Variedades & Tecnologia

Governo do Rio abre Palácio Guanabara para visitação pública

O Palácio Guanabara, sede do Governo do Estado do Rio de Janeiro, abre as suas portas para o público, em um projeto inédito de visitas guiadas.

A visita começa pelo salão nobre do palácio e inclui a sala onde foi descoberto, em 2011, um calçamento centenário tipo “pé de moleque”, além dos jardins. O passeio será guiado por estudantes do curso de turismo e hotelaria do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio (Senac RJ), parceiro do governo fluminense no projeto, e ocorrerá no último sábado de cada mês, em dois horários, às 9h e às 10h30.

Segundo a Casa Civil do Governo Fluminense, os interessados em participar das visitas devem enviar um e-mail para visitaguiada@casacivil.rj.gov.br com nome completo, cópia de um documento oficial com foto e telefone para contato.

Palácio Guanabara

Construído em 1853, em estilo neoclássico, o Palácio foi, durante o Império, a residência da Princesa Isabel, herdeira da Coroa, e seu marido, o Conde D’Eu. O Palácio Guanabara era então conhecido como Palácio Isabel.

Com a Proclamação da República, o palácio foi confiscado da Família Imperial, transferido ao Patrimônio da União e passou a ser chamado de Palácio Guanabara. Durante o regime ditatorial do Estado Novo (1937-1945), foi residência oficial do presidente Getulio Vargas. Em 1938, o palácio sofreu um ataque da Ação Integralista Brasileira, movimento de inspiração fascista liderado por Plínio Salgado.

A partir de 1946, o Guanabara passou a sediar a prefeitura do então Distrito Federal. Com a transferência da capital para Brasília, em 1960, tornou-se a sede do governo do estado da Guanabara, e após a fusão, em 1975, do governo do estado do Rio de Janeiro.

Palácio Guanabara
Rua Pinheiro Machado s/nº, Laranjeiras – Rio de Janeiro
Último sábado de cada mês
Horários: 9h e 10h30
Agendamento por e-mail: visitaguiada@casacivil.rj.gov.br

* Com informações do Portal SRZD e da Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *