Variedades & Tecnologia

Museu da Imagem e do Som do Paraná: Coleções de imagens

O Museu da Imagem e do Som do Paraná é o segundo mais importante do País e possuidor de um acervo com mais de um milhão de itens. Tem por finalidade resgatar, preservar e divulgar a memória do audiovisual paranaense.

As coleções de imagens, como as fotografias de Guilherme Glück, retratam o interior do Paraná, das décadas de 1920 a 1950, mostrando as famílias, casamentos, noivas, cotidiano e carnavais. Esses registros históricos são fundamentais para o entendimento da formação sociocultural responsável por relações normativas necessárias para que a organização social exista. Para Freud, “a renúncia progressiva dos instintos parece ser um dos fundamentos do desenvolvimento da civilização humana”.

Museu da Imagem e do Som do Paraná - Palácio da Liberdade, em Curitiba. Foto: Kraw Penas/SEEC/Divulgação

Museu da Imagem e do Som do Paraná – Palácio da Liberdade, em Curitiba. Foto: Kraw Penas/SEEC/Divulgação

A Coleção Palácio Iguaçu é o registro oficial dos inúmeros governos que presidiram as inaugurações, construções e viagens de 1950 até 2000; as de Jesus Santoro trazem um olhar específico sobre o cotidiano das pessoas do século XX. A empresa Hermes Macedo doou seu acervo de registros do cotidiano. Depoimentos gravados foram registrados ao longo dos últimos trinta anos e integram um valioso acervo de áudio.

O MIS expõe uma coleção de, aproximadamente, 600 exemplares de rádios, máquinas fotográficas, radiolas, radiofones, projetores de filmes, gravadores de fitas cassete e fitas rolo, televisores, câmeras fotográficas, moviolas, entre outros, que permitem uma viagem no tempo e nas mudanças tecnológicas. Esses exemplares datam desde o século XIX até o século XXI. Também guarda acervos em papel e outros suportes de artistas, jornalistas e compositores paranaenses, como Aramis Millarch e Maestro Bento Mossurunga.

Museu da Imagem e do Som do Paraná – MIS
Rua Barão do Rio Branco, 395 – Centro – Curitiba – PR
Informações: (41) 3351-6688

Por Anderson Zenidarci – psicólogo, supervisor, palestrante, pesquisador, professor universitário de graduação e pós graduação. Um viajante incontrolável e amante de arte que dedica-se em disseminar história e cultura em sua coluna Panorama Cultural publicada mensalmente na revista Psique Ciência & Vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *