Viagem e gastronomia – uma incrível combinação

Por Naira Amorelli

A cada viagem que faço, costumo mergulhar na culinária local com total dedicação. Pelo sabor dos alimentos, reconhecemos a cultura de um povo e isso nos une cada vez mais àquele lugar. Viajar tem que ir além de conhecer pontos turísticos famosos, temos que treinar mais o olhar sobre as pessoas, a forma como vivem, seus hábitos, sua cultura e claro, sua culinária.

culinária

A questão é que as vezes vamos visitar uma cidade com a ideia fixa de ali comer o melhor prato típico da região e isso nem sempre acontece. Quer um bom exemplo disso? Em Barcelona, onde logo pensamos em encontrar belos bares de Tapas na Ramblas não é difícil constatar que os bares dali servem uma comida horrorosa, ou quando vamos para uma região badalada como a Champs- Élysées acreditando que iremos encontrar as melhores brasseries e acabamos nos deparando com lugares super lotados, entupidos de turistas e com um serviço péssimo. O que acontece neste caso é que os garçons vão ficando embrutecidos e ainda mais mal humorados, daí… reclamação. E convenhamos, a comida já deixou de ser saborosa faz tempo em lugares assim. Você vai pagar caro, ter um serviço ruim e ainda comer mal. Isso é terrível!

Vou citar um bom exemplo de mico de viagem: Se prender somente a restaurantes badalados. Já faz tempo que estou na vibe do “comer bem é essencial” não é uma estrela que vai confirmar isso ao meu paladar, a coisa vai muito além. Existem restaurantes espalhados pelo mundo que tem tantas extravagâncias e bizarrices, como comer com talheres de ouro e limpar a boca em guardanapos bordados a mão com fios do precioso metal e a comida mesmo não tem nada de fenomenal. Prenda-se a fama da comida, ao que as pessoas do local falam sobre ela, onde encontramos pessoas se deliciando e rindo geralmente é ali que está a boa comida.

 culinária local

Outra coisa importante é se dedicar a culinária local sempre que possível, sem traumas. Tudo bem se rolar vontade de comer um simples bife com batatas fritas no meio da viagem ao paraíso dos peixes frescos e saborosos como o Chile, para isso, recorra a um bom restaurante onde saiba que o prato é servido sem invencionices, afinal, não há coisa mais sem graça que entrar naquelas redes internacionais de restaurantes que servem pratos de um país com ingredientes de outro, como por exemplo sushis com carnes, pimentas e maionese, isso sim é um mico do mal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *