Variedades & Tecnologia

A transformação dos métodos terapêuticos pelo mundo

O Museu de Imagens do Inconsciente faz parte da história da reforma psiquiátrica exercendo influência no processo de transformação dos métodos terapêuticos pelo mundo. Surgiu através do trabalho terapêutico da yunguiana Dra Nise da Siveira em ateliê criado (1946) no setor de Terapêutica Ocupacional, do então Centro Psiquiátrico Pedro II.

Museu de Imagens do Inconsciente - Dra Nise da Siveira  (1)

O museu fundado em 1952 reúne uma coleção artística psicopatológica de cerca de 300 mil obras, sendo um centro vivo de estudo e pesquisa. O método de trabalho, origem das obras, consiste no estudo de séries de imagens produzidas por um mesmo paciente que permite ao terapeuta acompanhar e compreender o desdobramento de processos intrapsíquicos do autor. O trabalho revela que a pintura proporciona esclarecimentos do processo psicótico, constituindo um verdadeiro agente terapêutico, podendo ser utilizado pelo doente como instrumento para reorganizar a ordem interna, ainda que não haja nítida tomada de consciência de suas intenções e significações. As imagens do inconsciente objetivadas na pintura tornam-se passíveis de trato, pois o paciente dá forma a suas emoções profundas, do drama que está vivenciando desordenadamente, e despotencializa gradativamente as figuras ameaçadoras.

O Museu realiza exposições internas e externas (temáticas ou de pacientes específicos), cursos, publicações e documentários que são regularmente apresentados em universidades e centros de cultura do país, e no exterior. É sempre surpreendente a beleza e as representações que cada autor consegue através de cores e formas, traduzir seus conflitos e até mesmo suas angustias. Cada obra individualmente relata um episodio desta vivencia desorganizadora e quando podemos observar a sequencia temporal das produções do mesmo autor, é como se (e de fato o é), sua história estivesse sendo contada através de suas produções.

Museu de Imagens do Inconsciente
Rua Ramiro Magalhães, 521 – Engenho de Dentro – RJ
Informações: (21) 3111-7471

Por Anderson Zenidarci – psicólogo, supervisor, palestrante, pesquisador, professor universitário de graduação e pós graduação. Um viajante incontrolável e amante de arte que dedica-se em disseminar história e cultura em sua coluna Panorama Cultural publicada mensalmente na revista Psique Ciência & Vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *