Variedades & Tecnologia

Dicas para usar o Instagram: para quem trabalha com gastronomia

O ramo da gastronomia chama muito a atenção das pessoas na internet, afinal comer bem é uma necessidade básica e comer com os olhos é um prazer! Nas redes sociais o apelo visual é muito forte, por isso invista em boas imagens!

instagram gastronomia 4

Respeitar o contexto! Vamos partir desse princípio, ok? Sempre que você fizer uma divulgação, tem contexto de horário, pois as pessoas sentem fome, em sua maioria, em horários bem parecidos. Geralmente no café da manhã, almoço, lanche, jantar e ataque a geladeira… Então faça postagens de suas melhores fotos respeitando esse contexto, uma bela mesa de café da manhã logo cedo, a foto do prato que você servirá no seu restaurante no horário do almoço com uns 30 minutos de antecedência da abertura do estabelecimento e assim por diante. Agora para o ladrão de geladeira, você pode deixar programado uma foto de um doce, um belo prato que será servido no dia seguinte e poste essa foto durante a madrugada ou no final da tarde. Assim você terá pessoas que adoram comer com os olhos, vendo seu conteúdo e se interessando pelo seu produto.

instagram gastronomia 3

Como eu disse na postagem “Dicas para usar o Instagram: para quem trabalha com turismo“, deixar o seu perfil público no Instagram permitirá compartilhar as suas imagens com o resto de usuários da rede social, além de que sejam visíveis ao usar uma determinada hashtag. Se você é chef e também possui instagram, tente deixá-los interligados, coloque um link do estabelecimento em seu perfil e vice versa.

Nem só de foto profissional vive o restaurante, ok? As fotos profissionais são MUITO IMPORTANTES, fotos bem produzidas fazem toda diferença, mas não pode fugir da realidade, fotos tiradas na hora fazem muita diferença, pois mesclar fotos profissionais com as tiradas do seu celular te dá um parâmetro de conteúdo e faz com que você e sua assessoria evite aquele cliente questionador que já chega com a foto em punho dizendo, “NOSSA, MAS ISSO AQUI ESTÁ MUITO DIFERENTE… NADA HAVER COM A FOTO DIVULGADA…” Tipo as fotos desses fastfoods onde o hambúrguer é lindo, o alface é imponente, queijo e o molho são especiais, cebola e picles são gigantescos, não existe um pingo de gordura e o gergelim do pão ocupa todos os espaços, entendeu? Compre um big qualquer coisa e compare a foto do site com o produto apresentado a você. Enfim… Além de fotos instantâneas, use fotos profissionais dos seus principais itens de cardápio, isso é bem importante para que as pessoas sintam confiança e qualidade no seu estabelecimento! Eu sempre aconselho a contratação de um fotógrafo profissional e especializado para fazer as fotos dos seus produtos, isso vai impactar sua audiência e deixá-la com água na boca!

instagram gastronomia 2

A Geolocalização é importante para que as pessoas que vão ao seu estabelecimento possa postar junto com a imagem ou vídeo o local, o prato, isto faz com que os seguidores dela também conheçam mais sobre seu restaurante. O Instagram tem a funcionalidade, ou seja, se seu local estiver cadastrado no Facebook, Foursquare, Gowalla etc., automaticamente ele estará cadastrado no Instagram, pode ter certeza.

Através da geolocalização, você poderá trabalhar o geomarketing, e encontrar pessoas que estão postando no seu estabelecimento e assim interagir com elas. Curta as fotos delas, comente, interaja de forma genuína, espontânea e sincera. Isso irá trazer mais interação para o seu negócio. Se o seu negócio for local, invista em conhecer bem o seu público e saber onde as pessoas que gostam dos seus produtos moram. Esta informação é importante para que você possa conquistar outros clientes que tenham o mesmo perfil.

Oferecer aos seus contatos imagens visualmente saborosas com uma uma descrição sobre o que está sendo apresentado é uma obrigação, mas não publique demasiadas fotografias em pouco tempo, isso é muito chato. Publicar uma entrada, prato principal, opção de bebida e sobremesa no tempo que é servido ao cliente está ótimo.

instagram gastronomia 1

Lembre-se de ter todas as suas redes sociais divulgadas na página oficial do estabelecimento. Sempre compartilhe as fotos que seus clientes fizeram sobre o lugar, principalmente se existir uma hashtag de divulgação, os reposts são muito bem vistos por futuros visitantes, incentive o uso de uma hashtag, ao invés de colocar aquela senha básica do wi-fi, utilize a hashtag com o nome do seu estabelecimento… #EsseBistro #RestauranteEsseAqui #BarLegal…

Se for fazer posts patrocinados no Instagram, faça com inteligência. Utilize a segmentação de pessoas que tenham perfil do seu público alvo e também tenham curtido algo relacionado ao seu estabelecimento, mas sempre converse com sua assessoria de comunicação, pois ela realmente sabe quem faz e quem não faz a diferença.

  • Você pode ensinar uma receita para seus seguidores, algo que não tenha no seu estabelecimento, mas que seja sua especialidade, com certeza seu público se sentirá especial.
  • Crie uma chamada para ação em todos os seus posts! “Curta esse prato”, “Compartilhe essa gostosura”…
  • Faça “REPOSTS” das fotos de seus clientes, eles vão adorar, principalmente os clientes que te marcam nas fotos!

Saiba que o Instagram é uma mídia que cresce muito e tem um alcance orgânico de postagens bem maior do que a do Facebook e Twitter. Agora já sabe disso, e não possui um perfil, então você deve criar uma conta de Instagram profissional da sua empresa. Você já fez isso? Acha trabalhoso? Converse com sua assessoria de comunicação, geralmente ela também faz esse serviço.

Se você tem qualquer tipo de dúvida, ou não conhece o verdadeiro potencial dessa mídia, fale comigo: madeira@embarquenaviagem.com, vamos pensar em algo atrativo para levar o cliente até você. Aproveite e siga o @Gastronomia_etc e leia a revista eletrônica – o site está no forno e quase pronto. E use a hashtag #Gastronomiaetc em suas postagens gastronômicas.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *