Variedades & Tecnologia

Com o Brasil na raiz e o mundo na cabeça Chef Guga Rocha faz palestra na Abav Expo

Viajante obstinado e estudioso das raízes culturais e da diversidade gastronômica do país, Guga Rocha levará suas experiências para a Vila do Saber da 42ª Abav – Expo, que acontece de 24 a 28 de setembro, em São Paulo.

A gastronomia é muito importante e relevante para o turismo e possibilita inúmeras oportunidades para aumentar o apelo turístico de algumas regiões, e a vocação gastronômica de boa parte dos destinos agora começa a ser incorporada ao nicho de viagens. Ainda há muito a se conhecer, principalmente no Brasil. Por isso, o chef abordará a estreita ligação entre turismo e gastronomia – e como a culinária pode ser um diferencial para os destinos. Suas viagens de estudo por mais de 20 países de vários continentes reforçaram a convicção de que o Brasil deve investir neste nicho, com qualificação profissional e melhoria dos produtos e serviços.

“Tenho como objetivo a celebração da cultura brasileira em sua plenitude. Vejo a cozinha nacional como uma ferramenta importante para o crescimento humano e o fomento de renda através do uso do autoconhecimento histórico e cultural. A maior ferramenta de mudança e evolução de um povo é degustar o seu passado”, afirma Gustavo Rocha, para quem o turismo é o caminho para incluir a gastronomia brasileira nos planos dos viajantes.

Guga Rocha personifica muito bem o profissional do novo milênio: criativo, bem humorado, inquieto e conectado às mídias sociais. Com experiências em mais de vinte países como Itália, Portugal, Espanha, Tailândia, Indonésia, Grécia, Canadá e França, Guga faz uma cozinha criativa, imprevisível, leve e rica em sabores. Fruto de sua contínua pesquisa da cultura nacional aliada a uma curiosidade pela diversidade e exotismo da gastronomia mundial.

Também pesquisou pelos recantos distantes do Brasil as origens da nossa história gastronômica.  Lidera hoje a mais completa pesquisa sobre a culinária quilombola, resgatando e salvaguardando as raízes da nossa cultura. Na panela desse artista da cozinha moderna brasileira o saber e o sabor andam de mãos dadas sempre.

Com essas fontes de inspiração, ele criou o que chama de Cozinha Tropicalista, estilo culinário inspirado na ideia do movimento tropicalista de utilizar influências das correntes mundiais; sob uma ótica das tradições, da cultura e do folclore brasileiro.

Guga Rocha

Busca a união do clássico e do contemporâneo de forma harmoniosa e tem como lema: cor, sabor, perfume, textura e surpresa.

Palestra:
A diversidade da cozinha como cartão de visita
Data: 24/09
Hora: 15h
Local: sala 5 – Vila do Saber

ABAV Expo – Pavilhão Exposições do Anhembi

ABAV Expo 2014 – www.abavexpo.com.br
Expo Internacional de Turismo. De 24 a 28 de Setembro de 2014
Anhembi – Avenida Olavo Fontoura, 1209 – Santana, São Paulo – SP
Realização: Portal de Turismo Embarque na Viagem
Organização: Promo Inteligência Turística
Siga o twitter @ABAVExpo | @embarque e acompanhe a hastag #ABAVExpo2014

banner 2014

Blue Tree Towers Anália Franco, cia aérea AeroMexico, GlobalTravel Card da American Express e Pipa Beleza Spa Resort são patrocinadores do Portal Embarque na Viagem na cobertura da feira de turismo ABAV Expo 2014.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *