Variedades & Tecnologia

Conheça o Instituto Ricardo Brennand em Recife

Recife é uma cidade multicultural e seus museus e institutos de arte são puro deleite para os curiosos de plantão que estão sempre em busca de cultura e conhecimento histórico e artístico. Em uma de minhas viagens para a cidade, tive a oportunidade de fazer uma visita guiada que aliás, recomendo muito,  ao  Instituto Ricardo Brennand, veja como foi.

Pernambuco HD (207)

O Instituto fica localizado em uma extensa área  que se divide em quatro setores. São eles: a Galeria, a Pinacoteca, a Biblioteca e o Castelo São João. Todos possuem obras próprias maravilhosas na coleção. Vou explicar abaixo um pouco do que poderá ser encontrado  em cada setor para que você possa se localizar melhor.

Galeria

Espaço destinado para mostras nacionais e internacionais, além de eventos variados. Área com dois salões climatizados e um terraço com uma linda vista para os jardins.

Pernambuco HD (301)

Pinacoteca

Neste setor encontramos as quatro importantes mostras que abrilhantam o Instituto: Frans Post e o Brasil Holandês; Paisagens Brasileiras do século XIX; Coleção Janete Costa e Acácio Gil Borsoi e O Julgamento de Fouquet.

Pernambuco HD (230) Pernambuco HD (269)Pernambuco HD (275) Pernambuco HD (279)

Série fotográfica sobre O Julgamento de Fouquet

Pernambuco HD (409)

Julgamento de Fouquet.

Pernambuco HD (416)

Biblioteca

Aqui nós encontramos uma média de 60 mil títulos, entre documentos, livros, partituras, periódicos, discos, mapas e folhetos. Este acervo é voltado para a história do Brasil Holandês, Arte, Arquitetura, Armaria Medieval e Literatura.

Pernambuco HD (243)

Pinacoteca e Biblioteca

Pernambuco HD (252)

Castelo São João

Foi aqui que realmente mais me encantei em toda a extensão e variedade do Instituto. Sou uma apaixonada pela arte Medieval e neste Museu de armas com mais de 3 mil peças entre armaduras, tapeçarias, quadros, artes decorativas, esculturas e mobiliário, além de uma grande variedade de espadas, adegas e outros tipos de armarias.

Pernambuco HD (337)

Armaduras

Pernambuco HD (402)

Como chegar

Por ser um pouco mais afastado das demais atrações turísticas de Recife, recomendamos que tire uma tarde para conhecer com toda calma o Instituto e, se possível, agendar sua visita, assim você aproveita melhor e sem pressa poderá passear pelas obras de arte que são puro deleite.

Se você for de ônibus, basta pegar qualquer linha que siga para Várzea que chegará sem dificuldades. Dependendo de onde estiver hospedado, poderá ser necessário uma pequena baldeação pois estes ônibus não passam por toda Recife. Se informe na recepção de seu hotel o local mais próximo para pegar o transporte para Várzea.

Pernambuco HD (293)

Instituto Ricardo Brennand – www.institutoricardobrennand.org.br

Alameda Antônio Brennand, s/n – Várzea

O Instituto funciona de Terça a Domingo das 13h as 17h e você poderá agendar sua visita pelo telefone 81 2121-0352

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *