Variedades & Tecnologia

Livro sobre Gastronomia Vegana Gourmet será lançado no Rio

A arte de se alimentar nos acompanha desde os nossos primórdios, é essencial para a sobrevivência e na grande maioria dos casos está intrinsecamente relacionada ao prazer. Não à toa, a gula está entre os sete pecados capitais. A culinária consciente, entretanto, traça outro viés. Ela se preocupa com a maneira que lidamos com o consumo do alimento, sua produção e os efeitos causados no meio ambiente, todos colocados sob uma mesma ótica e comprometidos um com o outro sem, entretanto, perder o sabor. Seguindo esta vertente, uma série de quatros livros marca o lançamento da coleção Culinária Consciente, sobre comida vegetariana, vegana, comida viva, crua, sem sofrimento animal e valorizando os produtos locais. Fruto de uma parceria e coedição da Mauad X e do Inverde, o primeiro título Delícias de Kashi – Gastronomia Vegana Gourmet, da chef Kashi Dhyani, tem lançamento no dia 25, na Livraria Argumento, no Leblon, e 26 de novembro, no In House Café-Bistrô, no Rio Design Barra. Para o lançamento, ainda estão previstas oficinas e um cardápio especial preparado pela Kashi com receitas que fazem parte da publicação, que ficará em cartaz durante duas semanas no Bufê do Bistrô no In House.

O livro reúne 208 receitas da chef, algumas servidas no Restaurante da Kashi, localizado em Maringá, no lado mineiro de Visconde de Mauá, e propõe uma teoria holística sobre a nutrição que engloba orientações sobre o consumo de alimentos e bem-estar. “A culinária vegana é conceitual, os adeptos não estão preocupados apenas com a questão nutricional, mas também com os reflexos em toda a cadeira alimentar. Reuni nesta publicação receitas saborosas que podem servir de incentivo para mudar a forma de lidar com a comida.”, diz Kashi. Logo na apresentação a chef escreve: ´Este livro é um manual de inspiração culinária, use-o como guia para suas próprias invenções.´.

capa-kashi-mauadA busca por uma alimentação mais saudável é crescente entre as pessoas. Nunca tantos restaurantes veganos surgiram, sucos prensados a frio, a busca por produtos orgânicos. Kashi já tem longa trajetória de conscientização e incentivo ao público disposto a ter um novo olhar sobre a forma responsável de se alimentar, “Priorizamos uma didática simples que possa ser colocada em prática pelo o leitor. Não queremos que sigam o passo a passo de uma receita apenas, mas que entendam de que forma essa alimentação afeta o sua saúde, o meio ambiente e o planeta. Hoje, já é sabido sobre os males causados pelos agrotóxicos e hormônios, o que falta é educar e mudar o hábito de consumo da grande massa, mudando o paradigma de felicidade instantânea a qualquer custo.”, diz Alex Herzog, que além de chef, fotógrafo e escritor, é o editor e idealizador do projeto Culinária Consciente e conheceu Kashi em seu restaurante há cerca de 15 anos.

A coleção completa de Culinária Consciente inclui ainda os títulos “Alimentação Inteligente”, de Malu Paes Leme, “Verde para a vida”, uma tradução do livro da russa radicada nos EUA Victória Boutenko, e “Culinária Viva – Receitas e Dicas para uma Vida Melhor”, de Cynthia Brant, que serão lançados até meados de 2016. A Traço Design assina o projeto gráfico e o selo do Instituto Inverde confere status de sustentabilidade e consciência ecológica.

Sobre Kashi Dhyani

Natural de Visconde de Mauá, do lado que pertence a Minas Gerais, Kashi cresceu com uma alimentação totalmente “macrô” e desde pequena mostra entusiasmo em cozinhar. Morou por quatro anos na Cosa Rica, onde foi “iniciada” na raw food, a alimentação viva. Começou como assistente em grupos de raw food nos EUA e logo se juntou a dois sócios no Wild treats cacau bar, restaurante que servia lanchinhos, sucos e doces vivíssimos. De volta para o Brasil, foi novamente acolhida por sua terra natal, onde abriu o Restaurante da Kashi onde trabalha até hoje disseminando sua cozinha e estilo de vida.

Kashi 2014 13

Sobre Alex Herzog

Durante 20 anos Alex atuou como empresário do setor siderúrgico. Em 1991, foi morar com a família nos EUA e lá começou a trabalhar com culinária, contribuindo para um jornal local e fotografando para a sessão de gastronomia. Influenciado por isso, quando voltou para o Brasil, abriu uma escola de culinária, o Cooks Club In House, até inaugurar o In House Café-Bistrô, no Rio Design Barra, em 2000. Como fotógrafo e escritor, publicou os livros Bistrôs Paris, Bistrôs Buenos Aires e Bistrôs Rio de Janeiro, com dicas de onde comer bem, bacana e barato. Alex é ainda presidente do Conselho da ONG Instituto Inverde, além de produtor rural de orgânicos certificados.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *