Variedades & Tecnologia

Noite de autógrafo com projeção de imagens de viagem acontece em São Paulo

Em 2010, o fotógrafo e jornalista Haroldo Castro percorreu em uma Land Rover 40 mil km por 18 países africanos ao lado do filho Mikael. Em nove meses de estrada, vivenciaram juntos rituais sufis no Sudão, testemunharem leoas esquartejando a presa na Tanzânia, degustaram cogumelos selvagens em Angola e participaram de cerimônias tradicionais de tribos nativas da Etiópia.

Fugindo de clichês, os viajantes buscaram descobrir a riqueza cultural e o lado positivo do continente. A aventura resultou no livro Luzes da África (2012, Ed. Civilização Brasileira), que reúne 574 páginas de texto e 130 imagens, indicado ao Prêmio Jabuti 2013 na categoria Reportagem.

Viajar sempre foi sua paixão de Haroldo. Ele conhece 165 países e já esteve nos lugares mais insólitos do planeta: montanhas de Papua-Nova Guiné, estepes do Afeganistão, templos de Mianmar ou florestas de Madagascar. Hoje, além de escrever crônicas de viagens para seu blog Viajologia, o fotógrafo criou a Viajologia Expedições (www.viajologia.com.br), com a proposta de levar grupos a destinos exóticos que ele conhece bem.

Na terça 19 de agosto, Haroldo participará de uma noite de bate-papo e fará uma projeção de suas mais recentes imagens fotográficas. O evento acontecerá no auditório da Livraria da Vila nos Jardins.

“Gosto de compartilhar minha experiência com outros viajantes. Estive em lugares tão fantásticos que não posso guardar essas experiências só para mim. Outras pessoas também precisam saber que essas maravilhas existem”, diz Haroldo.

Em novembro de 2013, Haroldo levou viajantes a um Safári Fotográfico na Namíbia. Encontrar mamíferos de grande porte como rinocerontes, leões e elefantes nas reservas de Damaraland e Ongava e no Parque Nacional Etosha é uma experiência inesquecível.

A jornada africana passou também pelas dunas de Deadvlei, consideradas das mais antigas do planeta. “As árvores retorcidas de Deadvlei, sem vida há seis séculos, criam um cenário singular, diferente de tudo que se conhece”, afirma Haroldo. Em novembro próximo, Haroldo planeja um novo safári fotográfico na Namíbia.

Em abril passado, o fotógrafo levou um grupo para assistir as celebrações religiosas ortodoxas na Etiópia. Apesar de pouco explorado por brasileiros, o país possui uma cultura riquíssima e paisagens excepcionais. O ponto alto da viagem foi passar a Páscoa em Lalibela, onde celebrações são realizadas em igrejas esculpidas na rocha há oito séculos, em rituais inusitados.
Momentos como estes foram registrados por Haroldo Castro e dezenas de imagens serão mostradas durante o bate-papo na Livraria da Vila da Alameda Lorena.

Haroldo Castro fotografando no cânion do rio Sesriem, na Namíbia. © Giselle Paulino/Viajologia

Haroldo Castro fotografando no cânion do rio Sesriem, na Namíbia. © Giselle Paulino/Viajologia

Projeção de fotos da Etiópia e da Namíbia e noite de autógrafos de “Luzes da África”.
Quando: terça-feira, 19 de agosto, às 19h30.
Onde: Auditório da Livraria da Vila dos Jardins.
Endereço: Alameda Lorena, 1731, Jardim Paulista, São Paulo.
Mais informações: www.viajologia.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *