Cultura & Entretenimento

Livro sobre Gastronomia Vegana Gourmet será lançado no Rio

A arte de se alimentar nos acompanha desde os nossos primórdios, é essencial para a sobrevivência e na grande maioria dos casos está intrinsecamente relacionada ao prazer. Não à toa, a gula está entre os sete pecados capitais. A culinária consciente, entretanto, traça outro viés. Ela se preocupa com a maneira que lidamos com o consumo do alimento, sua produção e os efeitos causados no meio ambiente, todos colocados sob uma mesma ótica e comprometidos um com o outro sem, entretanto, perder o sabor. Seguindo esta vertente, uma série de quatros livros marca o lançamento da coleção Culinária Consciente, sobre comida vegetariana, vegana, comida viva, crua, sem sofrimento animal e valorizando os produtos locais. Fruto de uma parceria e coedição da Mauad X e do Inverde, o primeiro título Delícias de Kashi – Gastronomia Vegana Gourmet, da chef Kashi Dhyani, tem lançamento no dia 25, na Livraria Argumento, no Leblon, e 26 de novembro, no In House Café-Bistrô, no Rio Design Barra. Para o lançamento, ainda estão previstas oficinas e um cardápio especial preparado pela Kashi com receitas que fazem parte da publicação, que ficará em cartaz durante duas semanas no Bufê do Bistrô no In House.

O livro reúne 208 receitas da chef, algumas servidas no Restaurante da Kashi, localizado em Maringá, no lado mineiro de Visconde de Mauá, e propõe uma teoria holística sobre a nutrição que engloba orientações sobre o consumo de alimentos e bem-estar. “A culinária vegana é conceitual, os adeptos não estão preocupados apenas com a questão nutricional, mas também com os reflexos em toda a cadeira alimentar. Reuni nesta publicação receitas saborosas que podem servir de incentivo para mudar a forma de lidar com a comida.”, diz Kashi. Logo na apresentação a chef escreve: ´Este livro é um manual de inspiração culinária, use-o como guia para suas próprias invenções.´.

capa-kashi-mauadA busca por uma alimentação mais saudável é crescente entre as pessoas. Nunca tantos restaurantes veganos surgiram, sucos prensados a frio, a busca por produtos orgânicos. Kashi já tem longa trajetória de conscientização e incentivo ao público disposto a ter um novo olhar sobre a forma responsável de se alimentar, “Priorizamos uma didática simples que possa ser colocada em prática pelo o leitor. Não queremos que sigam o passo a passo de uma receita apenas, mas que entendam de que forma essa alimentação afeta o sua saúde, o meio ambiente e o planeta. Hoje, já é sabido sobre os males causados pelos agrotóxicos e hormônios, o que falta é educar e mudar o hábito de consumo da grande massa, mudando o paradigma de felicidade instantânea a qualquer custo.”, diz Alex Herzog, que além de chef, fotógrafo e escritor, é o editor e idealizador do projeto Culinária Consciente e conheceu Kashi em seu restaurante há cerca de 15 anos.

A coleção completa de Culinária Consciente inclui ainda os títulos “Alimentação Inteligente”, de Malu Paes Leme, “Verde para a vida”, uma tradução do livro da russa radicada nos EUA Victória Boutenko, e “Culinária Viva – Receitas e Dicas para uma Vida Melhor”, de Cynthia Brant, que serão lançados até meados de 2016. A Traço Design assina o projeto gráfico e o selo do Instituto Inverde confere status de sustentabilidade e consciência ecológica.

Sobre Kashi Dhyani

Natural de Visconde de Mauá, do lado que pertence a Minas Gerais, Kashi cresceu com uma alimentação totalmente “macrô” e desde pequena mostra entusiasmo em cozinhar. Morou por quatro anos na Cosa Rica, onde foi “iniciada” na raw food, a alimentação viva. Começou como assistente em grupos de raw food nos EUA e logo se juntou a dois sócios no Wild treats cacau bar, restaurante que servia lanchinhos, sucos e doces vivíssimos. De volta para o Brasil, foi novamente acolhida por sua terra natal, onde abriu o Restaurante da Kashi onde trabalha até hoje disseminando sua cozinha e estilo de vida.

Kashi 2014 13

Sobre Alex Herzog

Durante 20 anos Alex atuou como empresário do setor siderúrgico. Em 1991, foi morar com a família nos EUA e lá começou a trabalhar com culinária, contribuindo para um jornal local e fotografando para a sessão de gastronomia. Influenciado por isso, quando voltou para o Brasil, abriu uma escola de culinária, o Cooks Club In House, até inaugurar o In House Café-Bistrô, no Rio Design Barra, em 2000. Como fotógrafo e escritor, publicou os livros Bistrôs Paris, Bistrôs Buenos Aires e Bistrôs Rio de Janeiro, com dicas de onde comer bem, bacana e barato. Alex é ainda presidente do Conselho da ONG Instituto Inverde, além de produtor rural de orgânicos certificados.

1 Comentário

  1. 27 de novembro de 2015 ás 17:40 Responder
    josé antonio de souza

    Sobre esta proposta de alimentação mostrada pela Chef Kashi Dhyan, venho dizer que trata-se de um conjunto de boas novas ao organismo humano. Conhecí seu restaurante na região serrana de Visconde Mauá(no lado de Minas Gerais do Vilarejo de Maringá), em Novembro de 2013 quando em um final de semana procurava por uma alimentação vegetariana, conheço aquela região desde os anos 80, quando funcionava na Vila de Visconde de Mauá, o único Restaurante com proposta de alimentação vegetariana, na região e que hoje não funciona mais. Pude perceber logo no meu primeiro contato com o estabelecimento gerenciado pela Chef Kashi que sua oferta era muito mais que paladar, um ambiente sereno, de perfume gastronômico. A cada prato servido uma novidade que me foi transportando para algo que antes pensava não existir, uma combinação perfeita em cada uma de suas variedades servidas, com molhos maravilhosos e aromáticos. Foi então que daí nunca mais deixei de frequentar este local em todas as vezes que retornei aquela região. Como disse, considero o Restaurante de Kashi um resultado em conjunto, de paladar, ambiente e conhecimento digno de apreciação e de seguidores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *