Variedades & Tecnologia

Feliz 2015! Nelson Barbosa – Symantec

A convite do Portal Embarque na Viagem, Nelson Barbosa, especialista de segurança digital da Symantec, compartilha suas visões sobre o que pautará 2015.

segurança na internet

“Em 2015, a luta entre cibercriminosos e profissionais que buscam proteger os dados de cibercriminosos será intensificada, principalmente após o crescimento das tendências observadas em 2013 (ano das megaviolações) e 2014 (com a descoberta de grandes vulnerabilidades como o Heartbleed e Shellshock). Além disso, haverá também o aumento do uso da Internet das Coisas e do papel do Big Data, em conjunto com a necessidade de defesas móveis e atenção à privacidade.

Por isso, nesse ano veremos que alguns usuários de dispositivos móveis continuarão a trocar sua privacidade por aplicativos móveis, cedendo informações como localização, fotos e contatos. Outro ponto será o comportamento do usuário, que deve adotar medidas de segurança mais consistentes conforme novas soluções de autenticação como verificação de íris e de impressão digital sejam utilizadas.

Assim, gostaria de dar algumas dicas para melhorar o comportamento dos usuários online.

1. Sempre proteja os seus equipamentos com senhas fortes (números e símbolos) e tenha o hábito de trocá-las periodicamente 2. Ao inserir informações pessoais ou financeiras, assegure-se de que o site possui o ícone de cadeado ou “HTTPS” na barra de endereços.

3. Nunca clique em links suspeitos que chegam por e-mail, redes sociais e SMS 4. Use um software amplo de segurança, como o Norton Security, para se proteger contra cibercriminosos”

Nelson Barbosa, especialista de segurança digital da Symantec.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *