Variedades & Tecnologia

CCBB traz ao Rio de Janeiro uma retrospectiva da obra de Fritz Lang?

Com uma vasta filmografia que contempla diversos gêneros cinematográficos, o cineasta Fritz Lang terá sua obra revisitada em uma mostra especial no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro em agosto e setembro. Ao todo, serão exibidos 41 filmes em película do diretor austríaco produzidos entre 1919 e 1960. A “Retrospectiva Fritz Lang – O Horror está no horizonte” irá abordar as diferentes fases do autor, suas obras mais conhecidas Metrópolis, M – O Vampiro de Düsseldorf, O Testamento do Dr. Mabuse, além de filmes mais raros, como House by the River (1950), A Gardênia Azul (1953) e O Tesouro do Barba Ruiva (1956).

Fritz Lang - O horror está no horizonteFritz Lang foi um dos maiores nomes do expressionismo alemão, movimento nascido após o término da Primeira Guerra Mundial e que tinha como temáticas principais a busca pela representação do interior humano, suas angústias, sonhos e fantasias. Cenários e personagens eram distorcidos na telona, por meio de maquiagem e recursos de fotografia, por exemplo. Lang se destacou por seus filmes de forte conotação psicológica, que tratavam de hipnotismo, fantasmagoria, telepatia e crime. Um dos personagens mais famosos concebidos por Lang ainda nos anos 20, o Dr. Mabuse, manipulava suas vítimas através de seus poderes hipnóticos e telepáticos.

A atualidade do trabalho feito por Lang é inegável.  A “Retrospectiva Fritz Lang – O Horror está no horizonte” será uma oportunidade para os cinéfilos de ter a percepção sobre a carreira do cineasta como um todo, acompanhar as mudanças pelas quais Lang passou em diferentes épocas e países. Já na década de 20 Lang tornou-se conhecido na Alemanha com os filmes silenciosos A Morte Cansada (1921), Os Nibelungos (1924) e, principalmente, Metrópolis (1927). Entretanto, nos anos 30, com a ascensão do nazismo, O Testamento de Dr. Mabuse é censurado e Lang se exila na França, onde realiza Coração Vadio (1934), que possui traços do “realismo poético francês”. Mais tarde, Fritz Lang chegou à Hollywood, onde permaneceu por 20 anos e produziu filmes de diferentes gêneros, como o noir, faroeste, romance, drama. Lang muitas vezes chegou a ser comparado com Alfred Hitchcock. Mas foi na Alemanha que o diretor filmou seu último filme e voltou às origens com Os Mil Olhos de Dr. Mabuse (1960), retornando com seu famoso vilão.

Somente um filme da retrospectiva não é dirigido por Fritz Lang: O Desprezo (1963). Este filme da década de 60 tem a direção de Jean-Luc Godard, um dos principais nomes da Nouvelle vague francesa, e Lang faz parte do elenco.

A “Retrospectiva Fritz Lang – O Horror está no horizonte” completa do cineasta austríaco acontecerá entre os dias 13 de agosto a 22 de setembro de 2014 no CCBB Rio de Janeiro.

Fritz Lang - Mostra CCBB

Retrospectiva Fritz Lang – O Horror está no horizonte

Serviço: Mostra “Retrospectiva Fritz Lang – O Horror está no horizonte”
Data: de 13 de agosto a 22 de setembro de 2014 (de quarta a segunda-feira)
Horários: Confira a programação
Local: Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB-Rio)
Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 – Centro
Telefone: (21) 3808-2020
Ingresso: R$ 4,00 (inteira)
Bilheteria: Quarta a segunda-feira, de 9h as 21h
Classificação: Consultar programação
Acesso para pessoas com deficiência
www.twitter.com/ccbb_rj
www.facebook.com.br/ccbb.rj
Facebook: Fritz Lang – O Horror está no Horizonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *