Variedades & Tecnologia

Aparelhos antigos ganham destaque em feira de tecnologia

Entre drones, robôs, aparelhos inteligentes, carros que são capazes de andar sem a presença de um motorista, smartwatches e óculos de realidade virtual, os aparelhos antigos fizeram sucesso em uma das maiores feiras de tecnologia do mundo.

CES drone

Na CES (Consumer Electronics Show), que aconteceu em Las Vegas, nos Estados Unidos, entre os dias 6 e 9 de janeiro deste ano, inúmeras novidades da era digital foram anunciadas. Entretanto, o que chamou a atenção foi a presença de antiguidades, como os toca-discos e as vitrolas.

Esses aparelhos, apesar do design semelhante, não são iguais àqueles que eram utilizados por DJ’s e encontrados nas casas nos anos 1970. Todos tinham um toque de tecnologia e modernidade embutidos em seu funcionamento, prometendo ser a solução para os pontos fracos que os mais antigos apresentavam.

O que antes era considerado ícone de bom gosto, começou a ser visto como algo passado e antiquado. Mas, em 2015, a produção de LP’s no Brasil chegou a registrar aumento de 60% ao ano, devido a clássicos relançados e aos novos artistas que aderiram à moda.

A venda dos vinis no país e no restante do mundo chegou a números maiores dos que eram vistos quando eles eram novidade no mundo da música. As empresas estão expandindo o seu maquinário e investindo em tecnologias para produzir mais e melhor.

O retorno desses elementos em pleno século XXI também se deve muito à moda vintage e retrô que invadiu a decoração de muitas casas, lojas e outros estabelecimentos. Atualmente, as peças oferecem requinte e elegância ao ambiente sem deixar o espaço muito simples ou parecendo um museu.

toca-discos-retro-sacramento

Outros elementos da moda vintage

  • Máquina de escrever

Por mais que pareça algo distante, a máquina de escrever está substituindo o computador em muitas situações. Algumas pessoas, principalmente escritores, estão preferindo o artigo considerado antiquado para escrever seus contos e poemas.

Mais do que isso, ela também é um artigo de decoração para um ambiente retrô, como as máquinas de costura com pedais e as cristaleiras. Normalmente, ela fica localizada em escritórios e até mesmo em dormitórios que levam este estilo.

  • Eletrodomésticos

Eletrodomésticos estão na lista de itens retrô. Alguns modelos de geladeira e frigobar têm cores, tamanhos e acabamentos diferentes, dando um ar vintage ao ambiente. Apesar disso, eles são tão eficientes quanto os modelos feitos para cozinhas mais modernas.

  • Azulejos

 Outro elemento que voltou com tudo quando o assunto é decoração de ambientes é o azulejo com cores, figuras e acabamentos que fogem do liso e do clean. São perfeitos para fazer decorações alternativas, mesclando vários tipos. Mas é preciso tomar cuidado para não exagerar; uma parede é suficiente para dar um toque diferenciado e harmonia ao local.

  • Pratos decorativos

 Os pratos decorativos que são colocados nas paredes, como se fossem quadros, também voltaram a ficar em alta no mundo da moda e da decoração. No passado, eles simbolizavam uma tradição nas famílias, como objetos especiais e que eram herdados pelas próximas gerações.

Hoje em dia, essas peças são capazes de agregar personalidade e sofisticação à decoração da sua sala, segundo profissionais da área. É possível dispô-las sobre um móvel mais baixo, como um gaveteiro ou armário, e também em paredes vazias. Além disso, há a opção de pendurar os pratos próximos a relógios antigos.

  • Móveis

Os móveis com pés palito eram todos coloridos e davam uma alegria a mais ao ambiente. Eles foram moda nos anos 1950 e simbolizavam o “American Way of Life”, estilo de vida norte-americano que era cobiçado pela população de vários outros países, inclusive do Brasil.

Esse elemento, depois de um tempo, foi deixado para trás. Porém, a moda voltou com tudo e tornou-se tendência nas residências. Os móveis, por terem cores contrastantes, trazem vida às casas tecnológicas e “robotizadas”, além de ajudarem na decoração mais vintage, jovem, despojada e muito urbana.

CES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *