Variedades & Tecnologia

Vamos praticar a solidariedade real?

A solidariedade real é aquela que está ao nosso alcance. Doar Sangue, Medula Óssea, ser voluntário para ações sociais, fazer parte do Cadastro Nacional de Doadores de Órgãos, praticar o bem espontaneamente.

Bons exemplos de solidariedade real:

Ação “Leve um Sorriso”. Um grupo de amigos realizou uma campanha no Natal de 2013 que teve como objetivo arrecadar brinquedos para crianças em tratamento contra o câncer. Foi lançado um desafio de alcançar 1500 brinquedos. Caso conseguissem, eles raspariam as cabeças em apoio às crianças. Não só alcançaram a meta como conseguiram mais de 7000 brinquedos. Brinquedos que foram distribuídos também para crianças carentes. Mas eles não ficaram satisfeitos e criaram campanhas ao longo de 2014, sempre ajudando quem precisa de uma forcinha para sorrir mais. Confira em “Leve você também um sorriso para alguém!”

Léo, Suzana, Flávia, Philippe e Tarcyo. Eles fazem parte do Leve um Sorriso. E você também pode fazer parte desse grupo.

Léo, Suzana, Flávia, Philippe e Tarcyo. Eles fazem parte do Leve um Sorriso.

Trote solidário: O tradicional trote com corte de cabelo e brincadeiras possivelmente perigosas pode ser substituído por atividades solidárias como doação de sangue ou arrecadação de alimentos, brinquedos, roupas para instituições carentes.

Doação de cabelos para o Hospital do Câncer: Doar seu cabelo para uma causa nobre. Em um ano ou dois seu cabelo vai voltar aos seu antigo comprimento e enquanto isso, você terá dado um presente para toda uma vida. Se você ainda está em dúvida sobre doar ou não, leia a matéria “Solidariedade Capilarizada“.

Alice Sanches, de apenas 6 anos, já pratica atitudes de solidariedade, como a doação de seu longo cabelo para a confecção de perucas. Foto: Hospital do Câncer

Alice Sanches, de apenas 6 anos, já pratica atitudes de solidariedade, como a doação de seu longo cabelo para a confecção de perucas. Foto: Hospital do Câncer

Carona Solidária: Faça um cadastro de interessados em fornecer carona a alunos que moram na mesma região que a sua e estudam no mesmo local.

campanhadoarsangueViajante Sangue Bom: A mobilização #ViajanteSangueBom é direcionada aos viajantes brasileiros, é uma campanha que visa estimular a doação de sangue sempre no retorno de suas viagens. Além de reservar o hotel e programar os passeios, acrescente a doação de sangue no seu check-list, “o que fazer”, “o que levar”, “quais passeios” e “doação de sangue”. A campanha visa aumentar os estoques de sangue em hemocentros, antecipando a possibilidade de baixa de doações no período em que a demanda por transfusão aumenta, as férias.

Somos capazes de fazer mais do que fazemos, pois ser solidário não é dar o que nos sobra, e sim o que falta ao próximo. Some-se a este conceito e juntos podemos praticar a solidariedade real.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *