória e Literatura”, também no Cine Teatro. Ainda no dia 16, “Doze horas em diligência: guia do viajante de Petrópolis a Juiz de Fora”, livro que conta a trajetória de Revert Henrique Klumb, Fotógrafo da Casa Imperial, que, em 1872, publicou o interessante guia que descreve a Estrada União e Indústria, que liga Petrópolis a Juiz de Fora. A mesa terá como convidados Pedro Vasquez e dom João de Orleans e Bragança. Às 18h30 terá início “Um Sarau Imperial”, através de uma dramatização interativa que representa a sociedade da corte no século XIX. O espetáculo é embalado por modinhas imperiais e convida o público a participar com canções, declamações de poesias. Para encerrar o segundo dia de evento, o espetáculo Som e Luz promete encantar o público.

A programação do dia 17 será focada em diversas Vivências Literárias, sob a curadoria de Cristina Oldemburg. De manhã, o produtor Claudio Gomide conversa com o dramaturgo e diretor teatral, Caio de Andrade. Em seguida, haverá visita guiada à casa onde viveu e morreu o importante escritor Stefan Zweig. Às 14h, o poeta Marcio Negócio autografa o livro “Moenda”, no foyer do Museu Imperial, com participação de artistas petropolitanos. No mesmo horário, Henrique Rodrigues conversa com o público e autografa seu novo livro “O Próximo da Fila”, na sala multimídia da Inter TV.

Ainda dia 17, Luciana Bassous e Claudio Portes falam do livro “Petrópolis: Fotografia e Curiosidades”, às 16h no Foyer do Museu Imperial. No mesmo horário o Projeto

Coletivo Poesia vai reunir novos talentos da literatura, lançados pela FLUPP Pensa, no Varal de Poesia, na Galeria da Inter TV. Às 17h o artista plástico Luiz Aquila fecha o último dia recebendo convidados no atelier, para um bate-papo sobre o artista, a arte e o viver na cidade.

O Instituto Oldemburg de Desenvolvimento, em parceria com o Museu Imperial e com personalidades da vida literária, transformou um sonho coletivo em realidade. O Instituto investiu recursos próprios, de sua receita anual, na realização da FLISI, obedecendo à lei que regula as organizações não governamentais e permite o reinvestimento de recursos apenas em projetos próprios. Uma forma consciente de devolver à sociedade civil os benefícios dela recebidos, transformando moeda em riqueza cultural.

As inscrições acontecem entre os dias 17 e 24 de março, e será apeno on-line no site oficial do evento –  www.flisi.com.br.

1ª Edição da FLISI – Festa Literária da Serra Imperial
www.flisi.com.brInstagramFacebook
Data: 15, 16 e 17 de abril
Local: Museu Imperial – www.museuimperial.gov.br
Rua da Imperatriz, 220 – Centro – Petrópolis – RJ

FLISI – Programação Roteiro completo

Coletiva de Imprensa FLISI

Coletiva de Imprensa FLISI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *