Variedades & Tecnologia

As Joias da Realeza e seus significados

Se hoje a joia muitas vezes é usada apenas em datas comemorativas, há muito tempo atrás, as joias da realeza eram cheias de significados e utilizadas no dia a dia. Saiba mais!

Coroa Grã-Bretanha

A fama do poder de uma joia começou a muitos séculos atrás em uma época monárquica onde reis e rainhas eram figuras principais e o centro dos olhares de cada reino. As joias da realeza tinham muito a ver com essa atenção traduzindo uma série de significados para o público e para outros impérios.

O uso da joia na realeza tinha muito mais significado do que um simples acessório. Usar uma joia diferenciava o rei ou a rainha do público, ou seja, de seus súditos e de classes sociais mais baixas, pois carregava o poder e o dinheiro que aquela monarquia possuía. Quanto maior a quantidade de joias mais eram exaltada a imagem aos outros reis e rainhas de quanto dinheiro, poder e sucesso aquele reino tinha. Por último, havia as joias que tinham além disso, todo um significado cultural ou religioso para a realeza, como a coroa de uma rainha que reforçava sua imagem como figura central.

Böhmen_Reichskleinodien_-_Szepter

Outra característica bastante predominante no uso das joias pela realeza era, e ainda é, de que ela é sempre passada de geração para geração obrigatoriamente como um grande bem e herança. Um belo exemplo disso é o anel usado por Kate Middleton em seu noivado com príncipe Willian, pois é o mesmo anel usado pela princesa Diana em seu noivado com príncipe Charles anos antes.

Não é à toa que tudo que era usado pela realeza era sempre muito copiado, daí que surgiu também o conceito de moda, já que quando a sociedade copiava alguma roupa vestida pela realeza ela tinha que automaticamente produzir uma nova fortalecendo uma ideia de diferenciação constante.

O título “joias da coroa” é utilizado para todos os adornos e acessórios usados na realeza durante datas comemorativas como tiaras, coroas, espadas, anéis e por aí vai. Muitas vezes até a roupa vem incrementada com pedras preciosas e diamantes, tornando-se também uma joia.

Fonte: Uber47

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *