Variedades & Tecnologia

Museu de Arte Sacra de Paraty reabre ao público

É fácil identificar os encantos de Paraty e entender porque a cidade é considerada Patrimônio Cultural da Humanidade. Além das praias e pequenas ilhas próximas, a cidade tem como grande atrativo o seu centro histórico. O cenário é composto de casas coloniais e igrejas antigas, e as construções históricas espalhadas pelo centro oferecem um roteiro incrível para os amantes de arquitetura e história. O caminho do ouro, que ligava Minas Gerais ao Rio de Janeiro, na época dos metais, é outro ótimo passeio para se fazer na cidade.

Agora uma ótima notícia!!! O Museu de Arte Sacra de Paraty (MAS) foi reaberto neste sábado (13), após passar por ampla reforma. Fechada desde 2011, o processo de requalificação do conjunto arquitetônico de Santa Rita teve início em 2006 e apoio de empresas via Lei Rouanet.

MAS

O Museu de Arte Sacra de Paraty funciona na Igreja de Santa Rita, construída em 1722 e tombada pelo Iphan em 1962, e ganhou uma nova exposição de longa duração com o intuito de estreitar ainda mais sua relação com a população local, seus ritos religiosos e suas festas. O novo percurso de visitação dá mais destaque a seu diversificado e precioso acervo com importantes relíquias histórico-religiosas, que reúne peças de outras três igrejas da cidade de Paraty: Nossa Senhora dos Remédios, Nossa Senhora do Rosário e Nossa Senhora das Dores e dos Passos da Paixão, além de capelas da zona rural. Além da guarda e conservação das coleções, o museu promove a pesquisa e a divulgação do testemunho histórico, cultural e religioso da comunidade paratiense.

imagem-de-Santa-Rita-de-ParatyNas coleções de imaginária e de prataria dos séculos XVII a XIX, destacam-se as imagens da padroeira de Paraty, Nossa Senhora dos Remédios; o Grupo da Sagrada Família, com rara iconografia de Nossa Senhora da Expectação; as alfaias expostas em caixa-forte; as coroas e os cetros usados nos cortejos das festas do Divino Espírito Santo e de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito; e a custódia que conduz o Santíssimo Sacramento na procissão de Corpus Christi.

O MAS é administrado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), instituição vinculada ao Ministério da Cultura. A visitação ao Museu de Arte Sacra de Paraty pode ser realizada de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h. A administração do museu cobra taxa de R$ 2,00 por visitante de quarta a domingo. Na terça a entrada é gratuita.

A imagem de Santa Rita de Paraty retorna ao Museu de Arte Sacra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *