Variedades & Tecnologia

Rock in Rio 2015 confirma banda A-Ha como atração

Quem passou pela década de 80, certamente não esquece de alguns hits da época, como “Take on me” ou “Hunting high and low”, da banda norueguesa A-Ha. O grupo, que tocou na segunda edição do Rock in Rio, em 1991, realizada no Maracanã, voltará ao festival no ano em que o evento e a banda completam 30 anos. O anúncio foi feito nesta quinta-feira, dia 4, pela organização do Rock in Rio, ao lado de Morten Harket, Magne Furuholmen e Pal Waaktaar, os três integrantes do grupo, no estádio em que o festival foi realizado naquele ano. O A-Ha tocará no Palco Mundo, na Cidade do Rock, na mesma noite que Katy Perry.

Uma das bandas mais famosas da década de 80 e início dos anos 90, o trio do A-Ha bateu recorde de público na segunda edição do festival, ao tocar para 198 mil pessoas. O álbum de estreia da banda, lançado em 1985, Hunting High and Low, entrou na lista de discos mais vendidos da Billboard 200 em diversos países, como Noruega, Reino Unido e Estados Unidos. O A-Ha recebeu ainda indicação ao Grammy Award e venceu oito prêmios da MTV norte-americana. Depois de 1994, após o lançamento do disco Memorial Beach, a banda ficou quatro anos parada, retornando aos palcos em 1998. Além de shows previstos, em 2015, o grupo lança novo disco.

Ao longo da carreira, o A-Ha já lançou nove álbuns de estúdio e 40 singles, com mais de 60 milhões de cópias vendidas em todo o mundo.

Trio norueguês se apresenta pela segunda vez no festival

Trio norueguês se apresenta pela segunda vez no festival

A segunda edição do Rock in Rio ocorreu durante nove noites, em janeiro de 1991, no Maracanã. Os artistas principais do Rock in Rio II representavam alguns dos nomes mais importantes da música do início dos anos 1990: Guns N’ Roses, INXS, Prince, George Michael e New Kids on the Block. O maior público para aquela edição, no entanto, foi para o dia em que o A-Ha se apresentou como atração principal de uma das noites.

Segundo o vocalista Morten Harket, em 1991, “a banda passava por um momento delicado na Europa e na América do Norte. Lá, o impacto inicial da banda estava se dissipando”. Conforme o pop da MTV, de meados dos anos 80, dava lugar ao som mais pesado do Guns N’ Roses e à revolução do acid house, o A-ha foi uma das muitas bandas que tentavam se reinventar no início da nova década. O show do Rock in Rio foi a primeira apresentação do trio para divulgar seu quarto álbum, East of the Sun, West of the Moon – o primeiro gravado sem o produtor Alan Tarney.

Morten lembra claramente da sensação de estar no palco do Rock in Rio, em 1991. “Foi uma visão inspiradora. Era uma noite quente e úmida no Rio, eu estava no palco observando aquela plateia linda e apaixonante de quase 200 mil pessoas. Tudo que eu sabia sobre o Brasil e a América do Sul foi resumido naquele estádio: um senso de igualdade e união que nunca esqueci. Foi uma experiência de muita humildade”, lembra.

No meio da apresentação, a banda começou a tocar um dos hits da época, Hunting High and Low. “Quando comecei a cantar, minha voz foi abafada pelo som da multidão. Lá estavam eles, em perfeito uníssono, entoando cada palavra na letra da canção. Eu parei de cantar e comecei a conduzi-los com o meu microfone, tentando absorver o momento. Eu assisti e ouvi aquela multidão maravilhosa, como eles se comportavam como um só e comemoravam o fato de nos ter no palco. Fiquei profundamente comovido”, diz o vocalista.

Considerando os altos e baixos da carreira da banda, o Rock in Rio de 1991, foi o ponto mais alto. O show de 2015 será, sem dúvida, outro destaque para o grupo.

Sobre o Rock in Rio
Com 29 anos de história, o Rock in Rio é o maior evento de música e entretenimento do mundo por uma série de razões. Das quatorze edições anteriores, cinco ocorreram no Brasil (1985, 1991, 2001, 2011 e 2013), seis em Portugal (2004, 2006, 2008, 2010, 2012 e 2014) e três na Espanha (2008, 2010 e 2012). Em 2015, o festival estará comemorando o seu 30º aniversário e, em maio, o Rock in Rio acontecerá em Las Vegas, EUA, pela primeira vez. Em setembro, a sexta edição no Brasil acontecerá na Cidade do Rock.

Combinando todas as edições já realizadas, mais de 7,5 milhões de pessoas já participaram do evento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *