Variedades & Tecnologia

Vila do Chaves será aberta ao público em São Paulo

Será aberta uma exposição, em homenagem ao comediante Roberto Bolaños (1928-2014), criador do “Chaves” e do “Chapolin”, no Memorial da América Latina, no pavilhão México, com o set da Vila do Chaves.

A partir de domingo, dia 30 de dezembro, às 11 horas, o público poderá relembrar os melhores momentos do seriado, que serão exibidos em um painel, além da possibilidade de deixar uma mensagem de carinho ao personagem e a Bolaños. A entrada é gratuita.

O Pavilhão México do Memorial da América Latina, está na avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664, na Barra Funda, em São Paulo.

“El Chavo del Ocho”, nome original da série “Chaves”, foi exibida pela primeira vez em 20 de junho de 1971 no México. No Brasil, “Chaves” é o seriado infantil de maior longevidade da TV. No ar no SBT desde 1984, o programa conta a história de um menino órfão que vive dentro de um barril, em um cortiço.

O personagem e seus amigos Quico, Chiquinha, Nhonho, seu Barriga, seu Madruga, dona Florinda, professor Girafales e dona Clotilde, conhecida como “a bruxa do 71”, conquistaram crianças e adultos de todas as gerações no país com seu humor ingênuo, cheio de bordões e sem qualquer palavrão. As histórias de Chaves e sua turma ganharam adaptações em desenho animado, videogames e peças de teatro.

Chaves

Roberto Gómez Bolaños nasceu na Cidade do México em 21 de fevereiro de 1929. Aos 40 anos, Bolaños estreou na televisão mexicana com o programa “Chespirito” que, com interpretações diversas, ficou no ar por 25 anos ininterruptos em horário nobre. Após alcançar níveis inéditos de audiência, foi exportado para o restante da América Latina e para a Espanha.

Bolaños começou sua carreira como roteirista de programas de comédia e de obras do seu xará de codinome, o britânico William Shakespeare, cujo apelido no diminutivo, pronunciado à espanhola, se leria “Chespirito”.

Em 1968, começaram as transmissões Independentes de Televisão no México e Chespirito foi chamado como escritor para a realização de um programa com duração de meia hora. E assim, nasceu “Los Supergenios de la Mesa Cuadrada”. Ao lado de Chespirito, contracenavam Ramón Valdés, Rubén Aguirre e María Antonieta de las Nieves.

Em 1970, o programa teve sua duração aumentada. Nessa época, surge o Chapolin Colorado, um herói atrapalhado. Um ano depois, foi criado o personagem que se tornaria o maior sucesso de Bolaños, Chaves. Ambos os personagens funcionaram tão bem que as sketches se tornaram séries independentes de 30 minutos de duração em 1973, após o fim do “Programa Chespirito”.

Com informações do SBT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *