Variedades & Tecnologia

Carros antigos em São Roque

Os amantes de carros não podem perder a 12ª edição do Encontro de Automóveis Antigos de São Roque (EAASR) que se realizará no último final de semana de maio no Recanto da Cascata. O evento tem início na sexta-feira, 29, com um comboio formado por automóveis antigos, apoiados por “batedores” montados em suas Vespas e Lambretas, que circulará pelo centro expandido da cidade, visitando seus principais pontos turísticos e trazendo um ar de nostalgia daqueles tempos.

Encontro de Automóveis Antigos de São Roque (1) Encontro de Automóveis Antigos de São Roque (4)

Neste ano, o evento traz uma novidade: uma palestra com exposição inédita de carros Miura, uma companhia de automóveis brasileira, fundada em 1976 e extinta em 1992, cuja produção foi focada em modelos esportivos, com design próprio e que, por anos, foi sinônimo de evolução e luxo.

A marca contava com uma equipe visionária e, sobretudo corajosa, por desbravar um nicho explorado, até então, somente por grandes montadoras multinacionais. O nome “Miura” foi inspirado na lendária raça de touros espanhola.

Os carros possuíam carenagem confeccionada em fibra, que combinava leveza com aerodinâmica, extraindo dessa forma, o melhor desempenho que o singelo motor VW 1600cc com dupla carburação, podia oferecer. Desde seu primeiro modelo, já eram claras suas características de requinte; e seus modelos tinham uma visão futurista para os carros da época.

Encontro de Automóveis Antigos de São Roque (10) Encontro de Automóveis Antigos de São Roque (9)

O modelo mais raro que estará exposto no 12º EAASR, é o Kabrio, um conversível de 1984. Deste modelo, foram produzidas apenas 14 unidades. Hoje, se têm notícias de apenas um modelo como esse, na região do RS. Além de já ter sido premiado como “automóvel mais raro nacional” no EAASR 2013, o Miura Kabrio, será este ano, o “CARRO DO ANO” – categoria já escolhida de antemão que representa a seção especial 2015.

Também estão confirmadas a presença de um Willys Overland Whippet 1928, em estado impecável; um ônibus antigo do colégio Dante Alighieri , além de uma área reservada para veículos militares da 2ª guerra, entre eles caminhão artilharia, blindados, canhões, fardas da SS, além de Fairlaine, Gordini, Alfa Romeo, Jaguar, Opala, Brasília, Puma e mais 300 carros antigos que vão encantar a família inteira.

Encontro de Automóveis Antigos de São Roque (2) Encontro de Automóveis Antigos de São Roque (3) Encontro de Automóveis Antigos de São Roque (6)

Além da exposição, estão previstos shows musicais, o educatrânsito – em espaço com um cenário com ruas, semáforo e faixa de pedestre, onde monitores “conduzem” as crianças e ensinam, através de brincadeiras, como ser um ator do trânsito –,  o mercado geral, no qual os visitantes poderão comprar camisetas com o tema do evento, miniaturas, discos, livros e objetos antigos, placas e relógios decorativos e personalizados, bancas, com comércio de peças de autos antigos.

Encontro de Automóveis Antigos de São Roque (5) Encontro de Automóveis Antigos de São Roque (7)

Encontro de Automóveis Antigos de São Roque
Dias: 30 e 31 de maio
Local: Parque Recanto da Cascata
Avenida Antônio Maria Picena, 34 – Junqueira, São Roque – São Paulo
Horário: a partir das 9h
Ingresso: um quilo de alimento não perecível

Por Juliana Tavares – jornalista, fundadora da J2 Comunicação, empreendedora e adora novidades que possam tornar o mundo um lugar melhor pra viver.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *