Variedades & Tecnologia

Personalidade França-Brasil premia "embaixadores" da alta gastronomia

A Câmara de Comércio França-Brasil (CCFB-RJ) promoveu, no último dia 2 de dezembro, a 14ª edição do Prêmio Personalidade França-Brasil. Neste ano, o Prêmio foi dedicado a três ilustres “Embaixadores” da mais alta gastronomia francesa e brasileira: Claude Troisgros, Laurent Suaudeau e Roland Villard. A edição 2014 do Prêmio Personalidade aconteceu no Hotel Sofitel, em Copacabana.

“Na reunião do Conselho da CCFB para a escolha da Personalidade a ser premiada, surgiu entre diversas proposições, o nome de nossos chefs. Eles são nossos Embaixadores, que encarnam a presença francesa no Brasil. A parada foi imediatamente decidida. Eles estão na essência do conceito deste Prêmio”, explica Claudine Bichara, presidente da CCFB.

Os chefs Roland Villard, Claude Troisgros e Laurent Suaudeau. Foto: Marco Teixeira

Os chefs Roland Villard, Claude Troisgros e Laurent Suaudeau.

Durante o evento foi oferecido um jantar de gala conduzido por oito chefs, entre novos talentos e nomes já renomados da culinária. Inspirados pelos veteranos, eles ilustraram, com suas criações exclusivas para o dia, a conexão franco-brasileira representada pelos premiados – Ana Ribeiro e Frédéric Monnier foram responsáveis pela entrada: Folha de beiju, camarão e nozes brasileiras. Já Isaias Neries e Damien Montecer cozinharam o 1º prato: Caldeirada “provençale” de cherne, flocos de tapioca, mousseline e açafrão, além do Sorbet de Tucupi com Tuile de Jambu. O prato principal ficou por conta de Ricardo Lapeyre e Willians Halles, que fizeram o público saborear uma costela de boi confitada, marmelada de banana da terra e molho de jabuticaba. A sobremesa foi preparada por Dominique Guerin e Philippe Brye, que prepararam uma Torta Boa Sentença aromatizada com frutas do sul do Brasil servido com sorvete de baunilha – chocolate 68% de Cacau Exclusivo para Embaixadores da Callebaut no Rio de Janeiro.

Prêmio Personalidade França-Brasil. Foto: Marco Teixeira

Prêmio Personalidade França-Brasil. Foto: Marco Teixeira

Nesta edição especial, os mestres de cerimônia não poderiam ter sido melhor representados: José Hugo Celidônio e Flávia Quaresma, ícones da gastronomia brasileira, comandaram a noite de premiação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *