Variedades & Tecnologia

Confira algumas dicas para alugar carro nas férias

Uma pesquisa do Skyscanner realizada no painel on-line Conectaí revela que 34% dos entrevistados já alugaram carros durante as férias.  O estudo foi divulgado juntamente com o novo aplicativo da empresa no ramo de locação de carros . O estudo mostrou ainda 87% dos entrevistados já alugaram um carro em território brasileiro e 44% tiveram essa experiência no exterior.

Os números expressivos não surpreendem já que alugar um carro é umas das alternativas com maior custo-benefício, se comparado ao valor de compra de um carro. Mas, ao mesmo tempo em que pode ser um ótimo quebra-galho, também pode ser uma tremenda dor de cabeça. Por isso, confira alguns cuidados essenciais na hora de alugar um carro, seja no Brasil ou no exterior.

Documentação – Princípio básico: certifique-se que toda a documentação do veículo está em dia. Apesar de estar retirando o carro de uma locadora, lembre-se da responsabilidade de dirigir um veículo que não é seu.

Aluguel de carro 1

Todo cuidado é pouco – Nem sempre a tarifa básica oferece a melhor opção de seguro. É recomendando optar pelo seguro total, que cobre colisão, roubo, furto e também danos a terceiros.  Lembrando que o seguro do cartão de crédito geralmente não cobre danos contra terceiros ou acidentes com vítimas.

Mínimos detalhes – Antes de retirar o carro da locadora, o funcionário irá fazer uma inspeção no veículo acompanhada pelo motorista. Fique atento a qualquer dano na parte interna e externa do automóvel e exija um recibo assinado com as possíveis observações do estado inicial do carro.

Aluguel de carro 2

Dirigindo fora do país – Caso for viajar para o exterior, vale a pena pagar pela reserva ainda no Brasil. Dessa forma, você evita o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) e uma possível taxa de câmbio. Estando no destino, verifique as regras de trânsito locais.

Planeje seu roteiro – Locadoras costumam cobrar o que é chamado de taxa de retorno, ou seja, você paga a mais se quiser retirar o carro em um local e devolver em outro. Se for dentro da mesma cidade, o valor não sobe tanto. Caso seja em outro estado ou país, com certeza a taxa será altíssima.

Aluguel de carro 3

Tanque cheio – Cada estabelecimento adota um tipo de política de combustível. O mais comum é que a economia está em encher o tanque antes de devolver o veículo.

É mesmo necessário? – Depois destas dicas é provável que você sinta-se mais seguro ao alugar um carro, mas antes de tomar qualquer decisão pesquise bem sobre as condições do destino. Será que vale mesmo a pena alugar um carro ou a cidade oferece transporte público ou táxis a preços acessíveis – como é o caso de Londres, NY e outros centros urbanos.

Se alugar um carro for mesmo a melhor opção, a última dica é a boa e velha de sempre: pesquise preços e compare todas as condições antes de fechar negócio. Boa viagem!

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *